ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PAUTADAS NA PBL PARA A PROMOÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA
argumentação, atividades experimentais, diagrama heurístico, ensino superior, química.
Atividades experimentais têm sido referidas em pesquisas em educação em ciências como importante recurso no tratamento de conceitos e no desenvolvimento de habilidades relevantes à formação dos alunos. Nesse sentido, a Aprendizagem Baseada em Problemas – Problem Based Learning (PBL) tem sido recomendada para o desenvolvimento de tais habilidades, pois criam oportunidades para os educandos conhecerem e praticarem a investigação científica e apreenderem conceitos. Tais características são de interesse para o presente trabalho, pois podem favorecer a argumentação por se constituírem espaços para o confronto de diferentes saberes e perspectivas dos envolvidos, possibilitando reflexão crítica. Assim, temos como objetivos aplicar e analisar atividades experimentais pautadas na PBL, a fim de promover a argumentação científica em aulas de química no nível superior. Para tanto, utilizamos o Diagrama Heurístico proposto por Chamizo como recurso para a organização e registro das atividades e para avaliar a qualidade dos diagramas produzidos pelos estudantes. Na análise dos argumentos produzidos utilizamos o modelo proposto por Toulmin. Os resultados evidenciaram as contribuições do diagrama, pois permitiu verificar aspectos concernentes à construção do conhecimento pelos alunos. Nos argumentos produzidos foram identificados dados fornecidos e empíricos, fundamentados com conhecimentos teóricos, sugerindo interação entre os aspectos teóricos e metodológicos envolvidos nas atividades.