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DIOGENES ROCHA DE SOUZA
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SOFTWARE GEOGEBRA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
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Orientador : MARCELO DE OLIVEIRA REGO
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Data: 29/09/2017
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Notadamente a educação vem passando por grandes transformações para que assim possa atender de forma holística todas as necessidades dos educandos do século XXI. Dentre essas inúmeras mudanças está a inserção das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC’s) no ensino, pois através da mesma é possível manipular diferentes ferramentas que ajudam de forma significativa a dinamização do processo de ensino e de aprendizagem. No que concerne ao ensino de Matemática é possível percebemos os inúmeros recursos tecnológicos que podem ser utilizados para o favorecimento da aprendizagem significativa dos conteúdos matemáticos, dentre eles, o GeoGebra que é um software de matemática dinâmica para todos os níveis de ensino que reúne Geometria, Álgebra, Planilha de Cálculo, Gráficos, Probabilidade, Estatística e Cálculos Simbólicos em um único pacote fácil de se usar. Para tanto faz-se se necessário que o professor de matemática possa utilizar no seu fazer docente essa ferramenta que o ajudará a desenvolver um ensino de Matemática eficiente e eficaz e que atenda as reais necessidades dos educandos e da sociedade. Partindo dessa assertiva julgamos imprescindível que os cursos de formação de professores de Matemática possam inserir na ementa de algumas disciplinas elencadas em seus currículos o estudo e a utilização do GeoGebra como uma ferramenta que contribui de forma significativa na formação e atuação do professor de Matemática. Diante dessa premissa a presente pesquisa teve como objetivo geral analisar a importância do GeoGebra como ferramenta essencial para a formação dos professores de matemática. A pesquisa é delineada como uma pesquisa ação com abordagem qualitativa e teve como lócus o Campus Ministro Reis Velloso (CMRV) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), especificamente o Curso de Matemática. Os interlocutores da pesquisa foram vinte e quatro acadêmicos do referido curso que estão cursando a disciplina Metodologia do Ensino de Matemática. Para a produção dos dados foi realizado durante três dias no laboratório de informática do campus uma oficina pedagógica evidenciando o conceito, importância e aplicabilidade do software GeoGebra no ensino de Matemática por meio de atividade teóricas e práticas, além da utilização de um questionário aberto composto por quatro questões aplicado aos acadêmicos participantes da oficina. Tendo por base os dados produzidos durante todo o processo de execução da pesquisa afirmamos que de forma indubitável a utilização do GeoGebra no processo de formação de professores de Matemática contribui para o desenvolvimento de uma prática docente que vise uma formação integral dos alunos e atenda aos seus anseios como cidadãos.
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JOSE ELIESIO SOUZA DAMASCENO
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O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA
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Orientador : PAULO SERGIO MARQUES DOS SANTOS
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Data: 31/08/2017
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O objetivo deste trabalho é fazer uma análise das Tecnologias da Informação e Comunicação que estão sendo usadas em sala de aula como ferramentas metodológicas e apoio didático para auxiliar os professores no ensino da Matemática. Além disso, procurou-se avaliar as perspectivas dos professores de Matemática da rede pública estadual da cidade de Parnaíba - Piauí quanto ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC's) em sala de aula. Inicialmente, o conteúdo desta dissertação trata das dificuldades que muitos alunos apresentam em aprender Matemática, baseados em dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB. Em seguida, descreve algumas ferramentas tecnológicas usadas em sala de aula pelos professores, procurando mostrar que o uso dessas tecnologias tem se tornado uma alternativa didática para os professores com o objetivo de melhorar a metodologia no ensino-aprendizagem desta disciplina. Por fim, a última etapa do trabalho se dá por meio da realização de uma pesquisa de campo com os professores de Matemática da rede pública estadual de Parnaíba, o que permitiu traçar um perfil desses professores com relação às suas perspectivas quanto ao uso das TIC's na sala de aula.
