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CPEV/CEAD006 - ENSINO RELIGIOSO NOS A.I.E.F: FORMAÇÃO PARA O RESPEITO ÁS DIFERENÇAS - Turma: 29A (2024.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (01/10/2024 - 01/10/2024)

Fonte: https://bit.ly/3jxuKrL . Acesso em: 23 out 2021

Caro(a) aluno(a),

Neste módulo, vamos aprender bastante sobre o trabalho pedagógico nos anos iniciais do ensino fundamental na área de Ensino Religioso à luz da BNCC. A abordagem visa a compreensão do conhecimento religioso como objeto de estudo que remete ao respeito à diversidade cultural, religiosa e espiritual.  A partir de discussões teóricas e sugestões de atividades práticas, será evidenciado o ensino-aprendizagem do Ensino Religioso na escola, com destaque para o planejamento, o uso de metodologias ativas e a avaliação da aprendizagem. 

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina da Profa: Keylla Rejane Almeida Melo

CONHEÇA O PROFESSOR:

Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), do Centro de Ciências da Educação (CCE), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pesquisadora nos grupos de pesquisa: Nupecampo/UFPI e GEPEGH/UFU. Experiências na Educação Básica no Ensino Público Municipal, Ensino Superior Público e Privado, Educação no Terceiro Setor, Parecerista em revistas e eventos da área de Educação. Desenvolve pesquisas nas áreas de concentração: Formação de Professores, Práticas Educativas, Educação do Campo e Infâncias.

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3849744718377291

    Material Complementar (Site) 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (01/10/2024 - 01/10/2024)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES E TIRA DÚVIDAS
UNIDADE I (01/10/2024 - 01/10/2024)

A Unidade I contempla uma abordagem geral do Ensino Religioso (ER) no âmbito da BNCC, com destaque para a sua importância na formação humana e cidadã dos estudantes. Assim, inicia-se a Unidade com uma discussão sobre a função social da escola, visando contextualizar a prática do ER nesse espaço educativo, que deve ter objetivos claros, que permitam o planejamento sistemático, consciente e intencional das aulas. Em seguida, são apresentados e discutidos os objetivos do ER, as unidades temáticas e competências específicas que o organizam no âmbito da BNCC, bem como os princípios que devem nortear as práticas pedagógicas nessa área de conhecimento.

- Compreender a configuração da área temática Ensino Religioso no âmbito da BNCC, de modo a planejar uma prática pedagógica voltada para a formação humana e cidadã dos estudantes, a partir do acolhimento das identidades culturais, religiosas ou não, na perspectiva da interculturalidade, dos direitos humanos e da cultura da paz.

Leia mais sobre as proposições da BNCC para a área de Ensino Religioso no Ensino Fundamental e seus respectivos Objetos de Conhecimento, bem como as respectivas habilidades, por anos escolares, acessando:  BNCC Ensino Religioso.pdf (alex.pro.br).

Você sabe em que consiste uma sequência didática (SD)? Como organizá-la? Acesse os links Você sabe o que é uma sequência didática? | UniCarioca | Centro Universitário Carioca; Como organizar sequências didáticas (novaescola.org.br)

 

VÍDEOS:

 

O trabalho pedagógico com o Ensino Religioso no Ensino Fundamental: https://www.youtube.com/watch?v=YnSYANx49Ew.

 

Para utilização em aulas sobre Cultura e Diversidade Cultural, acesse os links: https://youtu.be/yqQRAFpTtu4  e https://youtu.be/ipjfC2s2X1c.

Música Inclassificáveis, de Arnaldo Antunes possibilita uma rica discussão sobre a temática Diversidade Cultural.  Para acessar letra e música, utilize o link: https://www.letras.mus.br/arnaldo-antunes/91636/ 

 

Nem sempre foi dada ao ensino religioso a mesma perspectiva teórico-metodológica, isto é, ao longo dos tempos, esse componente curricular assumiu diferentes enfoques em sua forma e conteúdo no âmbito da escola. Borin (2018) nos diz que o Ensino Religioso, como disciplina escolar, durante muitos anos, não foi trabalhado de forma que toda sua potencialidade formadora fosse explorada.  Em vez de promover reflexões sobre a vida e o entendimento das tradições, foi centrada na vivência de valores cristãos, já que a definição do que e como ensinar era entregue à Igreja.

