O uso das representações visuais em dois livros didáticos de química propostos pelo PNLD 2015
Livro Didático, Equilíbrio Químico, Imagens
O objetivo central deste trabalho é apresentar uma analise realizada em dois livros didáticos (LD) aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático 2015 (PNLD) questões relacionadas ao LD no Ensino de química têm sido discutidas em trabalhos expostos na literatura, a analise preocupou-se em verificar o uso das imagens no conteúdo equilíbrio químico, as imagens são de grande importância para obter uma compreensão eficaz do conteúdo relacionado, fazendo com que o aluno tenha um entendimento profundo dos conceitos químicos, o uso de imagens constitui parte fundamental das práticas de ensino, devido a sua possibilidade de representação de ideias e conceitos científicos. Os resultados deste estudo apontam para um melhor uso das representações gráficas, assim como uma reflexão mais profunda do uso de imagens que devem ser usadas com o intuito de promover um ensino de qualidade e que cada vez mais, os responsáveis pelo o ensino de química devem a cada dia, buscar refletir e aprender sobre material didático que fazem uso de imagens que sempre contam com a presença de informação verbal, com a intenção de torna o ensino válido. Portanto, a intenção do uso de imagens é proporcionar um ensino efetivo dos conceitos químicos