-

CH/CEAD042 - TEORIA DA HISTÓRIA - Turma: 8B (2024.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (05/10/2024 - 31/10/2024)

IMAGEM 1: Capa do livro “História: a arte de inventar o passado”

Disponível em: https://www.amazon.com.br/Hist%C3%B3ria-Inventar-Passado-Ensaios-Hist%C3%B3ria/dp/8555077303

 

Caro(a) aluno(a),

A nossa contemporaneidade, a qual alguns chamam de “pós-modernidade” e outros chamam de “supermodernidade”, impõe inúmeros desafios para o professor de história. O primeiro e mais importante deles é o conhecimento dos parâmetros teóricos no interior dos quais o professor atua. Por essa razão é muito importante que, ao se matricular em uma pós-graduação lato sensu, o especializando realize com paixão e com vigor a todas as atividades, assistindo atentamente aos encontros síncronos, lendo detidamente a todos os textos e realizando com gosto e atenção a todas atividades. Vamos juntos, fazer deste um curso alegre e produtivo!

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor (a): Edwar de Alencar Castelo Branco

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

Minicurrículo:

Professor Titular do Departamento de História da UFPI, é doutor em História, tendo feito estágio pós doutoral no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e atua também no Programa de Pós-Graduação em História. É membro do GT nacional de História Cultural e da Associação Internacional de Pesquisadores em Ciências Sociais e humanas em língua portuguesa - AILPCshiHistória

 

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7810700788181646

   01. TEORIA DA HISTÓRIA - PLANO DE DISCIPLINA.docx 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (05/10/2024 - 31/10/2024)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (05/10/2024 - 31/10/2024)

A unidade será dedicada ao estudo de duas categorias que embasam a história: Tempo e lugar. Como se sabe, toda narrativa necessita de um lugar e de um tempo – “isto deu-se em tal lugar no tempo tal”. Ocorre que, do ponto de vista da história, as categorias tempo e lugar são variáveis, na medida em que a narrativa está necessariamente atrelada à subjetividade do sujeito que narra.

 O objetivo da unidade será desnaturalizar as noções de tempo e lugar, mostrando que a “dialética das durações” e a “dialética dos espaços” exclamam justamente o caráter inventivo de tais noções.

CASTELO BRANCO, Edwar de A. A concepção de tempo histórico sob a história dos annales: uma estratégia de evasão do tempo terror. Interfaces de saberes, vol. 1, n. 2, João Pessoa, Ideia, janeiro a julho de 2001. 53-74.

 

HALL, Stuart. A identidade Cultural na Pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora. 2000

 

 

MATERIAL COMPLEMENTAR: 

BARROS, José D’Assunção. Farnand Braudel e a geração dos Annales. https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/historiaemreflexao/article/view/1883/1051

DURANT, Marilia Claret. Maneiras de pensar o cotidiano com Michel de Certeau

http://educa.fcc.org.br/pdf/de/v07n22/v07n22a08.pdf

Fábio Josgrilberg – Os espaços de Michel de Certeau

https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=hfHoAgAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA17&dq=Certeau+a+dial%C3%A9tica+dos+espa%C3%A7os&ots=i6REek9HAS&sig=1P5i0AGZEa-N7vAThx11EUPRoDg#v=onepage&q=Certeau%20a%20dial%C3%A9tica%20dos%20espa%C3%A7os&f=false

 

Neste momento você deve aplicar os conhecimentos que adquirimos na primeira parte do curso, discutindo as noções de tempo e lugar.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 09/10/2024 às 00:00 a 01/11/2024 às 23:59
UNIDADE II (05/10/2024 - 31/10/2024)

Nesta unidade nós vamos discutir a cultura em seu aspecto micrológico, isto é, vamos buscar compreender como uma mudança estrutural no mundo – a globalização – fragmentou as paisagens culturais

Compreender como o conceito de identidade é fundamental à produção historiográfica neste início de século.