Imagem - Jesuíta catequizando indígenas no Brasil Colônia

Fonte: https://www.historiadobrasil.net/brasil_colonial/missoes_religiosas.htm 

 

Contudo, no final da década de 1980, com a efervescência do período de redemocratização da sociedade brasileira, intensas transformações nos campos social, político e cultural impulsionaram mudanças significativas na educação escolar, entre elas, questões relativas ao Ensino Religioso, que, finalmente, é visibilizado para além da “catequese”, privilegiando a diversidade religiosa e cultural presente na sociedade, sendo vedadas quaisquer formas de proselitismo na condução desse componente curricular.

Você sabe o que é proselitismo? Segundo o Dicionário Online de Português, no campo religioso, é o “esforço contínuo para converter alguém, fazendo com que essa pessoa pertença a determinada religião, seita, doutrina”.  (Disponível em: Proselitismo - Dicio, Dicionário Online de Português)

Como podemos constatar pela síntese temporal, o ER, ao longo da história da educação brasileira, tem passado por distintos momentos de discussões e reflexões, assumindo diferentes perspectivas teórico-metodológicas, dependendo do contexto sócio-histórico, desde um viés confessional ou interconfessional, até os dias de hoje, com a perspectiva de construção e consolidação de posturas de respeito à diversidade cultural e religiosa em um Estado laico. 

Na Unidade I, discutimos a configuração da área temática Ensino Religioso (ER) no âmbito da BNCC, de modo que a prática pedagógica na escola se volte para a formação humana e cidadã dos estudantes, a partir do acolhimento das identidades culturais, religiosas ou não, na perspectiva da interculturalidade, dos direitos humanos e da cultura da paz.

Assim, foram apresentados, conforme a BNCC, e numa relação teoria e prática, os objetivos do ER como área, as competências específicas, as unidades temáticas e algumas habilidades a serem desenvolvidas a partir da prática docente, bem como os princípios que devem nortear essa prática. 

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 01/10/2024 às 00:00 a 15/10/2024 às 23:59
    
Inicia em 01/10/2024 às 0h 0 e finaliza em 15/10/2024 às 23h 59
UNIDADE II (01/10/2024 - 01/10/2024)

Nesta Unidade II, vamos fazer uma incursão pela Unidade Temática intitulada “Identidades e Alteridades”, proposta na BNCC, buscando, inicialmente, a compreensão de três conceitos fundamentais: Diversidade, Identidades e Alteridades. Em seguida, vamos conhecer os objetos de conhecimento que compõem esta Unidade Temática e as habilidades relacionadas a cada um desses objetos, por ano escolar (1º ao 3º ano). Finalizaremos nossa incursão analisando e (re)criando práticas que materializem essas proposições da BNCC.

Compreender os conceitos de Diversidade, Identidades e Alteridades para planejar e desenvolver uma prática docente condizente com os objetos de conhecimento e as habilidades definidas para a Unidade Temática “Identidades e Alteridades”.

Para uma maior compreensão sobre o protagonismo infantil na escola, leia o artigo “Participação infantil na escola do campo: narrativas produzidas em contexto de pesquisa com crianças”, de autoria de Keylla Rejane Almeida Melo e Iara Vieira Guimarães, publicado na Revista Espaço Pedagógico. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/11441/114115341.

Visando um maior aprofundamento conceitual dos termos “identidade” e “alteridade”, leia o ensaio “A produção social da identidade e da diferença”, de Tomaz Tadeu da Silva, disponível em:  https://bit.ly/3ELXJ36.

 

VÍDEOS:

 

Para ampliação do entendimento sobre os conceitos de “identidade” e “alteridade”,  assista ao vídeo disponível em: https://youtu.be/vDzjSoIwKQc.

 

Vídeo “Normal É Ser Diferente - Grandes Pequeninos”, disponível em:  https://youtu.be/oueAfq_XJrg.  A partir da letra da música e das imagens animadas, bons debates podem ser realizados com as crianças.

Outro vídeo interessante está disponível através do link https://youtu.be/YmFOwtUdpsA.  Este vídeo trata da formação do povo brasileiro, adaptado para crianças.

Enriqueça seu o repertório com estas 13 curiosidades sobre religião

20/11/2018 às 07:30•3 min de leitura

Por Maria Luciana Rincón

Via nexperts

Disponível em: https://www.megacurioso.com.br/educacao/

 

 

1 – A primeira nação do mundo a adotar o cristianismo como religião oficial foi a Armênia, no ano de 301.

2 – A maioria dos estudiosos acredita que Jesus Cristo jamais pensou que acabaria criando uma nova religião. Ele provavelmente apenas queria propor reformas para o judaísmo.

