O objetivo deste trabalho foi desenvolver um Método para promoção do
Empreendedorismo Científico, considerando os diferentes perfis comportamentais dos
pesquisadores. Para isto, este trabalho considerou os estudos comportamentais primários
da Teoria DISC, apresentados por Marston (1928). Como objetivos específicos, esta
pesquisa buscou destacar a importância das habilidades socioemocionais na atualidade,
identificar e compreender a motivação para a intenção empreendedora entre
pesquisadores nos diferentes perfis comportamentais existentes e criar estratégias para
facilitar o desenvolvimento do perfil empreendedor, considerando as variações do Capital
Humano através da Teoria DISC. Esta pesquisa utilizou a Metodologia a Design Science
Research para projetar e produzir uma nova solução ao problema identificado, através da
aplicação do método para o artefato desenvolvido. A criação do Material Didático
Instrucional decorreu de uma adaptação da Abordagem Design Thinking para a
construção de um processo empreendedor, tendo em vista o seu direcionamento para
resolução das necessidades humanas. A construção do produto apresentou quatro Rotas
para o desenvolvimento do perfil empreendedor, abordando os estilos comportamentais
primários DISC e considerando as potencialidades, relações interpessoais, tomadas de
decisão, motivações, medos e adequação ao meio entre os perfis. O artefato gerado
favoreceu a construção de uma Jornada de Aprendizagem para cada um dos quatro Perfis
primários DISC, definidas pelo processo empreendedor construído. Por fim, Este trabalho
destacou a importância do autoconhecimento e da inteligência emocional como algumas
das habilidades-chave para o desenvolvimento empreendedor dos Perfis estudados. O
resultado final do Produto Científico demonstra uma estrutura dinâmica de aprendizagem
que também pode ser aplicada em outros ambientes de ensino, incluindo a Educação
Corporativa, haja vista que o mesmo está embasado em estudos científicos ligados ao
comportamento humano. Em suma, as estratégias utilizadas nesta pesquisa focaram em
facilitar o entendimento e desenvolvimento da Intenção Empreendedora no Público Alvo
estudado: Pesquisadores com os perfis comportamentais Dominante, Influente, Estável e
Conforme. Espera-se que este conteúdo seja utilizado como uma ferramenta para criação
de novos modelos de Ensino Empreendedor, considerando as variações de perfis
comportamentais apresentados pelo modelo DISC. Por fim, vale ressaltar que esta
pesquisa se pautou em estudar apenas os modelos primários da Teoria DISC (Dominante,
Influente, Estável e Conforme), não levando em consideração as variações existentes
entre dois ou até três estilos comportamentais destes perfis primários. Tendo em vista as
limitações desta pesquisa, sugere-se a aplicação de métodos que também contemplem o
Ensino de Empreendedorismo considerando as variações comportamentais do modelo
DISC não alcançadas neste trabalho.