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Banca de DEFESA: ANTONIA MAURYANE LOPES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIA MAURYANE LOPES
DATA: 03/04/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório PPGEnf
TÍTULO: GERENCIAQUALICROHN: elaboração e validação de instrumento de Enfermagem para Assistência a pacientes com Crohn
PALAVRAS-CHAVES: Gerenciamento de Caso; Satisfação do Paciente; Qualidade de vida; Doença de Crohn.
PÁGINAS: 152
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

Objetivos: elaborar e validar um instrumento centrado no Gerenciamento de Caso de Enfermagem com foco na qualidade de vida para assistência ao paciente com Doença de Crohn, assim como medir a satisfação desses antes e após da aplicação do instrumento proposto. Métodos: estudo misto desenvolvido em dois momentos. O primeiro, caracterizou-se como metodológico, compreendido em etapas: 1- diagnóstico situacional da assistência a paciente com Doença de Crohn (estudo qualitativo); 2- revisão sistemática descritiva (Prisma statement) nas bases de dados: MEDLINE, LILACS IBECS, CINAHL, Web of Science; 3- elaboração dos itens: criação da miniteoria, formulação e validação clínica dos diagnósticos e atividades de Enfermagem. As 4ª e 5ª etapas foram respectivamente, validação de conteúdo com comitê de dozes juízes-especialistas, e de aparência, com cinco enfermeiros e 6- testabilidade do GerenciaQualiCrohn. Para estas etapas utilizou-se formulários com perguntas abertas; formação acadêmicas dos juízes, instrumentos avaliativos do GerenciaQualiCrohn e próprio. O segundo momento foi exploratório descritivo de natureza longitudinal com delineamento quase-experimental, com grupo único de 36 pacientes com Crohn. A coleta ocorreu de Maio de 2017 a Janeiro de 2018 com aplicação da SERVQUAL adaptada antes e após a intervenção (GerenciaQualiCrohn); formulário de caracterização sociodemográficas e GerenciaQualiCrohn e Inflamatomatory Bowel Disease Questionaire.Utilizou-se o software StatisticalPackage for the Social Science, versão 20.0. Utilizou-se estatísticas descritivas (medidas de tendência central) e inferenciais (teste de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis). Aprovado pelo Comitê de Ética do Hospital Universitário do Piauí (1.847.126)Resultados: na avaliação acerca da assistência de enfermagem, até o momento,não há uma consulta de enfermagem específica para essa clientela. Os participantes reconhecem que há piora da qualidade de vida com os períodos de crise da doença.Tanto os enfermeiros quanto os pacientes sugerem consulta de enfermagem, acompanhamento e monitoramento por contato telefônico, ao passo que os enfermeiros mostram o desejo de implementação de um modelo assistencial, com instrumento em forma de fluxograma para consulta de enfermagem. Na etapa 2 os três artigos elegíveis tiveram nível de evidência de moderado a alto, são estudos de coorte em idioma inglês e espanhol realizados na Espanha, Dinamarca e Canadá. Evidenciaram o monitoramento por contato telefone como medida confiável, útil e positiva para assistência a paciente com Doença Inflamatória Intestinal. Na etapa 3 a dimensionalidade usada na miniteoria foi gerenciamento de caso como processo de colaboração, avaliar, planejar, facilitar os cuidados baseados nas necessidades de saúde da família e paciente. Na 4ª etapa foram formulados 22 diagnósticos de enfermagem e 62 atividades de enfermagem, em que foram validados clinicamente pelos enfermeiros assistenciais. Na 5ª etapa o índice de validade de conteúdo final do GerenciaQualiCrohn atingiu valores de 0,83 e alfa de cronbach >0,70, apresentando confiabilidade alta (α = 0,90). O coeficiente de validade de conteúdo total atingiu bons índices (CVCt>0,8) na validação de aparência. Na 6ª etapa, aplicação do GerenciaQualiCrohn teve em média 27,6±8,0/min e 47,2% obtive qualidade de vida regular na primeira aplicação do IBDQ com maior média nos sintomas intestinais e menor nos aspectos emocionais, encontrava-se ansiosos, com dor leve a moderada e com as necessidades humanas básicas psicossociais afetadas.Foram realizadas pelos duas consultas de enfermagem durante o seguimento para cada paciente intercaladas por contato telefônico.Houve diferença estatística nos valores da qualidade de vida quanto ao sexo (p <0.001). Não foram encontradas diferenças significativas nos valores médios de QV total entre idade, estado civil, anos de estudos, cor de pele, renda individual, aposentado ou não pela doença e tempo de tratamento. No grupo único com amostra (n=36), 58,3%são do sexo masculino e cor parda, idade média de 36 anos,52,8%, casados, 55,6 % são católicos, 61,1% residem na capital e 69,4% possui mais de 9 anos de estudos e convivem com um salário mínimo, 89% não são aposentado pela doença. A SERVQUAL utilizada nesta pesquisa atingiua=0,96. Nas subescalas expectativa antes da intervenção o domínio segurança apresentou a maior média 6,4±0,6, fato observado, na percepção, após aplicação do GerenciaQualiCrohn 6,36,3±1,1. Houve diferença estatisticamente significante (p=0,009)na satisfação dos usuários, em relação a dimensão empatia, quanto analisado antes e após a intervenção, não havendo valores significativos como entre os domínios, confiabilidade atendimento, segurança com os dados: sexo, faixa etária, anos de estudos e residência. Por outro lado, houve significância (p=0,05) na faixa etária de adultos entre 40-50 anos com o domínio confiabilidade. Na avaliação geral dos gaps os participantes apresentam satisfação com qualidade da assistência (0,2±0,9) nas dimensões:confiabilidade, atendimento e empatia, mas sentem-se insastifeitos quanto a segurança (-0,1±1,0).Conclusões: os pacientes e os enfermeiros vê a necessidade de uma consulta de enfermagem especifica, assim como implementação demonitorização por telefone como forma de cuidar. Os artigos encontrados possuem moderado a alto níveis de evidências cientificas evidenciando que a monitorização depaciente com DIIs por meio do contato telefone é positivo, assim como a presença do enfermeiro especialista em doença inflamatória intestinal na prática. A miniteoria construída está dentro dos ensinamentos de Pasquali et al (2010) e serviu de base para constructo do instrumento. Os Diagnósticos e as atividades de enfermagem estão inerentes para assistência de enfermagem a pacientes com doença de Crohn. O diagnóstico de enfermagem mais presente foi a ansiedade, e os mesmos estavam com suas necessidades humanas básicas psicossociais afetadas. O GerenciaQualiCrohn é um instrumento de rápido aplicação, não dispensando muito tempo para aplicação da consulta de enfermagem Os pacientes de Crohn assistido nível ambulatorial no hospital universitário do Piauí tiveram qualidade de vida regular a priori, com mudança para melhor durante o seguimento do trabalho, sendo os sintomas intestinais e aspectos emocionais mais prevalentes.Sentem-se satisfeitos com qualidade da assistência d enfermagem percebido quanto a confiabilidade, atendimento, empatia, e insatisfeito com segurança, após GerenciaQualiCrohn. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2073270 - FERNANDO JOSÉ GUEDES DA SILVA JÚNIOR
Presidente - 1655148 - GRAZIELLE ROBERTA FREITAS DA SILVA
Externo à Instituição - LUCIANA SCHLEDER GONÇALVES - UFPR
Interno - 2364966 - ROSILANE DE LIMA BRITO MAGALHAES
Notícia cadastrada em: 23/03/2018 09:33
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