3 – As 5 religiões mais praticadas no mundo são o cristianismo, o islamismo, o hinduísmo, as religiões chinesas — taoísmo e confucionismo — e o budismo, e todas nasceram na Ásia.

4 – De acordo com Mahatma Gandhi, o famoso ativista e advogado hindu, os 7 pecados da humanidade são a riqueza sem trabalho, o prazer sem consciência, o conhecimento sem caráter, a ciência sem humanidade, o comércio sem moralidade, a adoração sem sacrifício e a política sem princípio.

5 – No Tartaristão, Rússia, existe uma igreja conhecida como Templo de Todas as Religiões — que  foi construído no início dos anos 90 e não é dedicado a nenhuma crença especifica, mas tem como propósito ser um templo da cultura e da verdade.

6 – Existe uma religião na Suécia conhecida como “Compartilhamento de Arquivos” e que tem como símbolos sagrados o CTRL+C e o CTRL+V.

7 – Vladimir, o Grande, príncipe da Novogárdia e grão-príncipe de Kiev durante os anos de 958 e 1015, antes de optar à religião que se converteria, enviou um time de estudiosos para obter informações sobre o islamismo e o cristianismo. Mas ao saber que a religião dos muçulmanos proibia o consumo de bebidas alcoólicas, o nobre escolheu a crença cristã e foi batizado.

8 – O Templo Dourado — Harmandir Sahib —, situado em Amritsar, na Índia, dedicado ao sikhismo, serve refeições vegetarianas a mais de 100 mil pessoas todos os dias, independentemente de sua raça, credo ou classe social.

 9 – A crença mais adotada como “religião oficial” no mundo é o islamismo, sendo praticada em 27 países.

10 – Mas a religião mais praticada no planeta é o cristianismo, como mais de 2,4 bilhões de seguidores — ou o equivalente a perto de um terço da população mundial.

11 – Por outro lado, a religião que mais tem ganhado novos seguidores no mundo é o islamismo.

12 – Sabia que o livro favorito de Isaac Newton era a Bíblia? Aliás, sua paixão pela religião era tanta, que o brilhante britânico escreveu mais sobre esse tema do que sobre ciência ou matemática.

13 – Na contramão de outros líderes religiosos, o Dalai Lama pede que as pessoas não se convertam ao budismo tibetano e permaneçam com as suas próprias religiões.

Você viu como há uma infinidade de possiblidades para tornar a prática pedagógica em Ensino Religioso um espaço de vivência de relações sociais saudáveis e de desenvolvimento do protagonismo infantil? Entender e vivenciar o significado de identidades e alteridades, através de práticas sistemática e conscientemente planejadas, levará os alunos a uma convivência mais harmoniosa tanto no contexto da escola quanto no meio social mais amplo.

   FÓRUM II
Período de Habilitação: 16/10/2024 às 00:00 a 31/10/2024 às 23:59
    
Inicia em 16/10/2024 às 0h 0 e finaliza em 31/10/2024 às 23h 59
UNIDADE III (01/10/2024 - 01/10/2024)

Nesta Unidade, continuaremos conversando sobre a diversidade religiosa que integra a realidade social. Continuaremos passeando por esse mundo de indagações sobre a existência e de tentativas de respostas que as diversas religiões têm nos proporcionado. Para tal, entraremos mais a fundo na compreensão dos elementos que constituem algumas dessas religiões e filosofias de vida. Assim, integramos, nesta Unidade, o estudo de duas Unidades Temáticas do ER definidas na BNCC: “Manifestações Religiosas” e “Crenças religiosas e filosofias de vida”.

Compreender os elementos que constituem algumas religiões e filosofias de vida, de modo a superar o proselitismo que, por muito tempo, permeou as práticas pedagógicas de Ensino Religioso.

MATERIAL COMPLEMENTAR:

 

Para conhecer um pouco mais sobre o cordel como ênero literário, e seus usos como recurso pedagógico, leia o artigo “Literatura de cordel: Um recurso pedagógico”, de autoria de Luana Rafaela dos Santos de Souza, sob orientação de a Virginia de Oliveira Alves Passos, publicado na Revista Científica da FASETE, em 2018. Disponível em: literatura_de_cordel.pdf (unirios.edu.br).

