O Programa de Pós-Graduação em Química da UFPI - PPGQ-UFPI, em nível de Mestrado (aprovado pela CAPES em 1999) e Doutorado (aprovado pela CAPES em 2014), seleciona profissionais da área de Química e afins que desejam aprimorar sua formação básica e aprofundar conhecimentos teórico-experimentais. O desenvolvimento das dissertações e Teses envolve principalmente trabalhos de pesquisas inseridos no contexto da realidade piauiense, visando gerar conhecimentos que contribuam para o bem de nossa sociedade, tais como: nanotecnologia, biodiesel, arqueologia, plantas medicinais, ciência dos materiais, catálise, química de alimento e ensino, com pesquisas no campo experimental e teórico. O ingresso é anual, com provas no segundo semestre de cada ano.
A missão deste Programa de Pós-Graduação (PPG), conhecido como Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Piauí (PPGQ-UFPI) é possibilitar a formação qualificada de profissionais de Química (professores e/ou pesquisadores), contribuindo para a formação de recursos humanos especializados, que possam atuar no Piauí, na região Nordeste e em todo Brasil ou exterior.
Este PPG possui 4 áreas de concentração (Físico-Química, Química Analítica, Química Inorgânica e Química Orgânica) com 09 linhas de pesquisa (01) Adsorção e Catálise (Físico-Química), 02) Química Computacional (Físico-Química), 03) Biocombustíveis (Química Analítica), 04) Desenvolvimento de Métodos Analíticos e Especiação Química (Química Analítica), 05) Ciência dos Materiais (Química Inorgânica), 06) Química Supramolecular e Nanociência (Química Inorgânica), 07) Geoquímica Orgânica e Isolamento (Química Orgânica) e 08) Determinação Estrutural de Produtos Naturais (Química Orgânica). Ainda, 4 docentes ligados às áreas de Química Inorgânica e Físico-Química, desenvolvem pesquisas voltadas ao ensino de Química.
O Objetivo Geral do PPGQ-UFPI, conforme Apresentação de Proposta para Curso Novo (APCN) é formar pesquisadores e docentes, no âmbito da Química e áreas afins, com qualificação em nível de excelência acadêmica, proporcionando "aos estudantes oportunidades no diz respeito ao aprofundamento dos conhecimentos teóricos-experimentais", "tornando-os aptos a exercerem as atividades do magistério superior e de pesquisa, por meio do desenvolvimento de projetos de caráter multi/interdisciplinar."