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CPEV/CEAD023 - PRODUTO II: EDUCAÇÃO PARA CARREIRA II - Turma: 1A (2024.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (16/10/2024 - 14/12/2024)

ÍNDICE GERAL DA DISCIPLINA:

Sejam todos muito bem-vindos e bem-vindas à disciplina Produto II: Educação Para a Carreira II, do curso de Especialização em Educação Infantil e Desenvolvimento da Criança.

A ementa de nossa disciplina prevê: Definição e relevância dos projetos de vida; elementos centrais dos projetos de vida.

Nossa disciplina tem os seguintes objetivos:

- Entender a definição de projeto de vida e sua relação com a Educação e a formação docente;

- Conhecer os elementos centrais dos projetos de vida;

- Vislumbrar propostas de intervenções pedagógicas para desenvolvimento de projeto de vida na educação infantil no contexto brasileiro;

- Desenvolver uma proposta de autoavaliação para fins de autorregulação da profissão docente e de seu projeto de vida na/com a Educação Infantil.  

 

TÓPICO I – APRESENTAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA

 

TÓPICO 2 – AMBIENTAÇÃO DO ALUNO

 

TÓPICO 3 – UNIDADES

 

UNIDADE I – Definição de projeto de vida e sua relação com a Educação e a formação docente;

Fórum 1 – Sobre os conceitos principais e percepções do conteúdo da Unidade I.

Tarefa 1 – Atividades indicadas – A definir pela professora da disciplina

 

UNIDADE II - Elementos centrais dos projetos de vida;

Fórum 2 - Sobre os conceitos principais e percepções do conteúdo da Unidade II.

Tarefa 2 - Atividades indicadas – A definir pela professora da disciplina

 

UNIDADE III - Desenvolvimento de projeto de vida desde a Educação Infantil no contexto brasileiro;

Fórum 3 - Sobre os conceitos principais e percepções do conteúdo da Unidade III.

Tarefa 3 - Atividades indicadas – A definir pela professora da disciplina

 

UNIDADE IV - Autoavaliação para fins de autorregulação da profissão docente e de seu projeto de vida na/com a Educação Infantil. 

Fórum 4 - Sobre os conceitos principais e percepções do conteúdo da Unidade IV.

Tarefa 4 - Atividades indicadas – A definir pela professora da disciplina

 

TÓPICO 4: AVALIAÇÃO

A avaliação final da disciplina consistirá em uma prova objetiva, realizada via Sigaa, sobre o percurso e os conteúdos explanados nas quatro unidades de ensino, com viés também de autoavaliação.

Os fóruns e as tarefas também são partes integrantes da avaliação da disciplina.

Período de realização – 09/12/2024 a 10/12/2024


Fonte: Dreamstime

Disponível em: https://pt.dreamstime.com/foto-de-stock-m%C3%A3o-masculina-que-d%C3%A1-%C3%A1gua-%C3%A0-semente-da-germina%C3%A7%C3%A3o-ao-broto-da-porca-image84895262


Caro(a) aluno(a),


Seja bem-vinda e bem-vindo à disciplina: Produto II: Educação Para a Carreira II. Esperamos oportunamente trocar experiências e ideias acerca da carreira docente, destacando aspectos como o conceito de projeto de vida e sua relação com a formação da identidade profissional da/o professora/or, aspectos constitutivos da profissão, tendo como foco na primeira etapa da educação básica, que é e Educação Infantil.

Para que você tenha o melhor aproveitamento da disciplina de modo a contribuir com sua aprendizagem e desenvolvimento, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados, realizar as leituras previamente, participar dos fóruns e realizar as tarefas encaminhadas. Dessa forma, você criará as condições para alcançar a qualidade necessária ao seu processo de desenvolvimento profissional.

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina da Professora: 

Wirla Risany Lima Carvalho

CONHEÇA A PROFESSORA:


Professora Adjunta do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE), do Centro de Ciências da Educação (CCE), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Doutora e Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC) na área de Avaliação Educacional. Pesquisadora nos grupos de pesquisa: FORMAR/UFPI; NUPPEGE/UFPI e GPAp/UFC. Secretária da Associação Francofone de Pesquisa Científica em Educação Seção Brasileira (Afirse). Integrante da Rede de Pesquisa em Políticas de Avaliação Educacional e Accountability (REPAEA). Pedagoga, Psicopedagoga e Bacharel em Ciências Contábeis. Experiências na Educação Básica no Ensino Público Municipal, Ensino Superior Público e Privado, Educação no Terceiro Setor, Parecerista em revistas e eventos da área de Educação. Desenvolve pesquisas nas áreas de concentração: Avaliação Educacional; Políticas Públicas Educacionais e Gestão Escolar; Formação de Professores, Práticas Educativas e Metodologias de Pesquisa.