 

No site Pensando o Ensino Religioso, você encontra diversas ideias para incrementar seus planejamentos, além de textos que lhe servirão de fundamentação teórica sobre os vários temas de estudo de Ensino Religioso. Selecionamos duas publicações do referido site para lhe auxiliar na abordagem do objeto de conhecimento “Alimentos sagrados”, que estão disponíveis em: Pensando o Ensino Religioso: ALIMENTOS SAGRADOS (pensandoensinoreligioso.com.br) e Pensando o Ensino Religioso: ALIMENTOS SAGRADOS 2 (pensandoensinoreligioso.com.br).

 

VÍDEOS:

 

Sugestões de vídeos para trabalhar as festividades, as performances, a música, os instrumentos musicais, os trajes, os símbolos, etc.: https://youtu.be/-KN9m65xv9o, https://youtu.be/sDCpaM9WMMY, https://youtu.be/ERCR8KbHcd4.

 

Para abordar os ritos religiosos, assista ao vídeo “Rito: o que é? - 4º ano”, disponível em: https://youtu.be/w1r45QI_56g.

 

Curiosidades sobre o Dia Mundial das Religiões

Publicado em: 21/Jan/2016, em Conteúdo Legal

Disponível em: https://justicafacil.com.br/blog/post/dia-mundial-religioes

 

No dia 21 de janeiro é comemorado o dia mundial da religião. A criação da data foi com o objetivo de promover a união de todas as religiões existentes no mundo, levando mais fé e esperança ao povo. A ideia entrou em vigor a partir de 1949, através da Assembleia Espiritual Nacional.

A palavra religião vem do latim “religio,onis” e seu significado define-a como o conjunto de determinadas crenças e dogmas que levam o homem ao sagrado, onde cada uma apresenta suas práticas e ritos próprios, envolvendo ainda formas de comportamento e de cumprimento dos preceitos morais.

O berço das religiões foi o Oriente Médio e a Ásia, onde nasceram as religiões monoteístas, que pregam a crença em um só Deus - como o cristianismo, o judaísmo e o islamismo.

Porém, aquilo que deveria servir de ligação e harmonia entre os homens, também se tornou grande fonte de conflitos, por abranger opiniões e concepções divergentes em relação à divindade, que aparecem envolvendo princípios éticos, filosóficos e metafísicos. Um exemplo disso foram as cruzadas, guerra entre cristãos e muçulmanos, que aconteceram entre os séculos VI e VIII, com o objetivo de impor o cristianismo no território onde se localizam Israel, Gaza e Cisjordânia, na época considerados Terra Santa.

 

Dentre as principais religiões do mundo temos:

- Hinduísmo: surgiu na Índia em 1500 a.C e seu livro sagrado é o Vedas. É uma religião que apresenta vários deuses, mas os principais deles, que formam a sagrada trindade, são: Brahma – deus da criação, Vishnu – deus da preservação e Shiva – deus da destruição e da recriação.

- Budismo: também da Índia, surgiu em 600 a.C, a doutrina é fundamentada nos preceitos do príncipe Sidarta Gautama, o Buda.

- Judaísmo: advindo da Palestina (Israel), em meados do século XVII a.C. o livro sagrado é a Tanach, que contém os mandamentos do judaísmo, onde creem ser descendentes de Abraão.

- Islamismo, da Arábia Saudita, tem como livro sagrado o Corão, baseado na doutrina de Maomé, enviado de Allah para ditar os mandamentos. Para os muçulmanos, “Abraão, Moisés e Jesus foram profetas e receberam mensagens divinas” e não haverá outros profetas.

- Cristianismo se originou na região da atual Israel, antiga Palestina, no século I. Seu livro sagrado é a bíblia, dividida em velho e novo testamento, que apresenta a vida e os ensinamentos de Jesus Cristo.

- Catolicismo é o maior ramo do cristianismo e o mais antigo como igreja organizada. A sede da Igreja e residência oficial do Papa estão localizados no Vaticano, país encravado na capital italiana, Roma. O livro sagrado dos católicos também é a bíblia, tendo como crença a Santíssima Trindade, através da relação entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. A crença também é atribuída à santidade de Maria, mãe de Jesus e a todos os santos.

 

O Brasil é o maior país católico do mundo, com quase 125 milhões de fiéis, que traduzem 74% da população do país.

 

Porém, com o surgimento das igrejas evangélicas ou neopentecostais, a diversidade das religiões tem aumentado. O Brasil é um país altamente religioso, abrangendo 95% da população. Além disso, o aumento das pessoas que não seguem religião alguma também tem crescido consideravelmente.

 

No Brasil, as outras religiões somam apenas 5% da população, divididos entre espíritas, cultos afro-brasileiros, judeus e seguidores das doutrinas orientais.

