Banca de DEFESA: DOZE BATISTA DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DOZE BATISTA DE OLIVEIRA
DATA: 30/08/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório 02 do PPGCA-CPCE - Bom Jesus-PI e sala virtual: meet.google.com/zhk-rwvv-cub
TÍTULO: EFEITO DAS DOSES DE CALCÁRIO E GESSO EM ÁREAS DE ABERTURA COM SOJA NO CERRADO DO MATOPIBA, BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Glycine max; correção do solo; fertilidade do solo; neutralização do alumínio; velocidade da correção
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Ciência do Solo
ESPECIALIDADE: Fertilidade do Solo e Adubação
RESUMO:
O uso de elevadas doses de corretivos em áreas de abertura para produção de grãos em regiões de fronteira agrícola vem ocorrendo de forma crescente por promover a aceleração na correção da fertilidade do solo e por possibilitar patamares produtivos compensatórios no curto prazo. Todavia, há carência de informações sobre elevadas doses de calcário e gesso para solos de Cerrado do Matopiba, sobretudo no estado do Piauí. Objetivou-se com o presente estudo avaliar os efeitos da aplicação de elevadas doses de calcário e gesso em áreas de abertura com soja no Cerrado do Sudoeste piauiense. O estudo foi realizado nas safras agrícolas 2019/2020 e 2020/2021, em área de Latossolo Amarelo, no delineamento de blocos casualizados, em esquema fatorial 5x4, com cinco doses de calcário (0, 5, 10, 15 e 20 t ha-1) e quatro doses de gesso (0, 1, 2 e 4 t ha-1), com quatro repetições. A dose padrão de calcário foi de 5 t ha-1 e a de gesso de 1 t ha-1. Foram mensurados atributos de fertilidade do solo (0,0-0,2, 0,2-0,4 e 0,4-0,6 m), estado nutricional das plantas, dados biométricos e rendimento da soja. O aumento na produtividade de grãos com a dose de 10 t ha-1 de calcário foi de 18% e 12%, em relação à dose padrão para os anos agrícolas 2019/2020 e 2020/2021, respectivamente. Elevadas doses de calcário proporcionam redução das concentrações de P, K e de micronutrientes catiônicos no solo, refletindo na redução dos teores foliares de macro e micronutrientes na cultura da soja. Houve elevação das concentrações de Ca, Mg e S em subsuperfície, para concentrações consideradas adequadas, similares às recomendadas para a camada superficial (0,0-0,2 m). O uso do gesso associado ao calcário em áreas de abertura com cultivo de soja em primeira safra proporciona célere melhoria no perfil químico do solo, com redução dos componentes da acidez. A aplicação de doses elevadas de calcário (10 t ha-1) mostrou ser uma prática necessária para melhorar o ambiente edáfico na região do Matopiba, devido ao curto espaço de tempo disponível para que as reações químicas ocorram, permitindo o cultivo da soja em áreas de Cerrado recém convertidas para agricultura.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2231082 - JULIAN JUNIO DE JESUS LACERDA
Interno - 759.688.604-30 - JULIO CESAR AZEVEDO NOBREGA - UFRB
Externo ao Programa - 304.804.028-50 - HENRIQUE ANTUNES DE SOUZA - EMBRAPA
Externo à Instituição - EDUARDO FAVERO CAIRES - UEPG
Externo à Instituição - EDVALDO SAGRILO - EMBRAPA
Externo à Instituição - TANGRIANI SIMIONI ASSMANN - UTFPR
Notícia cadastrada em: 22/08/2024 09:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb09.ufpi.br.instancia1 05/10/2024 05:16