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VALDEANA OLIVEIRA DOS REIS SOUSA
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Software para Prospecção de Tecnologias Passíveis de Exploração Comercial no Âmbito da Universidade Federal do Piauí (UFPI)
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Data: 01/10/2021
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Este projeto de inovação trata de questões que envolvem o processo de prospecção de tecnologias a partir de trabalhos acadêmicos produzidos no âmbito da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Em especial, aborda aspectos inovadores para a gestão de prospecção de produtos tecnológicos, indo na contramão do que é atualmente executado não só pela UFPI, mas por diversas outras IES. Possui como objetivo contribuir com os métodos já existentes de prospecção tecnológica, por meio do desenvolvimento e utilização de software que possibilite otimizar a captação de trabalhos acadêmicos que possam viabilizar produtos tecnológicos passíveis de comercialização. Especificamente propõe compreender como funciona o processo de prospecção tecnológica atualmente utilizado pela UFPI, identificar os seus principais “gargalos” e impulsionar a melhoria do processo através de sua automação. Para isso, optou-se pela utilização de fontes bibliográficas e documentais, buscas no sistema nacional e internacional de patentes, relatórios e indicadores, suporte especializado, além da utilização do MAMP - método que possibilita a análise e melhoria de processos, que no caso deste trabalho, está voltado para prospecção tecnológica. A partir de análise documental prévia, constatou-se a discrepância entre o número de produções acadêmicas catalogadas anualmente pela UFPI, em seus diversos níveis de ensino, e o quantitativo de pedidos de patentes da instituição junto ao INPI no período de 2008 a 2019. Mediante esses pressupostos e visando a otimização do atual processo de prospecção e a melhoria dos índices de pedidos de patentes gerenciados pelo NINTEC/UFPI, o projeto se constitui em oportunidade de tornar o processo de prospecção mais eficiente, ou seja, fazer com que a busca por produtos tecnológicos no âmbito da UFPI seja feita de forma otimizada, com menos tempo, menos recursos humanos, menos matéria-prima e menos recursos financeiros.
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CÂNDIDA BEATRIZ OLIVEIRA JESUS
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A GESTÃO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL DA UFPI: Uma Proposta de Reformulação do sistema para adequação da realidade local
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Orientador : MARIA RITA DE MORAIS CHAVES SANTOS
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Data: 30/09/2021
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A Universidade Federal do Piauí (UFPI), conta com o Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NINTEC) consolidado há mais de 12 anos, que realiza a gestão de seus ativos intangíveis, dentre outras atividades de igual relevância. A instituição que além de prover ensino superior e pesquisa, é responsável pela gestão da Propriedade Intelectual (PI) e incentivadora da Inovação, nesse sentido surge a necessidade de mapear as atividades/competências do NINTEC, propondo otimizar o sistema de PI da instituição. O objetivo do presente estudo é desenvolver um tutorial metodológico de gestão de artigos intangíveis, que venham expressar de forma simples a importância da proteção da PI na UFPI, criar uma ferramenta sistematizada de atendimento ao publico academico que permita otimizar o sistema. Os métodos procedimentais que serão utilizados no decorrer da presente pesquisa serão: pesquisa bibliográfica e o método qualitativo, tendo em vista que os dados da pesquisa serão observados e coletados por meio de fontes bibliográficas e de documentos disponibilizados pela instituição que contenham informações pertinentes a temática em questão, que viabilizem a elaboração de um produto tecnológico: Manual de gestão da Propriedade Intelectual da UFPI.
