-

PPGED052 - PRÁTICA PEDAGÓGICA - Turma: 01 (2012.2)

Tópicos Aulas
Apresentação do Plano de Disciplina. Prática Pedagógica e Formação Docente (14/08/2012 - 14/08/2012)
O Conhecimento Escolar face às teorias epistemológicas (21/08/2012 - 21/08/2012)
Prática Pedagógica e formação de professores na perspectiva de João Francisco de Sousa (28/08/2012 - 28/08/2012)
Profissão Professor: o itinerário profissional e a construção da escola (04/09/2012 - 04/09/2012)
Formação continuada de professores no semi-árido: ressignificando saberes e práticas. (11/09/2012 - 11/09/2012)
Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas (18/09/2012 - 18/09/2012)
O paradigma emergente e a prática pedagógica (25/09/2012 - 25/09/2012)
A prática pedagógica em Ciências Naturais (02/10/2012 - 02/10/2012)
Estágio e Narrativas de Formação de Professores (09/10/2012 - 09/10/2012)
A epistemologia do professor (16/10/2012 - 16/10/2012)
Da formação à prática (23/10/2012 - 23/10/2012)
A prática docente em grupo escolar (30/10/2012 - 30/10/2012)
A prática pedagógica na EJA (06/11/2012 - 06/11/2012)
A construção da docência (13/11/2012 - 13/11/2012)
A prática pedagógica do Bacharel professor (20/11/2012 - 20/11/2012)
Formação e prática pedagógica (27/11/2012 - 27/11/2012)
Professor como crítico reflexivo (04/12/2012 - 04/12/2012)
O professor pesquisador da prática (11/12/2012 - 11/12/2012)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
14 21 28 04 11 18 25 02 09 16 23 30 06 13 20 27 04 11
1 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
3 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4
4 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
5 201210**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 8
6 201210**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
7 201210**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
8 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 201210**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
10 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
11 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 201210**** 4 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
13 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 201210**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
15 201210**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201210**** 8,8 8.8 8 AM
2 201210**** 9,0 9.0 4 AM
3 201210**** 9,8 9.8 4 AM
4 201210**** 8,6 8.6 4 AM
5 201210**** 9,5 9.5 0 AM
6 201210**** 10,0 10.0 0 AM
7 201210**** 9,6 9.6 0 AM
8 201210**** 9,5 9.5 4 AM
9 201210**** 10,0 10.0 0 AM
10 201210**** 9,3 9.3 0 AM
11 201210**** 8,9 8.9 4 AM
12 201210**** 9,0 9.0 0 AM
13 201210**** 9,8 9.8 0 AM
14 201210**** 10,0 10.0 4 AM
15 201210**** 9,3 9.3 4 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: O conhecimento escolar face às teorias epistemológicas. Concepções pedagógicas e suas efetivações nas práticas escolares. Articuladores da prática pedagógica. Prática pedagógica: complexidade.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas dialogadas, seminários, leituras e discussões de textos, painéis, desenvolvimento de atividades práticas/ campo, orientações, elaboração de artigo científico, resenha etc.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Será considerado(a) aprovado(a) o(a) mestrando(a) que:
- Obtiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária da disciplina e aproveitamento igual ou superior a 70% na avaliação final da disciplina.
- a avaliação somativa constará de três etapas: a) a primeira consistirá na apresentação de seminários (individuais); b) para a segunda será considerado o conjunto de resenhas dos textos norteadores dos seminários excluindo-se a do(a) próprio(a) seminarista e c) a terceira consistirá na elaboração de uma rtigo científico sobre prática pedagógica que sirva de suporte para a redação de capítulo da dissertação /ou publicação.
- cada resenha será recebida, pelo professor da disciplina, no início da apresentação de cada seminário (improrrogável);
- Na avaliação serão considerados também, aspectos referentes à assiduidade, responsabilidade nas atividades desenvolvidas, pontualidade, interesse, participação e compromisso com as atividades propostas, qualidade dos trabalhos produzidos.
Horário de atendimento:
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
14/08/2012
14/08/2012
Apresentação do Plano de Disciplina. Prática Pedagógica e Formação Docente
21/08/2012
21/08/2012
O Conhecimento Escolar face às teorias epistemológicas
28/08/2012
28/08/2012
Prática Pedagógica e formação de professores na perspectiva de João Francisco de Sousa
04/09/2012
04/09/2012
Profissão Professor: o itinerário profissional e a construção da escola
11/09/2012
11/09/2012
Formação continuada de professores no semi-árido: ressignificando saberes e práticas.
18/09/2012
18/09/2012
Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas
25/09/2012
25/09/2012
O paradigma emergente e a prática pedagógica
02/10/2012
02/10/2012
A prática pedagógica em Ciências Naturais
09/10/2012
09/10/2012
Estágio e Narrativas de Formação de Professores
16/10/2012
16/10/2012
A epistemologia do professor
23/10/2012
23/10/2012
Da formação à prática
30/10/2012
30/10/2012
A prática docente em grupo escolar
06/11/2012
06/11/2012
A prática pedagógica na EJA
13/11/2012
13/11/2012
A construção da docência
20/11/2012
20/11/2012
A prática pedagógica do Bacharel professor
27/11/2012
27/11/2012
Formação e prática pedagógica
04/12/2012
04/12/2012
Professor como crítico reflexivo
11/12/2012
11/12/2012
O professor pesquisador da prática
Avaliações
Data Descrição
11/12/2012 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb07.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 20:25