Introdução: A prevenção e controle de infecções no ambiente domiciliar levam a inúmeras investigações que são levantadas pelos pesquisadores. A formação em enfermagem deve contemplar a ampliação das competências, em especial dos enfermeiros, pois perfaz o cuidado contínuo e de qualidade aos pacientes. Objetivo: Validar um instrumento sobre as competências de enfermeiros para prevenção e controle de infecções na atenção domiciliar. Método: Trata-se de um estudo metodológico a luz da teoria psicométrica proposta por Pasquali, que percorreu três polos distintos; teórico, empírico e analítico. O instrumento foi avaliado quantitativamente por dois grupos de especialistas em duas etapas (rodadas) por meio da técnica Delphi e, qualitativamente, por meio da técnica brainstorming. Para cumprir o polo teórico, foram realizadas revisões da literatura. Para o polo empírico foi realizada a seleção dos dois primeiros juízes e na sequência, por meio da técnica snowboll (bola de neve), selecionou-se 15 juízes para participarem das análises quantitativa e qualitativa dos dados. Para a análise quantitativa dos dados utilizou-se os testes estatísticos Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e Coeficiente Kappa (K) processados pelo software Statistical Package for the Social Science (SPSS) versão 22.0. Resultados: evidenciou-se 13 estudos na etapa de revisão da literatura para atualização do instrumento. Na primeira rodada de avaliações entre os juízes houve concordância no que tange a validade de conteúdo e aparência, porém o IVC indicou a necessidade de qualificação do construto, assim, reestruturou-se o instrumento com base na avaliação dos peritos. Na segunda rodada de avaliação de juízes o conteúdo e aparência do instrumento atingiu os scores desejados de IVC maior ou igual a 0,80 e K, maior ou superior a 0,60. Conclusão: o construto foi validado em território nacional (Brasil) sob opiniões de experts para ser utilizado na atenção domiciliar e avaliação de conhecimentos e práticas na enfermagem, atingindo os scores necessários para a avaliação de competências.