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ANANDA RIBEIRO MAGALHÃES CASTRO
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Encomenda tecnológica em três etapas: panorama brasileiro, manual FAPEPI, estudo de caso respirador Air-Tron
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Orientador : LIVIO CESAR CUNHA NUNES
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Data: 31/05/2021
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A Encomenda Tecnológica (ETEC) é uma forma especial de compra pública pelo lado da demanda para solucionar problemas por meio do desenvolvimento de algo inexistente no mercado envolvendo assim, incertezas tecnológicas. Objetivamos analisar, discutir e elaborar produtos no tema “Encomenda Tecnológica como ferramenta de desenvolvimento regional”, desenvolvendo um artigo de revisão sobre “Encomenda Tecnológica no Brasil e às Fundações de Amparo à Pesquisa (FAP’s)”, elaborar um Manual para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (FAPEPI) sistematizando seu modelo de Encomenda Tecnológica além de produzir um artigo de estudo de caso sobre “Encomenda Tecnológica para Planejamento e Desenvolvimento (P&D) de respiradores mecânicos voltados para o combate a covid-19 no Piauí: estudo de caso”. A relevância e justificativa deste trabalho, está no fato da Encomenda Tecnológica se propor a desenvolver tecnologia pautada na demanda. Além disso, por se tratar de uma compra pública utiliza-se de dois fatores chaves, o poder de compra do estado, e o alcance do interesse público. Portanto a importância da Encomenda Tecnológica, se revela na grande possibilidade de resolução de um problema da administração pública, na entrega desta solução ao ente público, ou o alcance de grandioso avanço de seus estágios de pesquisa, pois neste modelo de compra, a remuneração pode se perfazer pelo equivalente ao esforço desenvolvido pelo executante. Assim, esperamos como resultado deste trabalho, inicialmente um enriquecimento teórico sobre a temática de Encomenda Tecnológica, além disso, através da criação de um manual, destina-se a informar, explicar, descrever e viabilizar os procedimento necessários para criação de uma ETEC. E como último aspecto, esperamos estudar minuciosamente a primeira Encomenda Tecnológica do Estado do Piauí, para contribuir nos pontos a serem elencados no manual com a ótica de prever, analisar e facilitar percalços possivelmente enfrentados neste primeiro intento, bem como, exemplificar a viabilidade deste tipo de compra pública.
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ISABEL CRISTINA DOS SANTOS SALES
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A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE ACORDO COM A LEI DE DIREITOS AUTORAIS.
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Data: 28/05/2021
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Com a expansão da busca de informações e materiais na internet, percebe-se a necessidade de aprofundamento no que diz respeito a proteção de direitos autorais com medidas assertivas. Neste estudo ressalta-se a necessidade de formação básica para docentes para elaboração de materiais didáticos com recursos de terceiros e a introdução de conhecimento sobre propriedade intelectual, de forma educativa, é uma via para reduzir o elevado percentual de estudiosos que afirmam desconhecer os aspectos éticos e legais de se utilizar conhecimento protegido por lei. O objetivo deste trabalho é capacitar os docentes a produzirem materiais que estimulem o respeito ao direito autoral assim como entregar meios para que esta produção e organização demateriais, que disseminam o conhecimento, seja facilitada e amparada por lei. Através de um recurso prático, com linguagem simples que aborda o tema de forma objetiva, foi elaborado um programa de mídia, pois verificou-se que os poucos informativos existentes abordam o conteúdo de forma extensa e de difícil entendimento.
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ANDREIA PEREIRA DE OLIVEIRA
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Caminhos para o empreendedorismo: um método para promoção do empreendedorismo científico considerando o perfil comportamental dos pesquisadores
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Data: 28/05/2021
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O objetivo deste trabalho foi desenvolver um Método para promoção do Empreendedorismo Científico, considerando os diferentes perfis comportamentais dos pesquisadores. Para isto, este trabalho considerou os estudos comportamentais primários da Teoria DISC, apresentados por Marston (1928). Como objetivos específicos, estapesquisa buscou destacar a importância das habilidades socioemocionais na atualidade, identificar e compreender a motivação para a intenção empreendedora entrepesquisadores nos diferentes perfis comportamentais existentes e criar estratégias para facilitar o desenvolvimento do perfil empreendedor, considerando as variações do Capital Humano através da Teoria DISC. Esta pesquisa utilizou a Metodologia a Design ScienceResearch para projetar e produzir uma nova solução ao problema identificado, através daaplicação do método para o artefato desenvolvido. A criação do Material Didático Instrucional decorreu de uma adaptação da Abordagem Design Thinking para a construção de um processo empreendedor, tendo em vista o seu direcionamento para resolução das necessidades humanas. A construção do produto apresentou quatro Rotas para o desenvolvimento do perfil empreendedor, abordando os estilos comportamentaisprimários DISC e considerando as potencialidades, relações interpessoais, tomadas dedecisão, motivações, medos e adequação ao meio entre os perfis. O artefato geradofavoreceu a construção de uma Jornada de Aprendizagem para cada um dos quatro Perfisprimários DISC, definidas pelo processo empreendedor construído. Por fim, Este trabalho destacou a importância do autoconhecimento e da inteligência emocional como algumas das habilidades-chave para o desenvolvimento empreendedor dos Perfis estudados. O resultado final do Produto Científico demonstra uma estrutura dinâmica de aprendizagem que também pode ser aplicada em outros ambientes de ensino, incluindo a EducaçãoCorporativa, haja vista que o mesmo está embasado em estudos científicos ligados ao comportamento humano. Em suma, as estratégias utilizadas nesta pesquisa focaram emfacilitar o entendimento e desenvolvimento da Intenção Empreendedora no Público Alvoestudado: Pesquisadores com os perfis comportamentais Dominante, Influente, Estável eConforme. Espera-se que este conteúdo seja utilizado como uma ferramenta para criação de novos modelos de Ensino Empreendedor, considerando as variações de perfis comportamentais apresentados pelo modelo DISC. Por fim, vale ressaltar que esta pesquisa se pautou em estudar apenas os modelos primários da Teoria DISC (Dominante, Influente, Estável e Conforme), não levando em consideração as variações existentes entre dois ou até três estilos comportamentais destes perfis primários. Tendo em vista as limitações desta pesquisa, sugere-se a aplicação de métodos que também contemplem o Ensino de Empreendedorismo considerando as variações comportamentais do modelo DISC não alcançadas neste trabalho.
