APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (16/10/2024 - 14/12/2024)
ÍNDICE GERAL DA DISCIPLINA:
Sejam todos muito bem-vindos e bem-vindas à disciplina Produto II: Educação Para a Carreira II, do curso de Especialização em Educação Infantil e Desenvolvimento da Criança.
A ementa de nossa disciplina prevê: Definição e relevância dos projetos de vida; elementos centrais dos projetos de vida.
Nossa disciplina tem os seguintes objetivos:
- Entender a definição de projeto de vida e sua relação com a Educação e a formação docente;
- Conhecer os elementos centrais dos projetos de vida;
- Vislumbrar propostas de intervenções pedagógicas para desenvolvimento de projeto de vida na educação infantil no contexto brasileiro;
- Desenvolver uma proposta de autoavaliação para fins de autorregulação da profissão docente e de seu projeto de vida na/com a Educação Infantil.
TÓPICO I – APRESENTAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA
TÓPICO 2 – AMBIENTAÇÃO DO ALUNO
TÓPICO 3 – UNIDADES
UNIDADE I – Definição de projeto de vida e sua relação com a Educação e a formação docente;
Fórum 1 – Sobre os conceitos principais e percepções do conteúdo da Unidade I.
Tarefa 1 – Atividades indicadas – A definir pela professora da disciplina
UNIDADE II - Elementos centrais dos projetos de vida;
Fórum 2 - Sobre os conceitos principais e percepções do conteúdo da Unidade II.
Tarefa 2 - Atividades indicadas – A definir pela professora da disciplina
UNIDADE III - Desenvolvimento de projeto de vida desde a Educação Infantil no contexto brasileiro;
Fórum 3 - Sobre os conceitos principais e percepções do conteúdo da Unidade III.
Tarefa 3 - Atividades indicadas – A definir pela professora da disciplina
UNIDADE IV - Autoavaliação para fins de autorregulação da profissão docente e de seu projeto de vida na/com a Educação Infantil.
Fórum 4 - Sobre os conceitos principais e percepções do conteúdo da Unidade IV.
Tarefa 4 - Atividades indicadas – A definir pela professora da disciplina
TÓPICO 4: AVALIAÇÃO
A avaliação final da disciplina consistirá em uma prova objetiva, realizada via Sigaa, sobre o percurso e os conteúdos explanados nas quatro unidades de ensino, com viés também de autoavaliação.
Os fóruns e as tarefas também são partes integrantes da avaliação da disciplina.
Período de realização – 09/12/2024 a 10/12/2024
Fonte: Dreamstime
Disponível em: https://pt.dreamstime.com/foto-de-stock-m%C3%A3o-masculina-que-d%C3%A1-%C3%A1gua-%C3%A0-semente-da-germina%C3%A7%C3%A3o-ao-broto-da-porca-image84895262
Caro(a) aluno(a),
Seja bem-vinda e bem-vindo à disciplina: Produto II: Educação Para a Carreira II. Esperamos oportunamente trocar experiências e ideias acerca da carreira docente, destacando aspectos como o conceito de projeto de vida e sua relação com a formação da identidade profissional da/o professora/or, aspectos constitutivos da profissão, tendo como foco na primeira etapa da educação básica, que é e Educação Infantil.
Para que você tenha o melhor aproveitamento da disciplina de modo a contribuir com sua aprendizagem e desenvolvimento, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados, realizar as leituras previamente, participar dos fóruns e realizar as tarefas encaminhadas. Dessa forma, você criará as condições para alcançar a qualidade necessária ao seu processo de desenvolvimento profissional.
Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina da Professora:
Wirla Risany Lima Carvalho
CONHEÇA A PROFESSORA:
Professora Adjunta do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE), do Centro de Ciências da Educação (CCE), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Doutora e Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC) na área de Avaliação Educacional. Pesquisadora nos grupos de pesquisa: FORMAR/UFPI; NUPPEGE/UFPI e GPAp/UFC. Secretária da Associação Francofone de Pesquisa Científica em Educação Seção Brasileira (Afirse). Integrante da Rede de Pesquisa em Políticas de Avaliação Educacional e Accountability (REPAEA). Pedagoga, Psicopedagoga e Bacharel em Ciências Contábeis. Experiências na Educação Básica no Ensino Público Municipal, Ensino Superior Público e Privado, Educação no Terceiro Setor, Parecerista em revistas e eventos da área de Educação. Desenvolve pesquisas nas áreas de concentração: Avaliação Educacional; Políticas Públicas Educacionais e Gestão Escolar; Formação de Professores, Práticas Educativas e Metodologias de Pesquisa.
Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7405631823456608