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DEODATO PEREIRA DA SILVA FILHO
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Vetores Geométricos: Uma didática para o ensino médio
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Orientador : SISSY DA SILVA SOUZA
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Data: 31/08/2017
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O atual trabalho aborda o ente matemático: vetor geométrico, ou simplesmente vetor, propomos viabilizar a introdução do estudo de vetores nas aulas de matemática no ensino médio. O conteúdo vetores geralmente é exposto como ferramenta da Física, no primeiro ano do ensino médio, sem nenhum vínculo com a matéria Matemática. Preocupa-nos desenvolver um trabalho que possa orientar os profissionais da área da matemática a utilizarem-se dos vetores na geometria plana e espacial, bem como na Física, geometria analítica, números complexos, pois geometricamente, alguns tópicos têm interpretações equivalentes. Tentaremos enfatizar o uso de vetores como sendo, ao mesmo tempo, alternativo e complementar aos métodos sintético e cartesiano pois, vários resultados podem ser obtidos por um de tais métodos citados, sendo por vezes até mais simples por meio do uso de vetores.
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ADEMAR ROSA DE ARAÚJO
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Uma proposta de aplicação do conteúdo geometria espacial no Ensino Médio
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Orientador : ROBERTO RAMOS DAS NEVES
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Data: 31/08/2017
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Este trabalho apresenta uma proposta de ensino do conteúdo de geometria espacial para os professores de Matemática que lecionam no Ensino Médio. Abordamos a teoria por meio de conceitos, definições, teoremas, propriedades e figuras, descrevemos a abordagem de alguns livros didáticos e sugerimos o uso de alguns softwares e materiais manipuláveis como material para o ensino do conteúdo.
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JOSÉ CLÁUDIO TERTO
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Geometria não Euclidiana, uma opção para o ensino médio
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Orientador : SISSY DA SILVA SOUZA
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Data: 31/08/2017
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Este trabalho apresenta uma pequena pesquisa bibliográfica sobre geometrias euclidiana e não-euclideana. A primeira catalogação dos conhecimentos sobre a geometria que ditou as regras por mais de 2000 anos foi descrita em um livro intitulado “Os Elementos” cujo autor foi Euclides de Alexandria. Posteriormente, outros matemáticos deram os primeiros passos para a descoberta de uma nova geometria, Saccheri e Lambert, até chegar aos matemáticos que desenvolveram a denominada geometria hiperbólica, Gauss, János Bolyai e Lobachevski. Posteriormente, a nova geometria desenvolvida: a geometria elíptica, criada por um discípulo de Gauss chamado de Georg Friedrich Bernhard Riemann. Com este trabalho pretendemos apresentar estas geometrias e tecer comparações em uma linguagem simples, de modo que o estudante do ensino médio tenha condições de ler e compreender de forma clara e precisa.
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ADAILSON FRANCISCO GALENO DA SILVA
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Jogos educativos e suas contribuições para o desenvolvimento do raciocínio lógico e da aprendizagem significativa dos conteúdos matemáticos
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Orientador : SISSY DA SILVA SOUZA
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Data: 30/08/2017
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Indiscutivelmente o ensino de Matemática tem sido objeto de análises e reflexões acerca de sua complexidade e dos desafios que permeiam a prática pedagógica do professor desta área, bem como a necessidade do domínio de alguns conceitos e processos matemáticos. O conhecimento dos algoritmos e suas aplicações são imprescindíveis para a vida em sociedade, pois o desenvolvimento da capacidade de raciocinar logicamente é fundamental tanto na atividade matemática como na maioria das profissões e no dia-a-dia dos indivíduos. Nesse viés os jogos representam uma boa situação-problema, sendo o professor um mediador que cumpre a prática pedagógica com o exercício de avaliar os alunos e também propor boas questões, potencializando a capacidade de compreensão dos fatos e conceitos matemáticos. Para tanto foi delineado como objetivo geral dessa pesquisa analisar de que forma a utilização de jogos educativos pelo professor de matemática, contribui para o desenvolvimento da aquisição de uma aprendizagem significativa dos conteúdos matemáticos e o desenvolvimento do raciocínio lógico de seus alunos. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, o qual contou com a participação dos alunos da 6ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Estadual Senador Chagas Rodrigues. Foi utilizado como instrumentos de produção a aplicação de um jogo matemático, a observação participante, e um questionário. Baseando-se nos dados produzidos durante o processo de execução da pesquisa, é notório a importância e a necessidade do professor de Matemática proporcionar situações desafiadoras, agradáveis e significativas em sala de aula, motivando os alunos para o aprendizado da Matemática, bem como o aprimoramento do seu fazer docente.