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JOSÉ DE ARIMATÉIA QUINTO SILVA FILHO
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A busca de anterioridade de marcas: guia para registro de marcas no mercado brasileiro de agências de publicidade
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Data: 27/05/2021
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O processo de registrabilidade de marcas, seja por pessoas ou empresas, envolve procedimentos técnicos que norteiam sua proteção legal. A busca de anterioridade é a etapa que permite verificar se há algum impedimento em relação ao sinal marcário desejado. E considerando que as agências de publicidade possuem um papel importante no processo de criação das marcas, este estudo busca analisar como capacitar o mercado publicitário brasileiro para efetivar o registro de marcas como propriedade industrial segundo a legislação em vigor e a tramitação dos pedidos junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial INPI. O objetivo deste projeto é estabelecer uma orientação para instrumentalizar a busca de anterioridade de marcas, para que, principalmente, as agências de publicidade atuem proativamente no processo de proteção legal de marcas a partir do processo de sua criação.
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JUCÉLIA BARBOSA DE SOUSA
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Desenvolvimento de um Manual para Implementação da Disciplina de Propriedade Intelectual nos Cursos Médio/Técnico
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Orientador : REGILDA SARAIVA DOS REIS MOREIRA ARAUJO
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Data: 27/05/2021
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A propriedade intelectual (PI) ainda é uma temática pouco abordada nas instituições de ensino, principalmente, nas escolas de nível médio e técnico. No entanto, é sabido que a proteção à propriedade intelectual é um instrumento de apoio ao desenvolvimento econômico, tecnológico e social de um país. Nessa perspectiva, se faz necessário uma maior disseminação desse conhecimento para melhorar a qualidade do ensino de PI e, consequentemente, contribuir para o desenvolvimento econômico. A presente pesquisa teve como objetivo a elaboração de um manual de orientação para implementação da disciplina de propriedade intelectual, nos cursos médio/técnico do Colégio Técnico de Teresina (CTT). Dessa forma, propõe-se motivar mudanças na estrutura curricular dos cursos pesquisados ou na abordagem das disciplinas já existentes, de modo a conscientizar e dar competências suficientes a comunidade acadêmica para sensibilizar, disseminar e implementar uma cultura de inovação, aprimorando a proteção de capital intangível e transferência de tecnologia. A pesquisa foi do tipo exploratória, que para atingir os objetivos foram realizadas pesquisa bibliográfica, que abordou conceitos de PI, o ensino técnico no Brasil e o ensino de PI e de uma pesquisa documental nos sites das escolas técnicas pesquisadas, onde percebe-se que quase a totalidade das escolas técnicas vinculadas às universidades federais não abordam algum conhecimento sobre PI em seus cursos, mas que interesse em pelos estudantes em aprender sobre a temática. O resultado da pesquisa foi a criação do “Manual de Implementação da disciplina de Propriedade Intelectual: um guia de orientação para os cursos Médio/Técnico”, que foi realizado de acordo com as especificidades e peculiaridades de cada curso, com as experiências já existentes no Brasil e com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação profissional de técnica de nível médio. Assim, com a inclusão de conhecimentos sobre PI nos currículos, o CTT poderá incentivar a capacitação profissionais para atuarem nessa área que está em constante expansão e também será capaz de criar um polo de inovação e gerar desenvolvimento econômico, tecnológico e social ao Estado.
