Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Aulas expositivas dialogadas, aulas com metodologia ativa de ensino, exercícios (problemas), aulas práticas com metodologias utilizadas na pesquisa básica e aplicada; e discussões de práticas desenvolvidas e adaptadas ao ensino médio. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Serão aplicadas ao todo 3 avaliações. A primeira avaliação consistirá de notas aplicadas a questões respondidas baseadas na leitura de artigos específicos ou atividades específicas relacionados aos temas da disciplina e discussões que serão feitas em sala de aula. Ao todo serão 4 textos, que serão disponibilizados e discutidos em sala, e um google forms será associado a cada texto a cada semana de aula para que os alunos individualmente respondam as questões para serem avaliados quanto ao seu rendimento nas aulas. Os alunos terão as duas menores notas excluídas (sejam elas por baixo rendimento, ou por não ter realizado a atividade). Cada atividade avaliativa estará associada a um dia de aula específico. A segunda avaliação consistirá em uma resenha crítica de um livro que será indicado e disponibilizado no primeiro dia de aula. A resenha deverá ser entregue via SIGAA, impreterivelmente na data estipulada. Deve constar de ao menos 4 (quatro) páginas digitadas, fonte Times New Roman, espaçamento simples entre linhas, tamanho da fonte 12, margens normais (superior e inferior 2,5 cm, esquerda e direita 3,0 cm). O não cumprimento da formatação indicada contará negativamente na avaliação. O aluno poderá fazer uso de referências a artigos científicos e deverá seguir as normas da ABNT para formatação dos mesmos. As referências não somarão ao número de páginas mínimo para a resenha. A terceira avaliação consistirá na apresentação de um seminário individual, com datas previamente divulgadas no primeiro dia de aula. O aluno será responsável por escolher o tema a ser trabalho, com apresentação de um artigo por ele(a) escolhido, com data de publicação atual (pelo menos a partir do ano de 2022, ou seja, serão aceitos somente artigos dos anos 2022, 2023 e 2024). Os artigos devem ser preferencialmente na língua inglesa. A nota será baseada na atualidade de escolha do artigo/tema, na apresentação e postura, na qualidade didática da apresentação e da montagem dos slides, na descrição correta do artigo apresentado (seguindo normas da ABNT para referências), na utilização correta de referências a figuras, artigos e conteúdos dentro dos slides, e no uso correto da língua portuguesa (na escrita e fala), e adequação ao tempo de apresentação (mínimo 10 minutos de apresentação, máximo 15 minutos). A realização de avaliação de segunda chamada será apenas mediante a apresentação de documentação seguindo a Resolução nº043/95, art 4º Não serão permitidas capturas de imagens (vídeos e fotos) e áudios durante as aulas. Média final = [Avaliação I (média das avaliações ? 2 menores notas) + Avaliação II Resenha Crítica + Avaliação III Seminário Individual] / 3 Obs. Toda comunicação fora do horário de aula dos alunos com o professor e professor com alunos deve ser feita pelo sistema oficial da universidade (SIGAA) ou email.
|
Horário de atendimento:
| |
Bibliografia:
| BÁSICAS BRUNO, A. N. et al. Biotecnologia I: princípios e métodos. Porto Alegre: Artmed, 2014. 244p. (Tekne). BRUNO, A. N. (Org.). Biotecnologia II: aplicações e tecnologias. Porto Alegre: Artmed, 2017. LIMA, N. e MOTA M. Biotecnologia: Fundamentos e Aplicações. Lisboa: Lidel, 2003. MALAJOVICH M. A. Biotecnología. Segunda Edição, atualizada. Rio de Janeiro, 2016. e-book. Complementar: CLARK, D. P.; PAZDERNIK, N. J. Biotechnology. Academic Cell Update. Elsevier, 2012 PIMENTA, C. A. M.; LIMA, J. M. Genética Aplicada à Biotecnologia. São Paulo: Érica, 2015. RENNEBERG, R.; BERKLING, V.; LOROCH, V. Biotechnology for Beginners. Second Edition. Academic Press. 2016. 464 p. SAGRILLO, F. S.; DIAS, F. R. F.; TOLENTINO, N. M. C.; OLIVEIRA, V. G. Processos produtivos em biotecnologia. São Paulo: Érica, 2015. THIEMAN, W. J. e PALLADINO, M. A. Introduction to Biotechnology. 3ª Ed. Person Education, 2013. Artigos atuais que serão disponibilizados no SIGAA.
|