Introdução: O diabetes mellitus é uma disfunção metabólica crônica de origem múltipla, que acarreta diversas alterações no metabolismo da glicose. Devido sua cronicidade, o descontrole do perfil glicêmico torna suscetível ao aparecimento de diversas complicações, como o desenvolvimento do pé diabético. Diante de inconsistências na educação continuada, faz-se necessário a intervenção educativa para a capacitação adequada dos enfermeiros, visto que o conhecimento insuficiente desses profissionais pode afetar a qualidade da assistência e ocasionar lacunas na prestação dos cuidados. Objetivo: Avaliar o efeito de intervenção educativa em Ambiente Virtual de Aprendizagem sobre pé diabético no conhecimento de enfermeiros da Atenção Primária à Saúde. Método: Trata-se de um estudo quase-experimental, de grupo único, do tipo antes e depois, realizado com 114 enfermeiros da Atenção Primária à Saúde de Teresina, Piauí entre agosto a dezembro de 2023. A amostra foi não probabilística por cotas. Os dados foram coletados a partir do questionário sociodemográfico e profissional e Questionário de Investigação do Conhecimento de Enfermeiros sobre Pé Diabético (QICEPeD). A intervenção educativa foi realizada a partir do Ambiente Virtual de Aprendizagem pe.diabetico.net, o qual foi estruturado em aulas teóricas e práticas e abordou a prevenção e o tratamento do pé diabético. Os dados coletados foram tabulados no Microsoft Excel 2016 e analisados no Statistical Package for Social Science (SPSS) versão 22. Foi aplicada estatística descritiva, medida de posição média, frequência absoluta e percentual. Para análise inferencial foi aplicado o teste de McNemar e o tamanho do efeito calculado pela estimativa d de Cohen. O nível de significância adotado foi de 5%, com intervalos de confiança de 95%. A pesquisa recebeu aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí sob parecer de número 5.179.989. Resultados: Houve um aumento de 31,9% no conhecimento depois da intervenção educativa, média geral de acertos depois da intervenção foi de 98,8 (87,2%), com efeito grande (d = 1.820) para intervenção educativa. Depois da intervenção o número de acertos aumentou em todas as questões do QICEPeD, com acréscimo significativo de 29,8% para aos sinais de sintomas da neuropatia anatômica; 17,1% para neuropatia motora; locais de aplicação do teste com monofilamento 10 g para 39,3% (Hálux); 43,9% (primeiro metatarso); 43,8% (terceiro metatarso) e 48,6 (quinto metatarso), 67,4% do número recomendado de aplicações dos testes, 40,4% para periodicidade de avaliação dos pés de acordo com a classificação de risco, 21,9% para diminuição da sensibilidade nos pés, 11,4% em relação a ulcera nos pés; 12,2% para amputação; 8,7% para desconhecimento sobre medidas de autocuidado aumentou, 9,7% para uso de calçados inadequados; 19,3% para falta de capacitação/treinamento e 24,6% para falta de instrumentos em relação ao pré-teste. Conclusão: A intervenção educativa em Ambiente Virtual de Aprendizagem, antes e depois, aumentou o conhecimento teórico-prático dos enfermeiros da Atenção Primária à Saúde acerca da assistência às pessoas com diabetes mellitus, evidenciada pelo aumento significativo da média de acertos, especialmente nas questões relacionadas à avaliação clínica do pé em risco.