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DEUZILENE PEREIRA DA CUNHA
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GAMEFORKIDS: Uma proposta de gamificação na Educação Infantil
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Data: 17/03/2021
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A inclusão de metodologias ativas como alternativa de auxílio no trabalho docente é uma tendência da realidade atual, tanto considerando o protagonismo dos estudantes, ao assumirem posturas ativas, quanto ao seu processo de ensino-aprendizagem. Destarte, este estudo apresenta-se em três eixos: uma investigação acerca da eficiência do uso da gamificação no processo de ensino na fase da educação infantil; uma proposta metodológica de gamificação para a educação infantil; e uma análise sobre a possibilidade do desenvolvimento da metodologia proposta potencializar o aprendizado e estimular o engajamento das crianças. Inicialmente, realizou-se um mapeamento sistemático, levantando-se publicações realizadas entre 2010 e 2019, com o objetivo de obter dados referentes à eficiência do uso de metodologias ativas baseadas em gamificação na educação infantil. Foram identificados impactos positivos do uso dessa metodologia no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula. Como proposta de sustentação do projeto, foi desenvolvida a metodologia ativa gamificada ”Gameforkids”, apresentada em forma de material didático e-book. Para confirmar a eficácia da mesma, adotou-se o método qualitativo, por meio do estudo de caso, tendo sido executado em uma escola da rede municipal da cidade de Teresina, com crianças na fase da pré-escola (4 a 5 anos). Com a efetivação do processo, pode-se comprovar através dos dados extraídos e analisados estatisticamente, a eficácia da metodologia proposta, que estimulou o engajamento das crianças e potencializou o aprendizado, elevando o nível de rendimento médio do grupo experimental de 7,11 para 9,23, correspondendo a um ganho real de 21.2% no aproveitamento no pós-teste em relação ao obtido no pré-teste. Assim, conclui-se que a metodologia ativa gamificada ”Gameforkids” pode potencializar o aprendizado das crianças, gerar maior engajamento e promover estímulo na construção do conhecimento autônomo na Educação Infantil.
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MARCONY SANTANA MAXIMO
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DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE EDUCACIONAL DE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO PARA APLICAÇÃO DE MÉTODOS DE GERENCIAMENTO DE ROTINAS DE ESTUDO PESSOAL E GESTÃO DE TEMPO
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Data: 25/02/2021
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Devido ao isolamento social, professores e alunos tiveram que se adaptar a uma nova realidade, na qual as atividades educacionais foram aplicadas a distância. Este trabalho foi realizado durante a pandemia causada pela Covid-19, doença que obrigou quase todos os países a suspenderem as aulas presenciais, desde meados de março de 2020. Com isso, houve a necessidade ainda maior de uso das ferramentas computacionais para que as atividades escolares pudessem ser executadas. Sendo assim, esta pesquisa tem como objetivo principal o desenvolvimento de uma ferramenta computacional em formato de plataforma web para aplicação de métodos de estudo pessoal e gestão de tempo que auxilie os profissionais de educação a orientar e a criar rotinas de estudos para os discentes, mesmo à distância, promovendo também uma modernização no atendimento pedagógico. Tendo como metodologia um estudo de forma aplicada, com apresentação dos resultados de forma quantitativa através de um estudo de caso a partir de dados coletados sobre as problemáticas de orientação e atendimento dos alunos no momento de suspensão das aulas, com informações fornecidas por profissionais que trabalham na área de educação, como Professores, Pedagogos e Psicólogos. Por meio de uma pesquisa inicial, realizada com mais de 80 destes profissionais, notou-se que existe uma carência a ser preenchida sobre o tema, pois a maioria dos entrevistados mostrou conhecer os principais métodos de controle de estudo pessoal e gestão de tempo, porém os mesmos afirmam não possuírem conhecimentos sobre os sistemas computacionais disponíveis, além do fato de que as ferramentas mais conhecidas entre os participantes não atendem as principais necessidades apontadas pela consulta. Com isso, foi comprovada a viabilidade do projeto e assim desenvolvido o produto computacional My Study Routines, plataforma web que aplica três dos métodos de estudo pessoal e gestão de tempo existentes: Pomodoro, Don´t Break The Chain e Rastreamento de Hábitos. Após a realização das fases de testes e validação, foi possível comprovar a eficácia e a eficiência do aplicativo My Study Routine, como ferramenta computacional de apoio educacional, uma vez que 56,6% dos usuários da plataforma apontaram que o sistema foi “Extremamente Útil” e 22,4% afirmaram que o aplicativo foi “Muito Útil”, contribuindo assim para uma modernização nas atividades de atendimento pedagógico e orientação educacional a distância. Dos alunos consultados, 78,6% afirmaram que a ferramenta teve uma contribuição significativa na melhora do desempenho acadêmico.