BIBLIOTECA VIRTUAL

LESSER, Jeffrey. A negociação da identidade nacional

https://www.google.com.br/books/edition/A_negocia%C3%A7%C3%A3o_da_identidade_nacional/ymQ6uhwGtucC?hl=pt-BR&gbpv=1&dq=identidade&printsec=frontcover

- VÍDEOS

-  LINKS DE ARTIGO

LACLAU, Ernesto. Universalismo, particularismo e a questão das identidades.

https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/novosrumos/article/view/2209/1827

 

Neste fórum você deve ter em mente que o material com o qual trabalhamos – os documentos – tem uma existência cultural. Partindo desse pressuposto procure dissertar sobre arquivos e documentos na história.

   FÓRUM II
Período de Habilitação: 17/10/2024 às 00:00 a 01/11/2024 às 23:59
UNIDADE III (05/10/2024 - 31/10/2024)

 

Esta unidade será dedicada fundamentalmente ao ensino de história. Se inicialmente vimos como o campo historiográfico se transformou e vem transformando, esta unidade será dedicada à discussão sobre a aplicação prática dessas transformações na sala de aula.

 

O objetivo central dessa unidade é avaliar o impacto das transformações verificadas no campo da teoria da história sobre o cotidiano da sala de aula.

CREMA, André. Tecendo amanhãs: o ensino de história na atualidade

https://www.google.com.br/books/edition/TECENDO_AMANH%C3%83S_o_Ensino_de_Hist%C3%B3ria_n/CQQaDgAAQBAJ?hl=pt-BR&gbpv=1&dq=ensino+de+hist%C3%B3ria&printsec=frontcover

- VÍDEOS

-  LINKS DE ARTIGO

NADAI, Elza. O ensino de história no Brasil: trajetória e perspectivas

https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/33916350/Ensino_de_Historia-libre.pdf?1402412732=&response-content-disposition=inline%3B+filename%3DEnsino_de_Historia.pdf&Expires=1683756040&Signature=Qj7svtrLgeURwi3f63sLowkkz-FA3Ctf2eCpkRaBBUbBt21xxv2cD6e0w1SADk0Pvw~57V7231dS5t19alIeWErA2O4nta2OxqfuEMdhHvxmK3PURKuicHKnEeIz-Pizjf75oudKw1a2olZFCoEv-OUrCK9PDbQcrHkzUYcVl~yoYA5o3vcfkvCJ92wHgdEkZ8ulL6SCFM07IwQrWwsOXe7l3Hoplb6p~22QVtPv-EQB-4yvSaUqc7IV7rupFLCTKfArUoRjPmqUMYjyg~hneGnj~4Tu14OzxZtWTn-BjvMFovWCBCacvk~M6iTiu352gW2JozaRMhoiNuXhzlY~Fg__&Key-Pair-Id=APKAJLOHF5GGSLRBV4ZA

 

Teus sinais me confundem da cabeça aos pés: sujeito e identidade na história. Você deve se dedicar a dissertar brevemente sobre este tema.

   FÓRUM III
Período de Habilitação: 23/10/2024 às 00:00 a 01/11/2024 às 23:59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (05/10/2024 - 31/10/2024)
    
Inicia em 23/10/2024 às 0h 0 e finaliza em 28/10/2024 às 23h 59
SEGUNDA CHAMADA (05/10/2024 - 31/10/2024)
    
Inicia em 29/10/2024 às 0h 0 e finaliza em 31/10/2024 às 23h 59
AVALIAÇÃO FINAL (05/10/2024 - 31/10/2024)
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
3º Encontro da disciplina TEORIA DA HISTÓRIA. 23/10/2024
2º Encontro da disciplina TEORIA DA HISTÓRIA. 18/10/2024
INICIO DAS AULAS - 16 de outubro de 2024 14/10/2024
Início das Aulas 04/10/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb07.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 21:24