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7405631823456608


   Plano_de_Curso_-_Produto_II_educacao_para_carreira_assinado.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (16/10/2024 - 14/12/2024)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (16/10/2024 - 14/12/2024)

 

UNIDADE I – Definição de projeto de vida e sua relação com a Educação e a formação docente;

 

Conteúdos – Definição de projeto de vida; Formação profissional do(a) professor(a) – um projeto de vida contínuo?

 

                Nessa unidade, você aprenderá sobre a definição de projeto de vida no âmbito da educação e sua relação com a sua formação docente inicial e contínua.

Compreender a definição de projeto de vida e sua relação com a Educação e a formação docente.

Textos base para essa unidade:

 

FERNANDES, Édison Flávio; LOPES, Alice Casimiro. Projeto de Vida: afinal, do que estamos falando? Textos para Discussão 52. Diretoria de Estudos Educacionais. INEP, MEC: 2024. Disponível em: https://td.inep.gov.br/ojs3/index.php/td/article/view/6166 Acesso em:30.set.2024

  

CORTELLA, M. S. Por que fazemos o que fazemos? Aflições vitais sobre trabalho, carreira e realização. São Paulo, SP: Planeta, 2016.

https://www.youtube.com/watch?v=6BIqDqBCLmg

https://www.youtube.com/watch?v=B8DHyCpUEFY

https://www.youtube.com/watch?v=51Be5IvcOis

Para conhecer um pouco mais sobre uma proposta de diretrizes curriculares sobre projeto de vida, conheça o documento orientador do estado de São Paulo, disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/download/Projeto%20de%20Vida/Diretrizes%20Curriculares%20Projeto%20de%20Vida%20Revisa%CC%83o_V1.pdf    

Nesta unidade, nosso objetivo foi construir condições para que os alunos e alunas, a partir das contribuições dos referidos autores, compreendessem inicialmente a definição de projeto de vida no viés educacional para depois relacioná-lo ao seu processo de formação profissional e sua carreira no âmbito da educação infantil.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 16/10/2024 às 00:00 a 30/10/2024 às 23:59
    
Inicia em 16/10/2024 às 0h 0 e finaliza em 05/11/2024 às 23h 59
UNIDADE II (16/10/2024 - 14/12/2024)

  1. Elementos centrais dos projetos de vida e sua relação com a Educação Infantil.

Nesta unidade, você irá aprender quais os elementos centrais dos projetos de vida e sua relação com a educação infantil, para que sua prática pedagógica e docente seja diferenciada. Bons estudos!

Conhecer os elementos centrais dos projetos de vida e sua relação com a Educação Infantil.

Análise – Projeto de Vida: objetivos e etapas para os estudantes alcançarem seus sonhos. Disponível em: https://observatorio.movimentopelabase.org.br/analise-projeto-de-vida-objetivos-e-etapas-para-os-estudantes-alcancarem-seus-sonhos/#:~:text=A%20elabora%C3%A7%C3%A3o%20de%20um%20Projeto,compromisso%20e%20engajamento%20e%20sentido. Acesso em: 30.set.2024

 

Entrevista: os desafios da Política Nacional Integrada para a Primeira Infância e o diálogo com a BNCC. Disponível em: https://observatorio.movimentopelabase.org.br/os-desafios-da-politica-nacional-integrada-para-a-primeira-infancia/

 

Projeto de vida na Educação Infantil. Disponível em: https://www.opee.com.br/projeto-de-vida-na-educacao-infantil-2/

Que os quatro pilares da Educação da Unesco podem ser utilizados também no desenvolvimento de projeto de vida com crianças e adolescentes?

Fonte: https://blog.kuau.com.br/projeto-de-vida/projeto-de-vida-na-escola/

Nesta unidade, nosso objetivo foi conhecer os elementos centrais dos projetos de vida e sua relação com a Educação Infantil, já vislumbrando as possibilidades de desenvolvimento dessa proposta com as crianças.

   FÓRUM II
Período de Habilitação: 31/10/2024 às 00:00 a 14/11/2024 às 23:59
    
Inicia em 31/10/2024 às 0h 0 e finaliza em 14/11/2024 às 23h 59
UNIDADE III (16/10/2024 - 14/12/2024)

  1. Intervenções pedagógicas para desenvolvimento de projeto de vida desde a educação infantil no contexto brasileiro.

Vislumbrar propostas de intervenções pedagógicas para desenvolvimento de projeto de vida na educação infantil no contexto brasileiro.