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RAPHAEL RAMON OLIVEIRA ARAÚJO
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Uma perspectiva do teorema de Menelaus através do software Geogebra
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Orientador : PAULO SERGIO MARQUES DOS SANTOS
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Data: 25/05/2017
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Este trabalho tem por objetivo apresentar uma forma interativa de abordagem do Teorema de Menelaus, de modo a facilitar o aprendizado em sala de aula. Para isso demonstraremos o referido teorema de forma analítica utilizando algumas definições e propriedades geométricas, como razão de segmentos, ângulos relacionados através de um feixe de retas paralelas cortadas por retas transversais, semelhança de triângulos, dentre outros. Em seguida faremos uma demonstração utilizando o software Geogebra, com a finalidade de mostrar passagens da demonstração do mesmo, de tal forma a elucidar alguns argumentos matemáticos que necessitam de uma maturidade para a compreensão de sua abstração. Por fim apresentaremos aplicações do Teorema de Menelaus em algumas questões selecionadas e o seu uso em outros teoremas e proposições que relacionam de alguma forma pontos colineares.
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MACIEL DOS SANTOS SILVA
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Uma Introdução à Programação Linear com ênfase para o ensino médio.
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Orientador : SISSY DA SILVA SOUZA
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Data: 10/02/2017
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Este trabalho exibe uma introdução à teoria de programação linear. Iniciamos com teorias do ensino médio que serão necessárias ao entendimento e solução de problemas de Programação Linear (PL). Apresentamos o modelo clássico de PL e focamos em duas abordagens de solução que podem ser trabalhadas com alunos do ensino médio, principalmente no que concerne ao estudo da geometria do conjunto das restrições do problema. Além disso, apresentamos vários problemas clássicos da literatura, explorando-os desde a sua modelagem até a solução dos mesmos, de modo a motivar o estudo de PL e esclarecer a teoria aqui apresentada.
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CÉSAR MARCOS DO NASCIMENTO LUCAS
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Elaboração de uma Sequência de Ensino de Vetores por meio da Sequência Fedathi e exploração de suas representações com uso do Geogebra
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Orientador : MARCELO DE OLIVEIRA REGO
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Data: 28/01/2017
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Este trabalho tem interesse no ensino conceitual de Vetores com uso do Geogebra para alunos do primeiro ano do ensino médio, pois trata-se de um assunto que apresenta uma simbologia carregada para os alunos deste nível de ensino. Por um lado temos as pesquisas que estudam as dificuldades apresentadas para aprendizagem deste conteúdo, dos entraves para assimilar os conceitos desse objeto matemático e principalmente para fazer conversões das representações desse objeto. Por outro lado, pesquisas recentes orientam para a utilização deste conteúdo na disciplina de Matemática, e não somente na disciplina de Física como ocorre atualmente. Dessa forma, elaboramos uma Sequência de Ensino para ser aplicada aos alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Nos orientamos na análise preliminar e na análise a priori, etapas iniciais da Engenharia Didática como metodologia de Pesquisa. Como referencial teórico utilizamos a Teoria das Representações Semióticas e a Sequência Fedathi como metodologia de Ensino.
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FRANCISCO BRUNO LINHARES DE ALCÂNTARA
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O Teorema Fraco de Hadamard
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Orientador : PAULO SERGIO MARQUES DOS SANTOS
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Data: 26/01/2017
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Este trabalho apresenta assuntos referentes a Teoria dos Números, visando a demonstração do Teorema Fraco de Hadamard, bem como ferramentas necessárias para que a mesma seja compreendida. Alguns resultados sobre primos e algumas funções aritméticas ganham destaque. O real intuito deste é servir de suplemento aos professores de matemática do ensino básico, bem como aos alunos de graduação em Licenciatura em Matemática.
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