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THIAGO RAVEL NASCIMENTO DOS PASSOS
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ESTUDO DE APLICAÇÃO INDUSTRIAL E ESTRATÉGIA DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIAS DA GOMA DO CAJUEIRO (Anacardium Occidentale L)
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Orientador : LIVIO CESAR CUNHA NUNES
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Data: 13/02/2021
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As gomas naturais são polissacarídeos produzidos diversos organismos vivos, caracterizam-se pelo seu uso nas indústrias principalmente por suas características espessante e gelificante. De natureza diversa, diversas são as aplicações, há consenso da não existência de uma melhor goma, mas sim a (s) mais adequada (s) para um dado processo industrial. A Goma de Cajueiro (GC) é obtida do exsudato do cajueiro (Anacardium occidentale L.) como mecanismo de defesa e cicatrização natural da planta possui características semelhantes a goma arábica que é amplamente utilizada na indústria farmacêutica, cosmética e alimentícia. Atualmente o Brasil importa a imensa maioria das gomas utilizadas na indústria nacional. Sendo o Piauí o segundo maior estado produtor de castanha de caju com produtividade ligeiramente superior que a nacional (em kg/ha). Entende-se que tecnologias a base da GC possam vir a ser um diferencial competitivo brasileiro. Para tanto o presente trabalho busca compreender o contexto nacional para o desenvolvimento e exploração econômica de tecnologias de GC e propor um modelo sucinto para orientação do processo de inovação que envolva ICTs e o setor produtivo com esse objetivo. A prospecção tecnológica revelou um protagonismo chinês no depósito mundial de patentes dessa natureza, o majoritário interesse do setor privado na atividade de proteção além de um grau de relativa maturidade para as tecnologias de GC com ampla ramificação e potencial econômico, concentrada principalmente na ciência dos alimentos. Das abordagens pertinentes a inovações orientadas por ICTs, destaca-se como oportuna para ambientes incipientes, caso brasileiro, a estratégia por market-pull apesar de ressalvas quanto ao grau de impacto da inovação. Um modelo de transferência por market-pull se mostra como pertinente iniciativa de fomento ao caso brasileiro.
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LUANA GRAZIELLE MARREIROS SANTOS
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Indústria 4.0: Uma Análise do Cenário em Empresas da Construção Civil
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Orientador : LUIZ CLAUDIO DEMES DA MATA SOUSA
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Data: 04/02/2021
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construção civil é considerada o setor da indústria com elevada taxa de empregabilidade e é responsável por quase 7% do PIB no Brasil. Quando se trata de inovação e modernização na produção, é um dos segmentos mais atrasados que existem, só perde para a indústria da pesca. Paralelo a isso, a Indústria 4.0 tornou-se o principal ponto discutido por todo o mundo, com foco em buscar alternativas para melhorar o desempenho produtivo e reduzir os custos, com a utilização de tecnologia de ponta, como a internet das coisas, a computação em nuvem, BIM (Building Information Modeling), Machine Learning e Big Data. Diante deste contexto, este trabalho visa estruturar a metodologia para implementar Indústria 4.0 em empresas de pequeno porte da construção civil. Para tanto, por meio de buscas em base de dados e trabalhos científicos, realizou-se uma revisão de literatura sobre as inovações tecnológicas usadas na construção civil que estão em processo de experimentação e implantação, além de pesquisas sobre as especificidades desse segmento de empresas de construção civil para melhor adequação de alguns conceitos da Indústria 4.0 à engenharia. O resultado do presente trabalho é um manual que servirá de guia prático para pequenas empresas da construção civil se prepararem para a Industria 4.0 com base na organização dos seus processos e modernizando seus métodos construtivos.
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