Material da Disciplina:

 

MACHADO, J. N. (2000). Educação: projetos e valores. (2a ed.). São Paulo: Escrituras. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4122951/mod_resource/content/3/Texto%20do%20Nilson%20Machado%20%28livro%20completo%29.pdf  Acesso em:30.set.2024

MARCELINO, M. Q. S., CATÃO, M. F. F. M., & LIMA, C. M. P. (2009). Representações sociais do projeto de vida entre adolescentes no ensino médio. Psicologia: Ciência e Profissão, 29(3), 544-557. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/wdKqWDxzszfmC9m4p33XFSh/abstract/?lang=pt  Acesso em:30.set.2024

MORAN, José. A importância de construir Projetos de Vida na Educação. São Paulo, 2017. Disponível em: https://moran10.blogspot.com/2017/10/a-importancia-de-construir-projetos-de.html

VÍDEO - “Projeto de Vida – Educação infantil e ensino fundamental I”. Disponível em: https://www.google.com/search?sca_esv=36a5aede6ef96498&rlz=1C1JZAP_pt-BRBR844BR844&sxsrf=ADLYWIIqpt4oGCy8gwncrdky7BeO41b_aw:1728050983911&q=projeto+de+vida+na+educa%C3%A7%C3%A3o+infantil&tbm=vid&source=lnms&fbs=AEQNm0AuaLfhdrtx2b9ODfK0pnmi046uB92frSWoVskpBryHTrdWqiVbaH6EqK0Fq9hkAkqRDuhGs7UQnPtZiL0Bzcj78aaFR2vnR4DfQyahVzxKNVdmu_9ezWGR5WW4lCamL8K6_4A64QNs-EEnfxQebefJaGt5wKYvw9HujFP04oGdXtOA2xcAr8bgNdzYKBdRkoo3XWB0v8VDm8IV4rPBRp_hfSPzwQ&sa=X&ved=2ahUKEwiH2bLI8_SIAxUCrZUCHTejD2sQ0pQJegQIEhAB&biw=884&bih=825&dpr=1.1#fpstate=ive&vld=cid:1fbba801,vid:DqvPQirm8-s,st:0

Que existe um livro muito interessante intitulado Projetos Pedagógicos na Educação Infantil, das autoras Maria Carmen Silveira Barbosa e Maria da Graça Souza Horn. Assista ao vídeo e conheça um pouco mais dessa obra. https://www.youtube.com/watch?v=969t9D1mkYg

Nesta unidade, nosso objetivo foi criar condições para que os alunos e alunas, vislumbrassem propostas de intervenções pedagógicas para desenvolvimento de projeto de vida na educação infantil no contexto brasileiro.

   FÓRUM III
Período de Habilitação: 15/11/2024 às 00:00 a 30/11/2024 às 23:59
    
Inicia em 15/11/2024 às 0h 0 e finaliza em 30/11/2024 às 23h 59
UNIDADE IV (16/10/2024 - 14/12/2024)

Autoavaliação para fins de autorregulação da profissão docente e de seu projeto de vida na/com a Educação Infantil.  

Desenvolver uma proposta de autoavaliação para fins de autorregulação da profissão docente e de seu projeto de vida na/com a Educação Infantil.  

Material da Disciplina:

 

Como Fazer uma Avaliação Docente Voltada Para A Melhoria Prática Do Professor? - António Nóvoa

https://www.youtube.com/watch?v=fT1Eckz9Maw

 

MORAN, José. A importância de construir Projetos de Vida na Educação. São Paulo, 2017. Disponível em: https://moran10.blogspot.com/2017/10/a-importancia-de-construir-projetos-de.html

 

Autoavaliação docente: incentivo ao aprimoramento constante: https://novaescola.org.br/conteudo/21303/autoavaliacao-docente-incentivo-ao-aprimoramento-constante

 

VÍDEO - Por que construir projetos de vida? https://www.youtube.com/watch?v=-MNnAev7rIs

 

VÍDEO – Projetos de vida: do conceito à construção https://www.youtube.com/watch?v=Y7sqWDvPPco

 

 

Que pequenas coisas fazem a diferença em um processo de satisfação profissional e pessoal?

Assista a estes dois vídeos https://www.youtube.com/watch?v=iAZA4yX0mf4 e https://www.youtube.com/watch?v=vb-3NdH75d0 fazendo uma analogia a alguns aspectos de nosso cotidiano escolar e de nossas práticas, tentando vislumbrar que aspectos te dariam muita satisfação no desenvolvimento de sua profissão como professor e professora da educação básica, sobretudo, na educação infantil.

Nesta unidade, nosso objetivo foi criar condições para que os alunos e alunas, compreendessem o desenvolvimento de uma proposta de autoavaliação para fins de autorregulação da profissão docente e de seu projeto de vida na/com a Educação Infantil.  

   FÓRUM IV
Período de Habilitação: 01/12/2024 às 00:00 a 15/12/2024 às 23:59
    
Inicia em 01/12/2024 às 0h 0 e finaliza em 15/12/2024 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (16/10/2024 - 14/12/2024)

A avaliação final da disciplina consistirá em uma prova objetiva, realizada via Sigaa, sobre o percurso e os conteúdos explanados nas quatro unidades de ensino, com viés também de autoavaliação.

Os fóruns e as tarefas também são partes integrantes da avaliação da disciplina.

Período de realização – 09/12/2024 a 10/12/2024

SEGUNDA CHAMADA (16/10/2024 - 14/12/2024)
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