 

FONTE: Portal Brasil Escola

Para finalizar o estudo desta Unidade, vamos apreciar uma ideia de Borba e Goulart (2007, p. 52): “A apropriação pelas crianças dos conhecimentos produzidos pela arte contribui para alargar o seu entendimento da realidade e para abrir caminhos para a sua participação no mundo. Participação que se faz pela ação que reinterpreta, cria e transforma”. Assim, Arte,  Religião e Educação são fenômenos que se interconectam para a compreensão da vida e para a crítica sobre o mundo.

   FÓRUM III
Período de Habilitação: 01/11/2024 às 00:00 a 15/11/2024 às 23:59
    
Inicia em 01/11/2024 às 0h 0 e finaliza em 15/11/2024 às 23h 59
UNIDADE IV (01/10/2024 - 01/10/2024)

A unidade IV aborda a importância da avaliação da aprendizagem na prática escolar, com destaque para as práticas avaliativas no Ensino Religioso, que deve contemplar a formação humana e cidadã dos estudantes. Para tanto, além de uma discussão teórica fundamentada, discutimos sugestões de técnicas e instrumentos avaliativos que contemplem a diversidade discente que integra nossas salas de aula.

Compreender a necessidade de utilização de diferentes situações, procedimentos e instrumentos para a verificação do aprendizado construído sobre o fenômeno religioso, entendendo que esse aprendizado deve se traduzir em pensamentos, atitudes e comportamentos na prática social concreta.

O Movimento pela Base elaborou o “Guia da ação avaliativa”, um material bastante interessante, com muitas orientações sobre o processo avaliativo alinhado com as definições da BNCC. Disponível em: guia-da-av-interativo.pdf (movimentopelabase.org.br).

Para uma compreensão sobre o portfólio como instrumento que possibilita uma avaliação  processual e formativa, clique no link: Portfólio como instrumento de avaliação: a fotografia da turma (novaescola.org.br).

◦         Conta a lenda que a avaliação (teste oral) surgiu na Grécia, quando a Esfinge propôs a Édipo o seguinte enigma: “o que pela manhã anda com quatro patas, ao meio dia com duas e à noite com três?”

 

◦         Em uma visão mais formal, as provas parecem ter sido usadas por Shum, um imperador chinês, que já em 2.205 a. C. examinava seus oficiais com o fim de promovê-los ou demiti-los. Assim, o exame nascia como instrumento de controle social, perdurando por muito tempo.

 

◦         Segundo DurKheim, neste período o exame era o momento no qual aquele que era exposto ao ritual era frequentemente ridicularizado por perguntas embaraçosas.

 

◦          A avaliação surge,  portanto, com o exame. E o exame surge com a função de controle social.

A avaliação da aprendizagem é uma faceta imprescindível do processo de ensino-aprendizagem, pois permite o diagnóstico e a intervenção não apenas de aspectos relacionados aos progressos e dificuldades dos estudantes, mas também à prática docente e às condições materiais oferecidas pela própria escola. No Ensino Religioso, a avaliação da aprendizagem ganha um sentido especial, considerando os fundamentos que constituem essa área do conhecimento, que ultrapassa o registro de notas, devendo-se verificar, especialmente, as mudanças qualitativas em termos de pensamentos, atitudes e comportamentos dos estudantes na prática social concreta. Por isso, é fundamental a utilização de diferentes situações, procedimentos e instrumentos de avaliação.

   FÓRUM IV
Período de Habilitação: 16/11/2024 às 00:00 a 30/11/2024 às 23:59
    
Inicia em 16/11/2024 às 0h 0 e finaliza em 30/11/2024 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (01/10/2024 - 01/10/2024)

A proposta avaliativa desta disciplina consiste em considerar, para cada unidade, uma nota referente (de 0 a 10 pontos), sendo formada por:

  • Fórum – participação qualificada (5,0 pontos);
  • Tarefa – qualificada e entregue no prazo (5,0 pontos).

Após o percurso trilhado ao longo das unidades didáticas, será realizada a avaliação final. Nesta etapa, será disponibilizado um questionário composto por 10 (dez) questões de múltipla escolha, com apenas uma possibilidade de resposta, a ser respondido por meio da ferramenta “questionário” da turma virtual do SIGAA. As questões contemplam conteúdos trabalhados durante todas as unidades da disciplina.

SEGUNDA CHAMADA (01/10/2024 - 01/10/2024)
AVALIAÇÃO FINAL (01/10/2024 - 01/10/2024)
Frequências da Turma

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