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CLP/CEAD066 - SEMINÁRIO INTEGRADOR DE CURSO FINAL - Turma: 44A (2024.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (17/08/2024 - 06/09/2024)

 

 

Parte I – O perfil do professor especialista em Atendimento Educacional Especializado

 

Parte II - Sala de recursos multifuncionais - O espaço físico, mobiliários, materiais didáticos, recursos pedagógicos e de acessibilidade,e equipamentos específicos.

 

 

 

 

 

Caro(a) aluno(a),

 

Estamos chegando ao final de nosso curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado – Educação Infantil e Alfabetização e Atendimento Educacional Especializado no  Ensino Superior, por meio da disciplina Seminário Integrador do Curso Final. Esperamos contribuir para que você tenha adquirido conhecimentos significativos ao longo desse processo. Nesta etapa estaremos juntos relembrando aspectos importantes da formação para sua atuação. Acesse o material disponibilizado, participe das discussões e realize as leituras e a atividade proposta.

Será um momento de muitas trocas e aprendizados!

No percurso da disciplina você contará com o apoio das professoras

Carla Andréa e Dilma Andrade

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

 

Carla Andréa é Psicóloga, Mestre em Educação pela UFPI, Doutora em Educação: Psicologia da Educação. atualmente compõe a coordenação do Núcleo de Acessibilidade da UFPI – NAU do Campus Amílcar Ferreira Sobral- CAFS em Floriano. Atua na coordenação do Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado do CEAD -UFPI. É professora efetiva do curso de Pedagogia do CAFS. E pesquisadora membro do NEPSH- Núcleo de Estudos e Pesquisas Histórico-Críticas em Educação e Formação Humana.

Saiba mais no currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5881902688945746

                                                                       

 Dilma Andrade é Pedagoga, Mestre em Educação pela UFPI, atualmente compõe a coordenação do Núcleo de Acessibilidade da UFPI – NAU e átua como Coordenadora adjunta do Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado do CEAD -UFPI. Já atuou como professora formadora nas áreas de Educação Inclusiva e como  Assessora Técnico Pedagógica para Captação, elaboração e gerenciamento de projetos socioeducativos.Integra o Núcleo de Estudos em Educação Especial e Inclusiva (NEESPI), o Núcleo de Pesquisas e Estudos em “Educação, Gênero e Cidadania” (NEPEGECI) e o Observatório das Juventudes e violências na Escola - OBJUVE, todos na UFPI. É deficiente visual e ativista na luta dos Direitos da pessoa com deficiência. É colaboradora do Projeto Mulheres de Visão.

Saiba mais no currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0253896232475835

 

   Plano SEM. INT. FINAL.doc 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (17/08/2024 - 06/09/2024)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (17/08/2024 - 06/09/2024)

UNIDADE I - PERFIL DO PROFESSOR  ESPECIALISTA  EM AEE

A dinâmica de atuação do professor de AEE e o papel de articulador inspirado no ensino colaborativo.

As habilidades necessárias para atuar como professor de    AEE.

Orientar o estudante sobre o processo de implantação e organização da sala de recursos multifuncionais para o Atendimento Educacional Especializado;

Contribuir para que os estudantes adquiram as habilidades necessárias para atuar como professor de AEE.

Compreender a dinâmica de atuação do professor de AEE entendendo o papel de articulador inspirado no ensino colaborativo.

CONHEÇA MAIS SOBRE O AEE

 

Assista o vídeo: Educação Inclusiva - Os profissionais de AEE.

https://youtu.be/fEc3Lb_-Oeo?si=ll1FUD8td53-ZloZ 

Você sabia que A primeira versão do Viver sem Limite foi lançada em 2011, por meio do Decreto nº 7.612/2011. Com a retomada de ações, doze anos depois, o Novo Viver sem Limite reafirma o compromisso do Governo Federal em promover os direitos das pessoas com deficiência, por intermédio de uma política que foi aperfeiçoada e está sendo ampliada.

O Plano Nacional, à época, era integrado por 15 órgãos federais e foi estruturado nos seguintes eixos de atuação: acesso à educação; atenção à saúde; inclusão social; e acessibilidade.

Entre as metas alcançadas na primeira versão, destacam-se: a ampliação de salas de recursos multifuncionais na rede pública de ensino, a aquisição de 678 ônibus acessíveis, a desoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos de pessoas com deficiência, e a implantação de protocolos médicos para a identificação de deficiências e atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).

O programa destinou também recursos para que 55 universidades federais se adaptassem a receber estudantes com deficiência e permitiu, por meio de pactuação, a abertura de cursos de Letras – Língua Brasileira de Sinais (Libras) em todos os estados e no Distrito Federal.

Conheça mais sobre o  NOVO VIVER SEM LIMITES que tem a previsão de implantar 38,000 salas de recursos multifuncionais em todo Brasil.  acesse

CartilhaNovoViverSemLimite.pdf ( www.gov.br  )

 

Ao final desta Unidade espera-se que os estudantes tenham se apropriado das habilidades e informações necessárias para sua atuação .

AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (17/08/2024 - 06/09/2024)
SEGUNDA CHAMADA (17/08/2024 - 06/09/2024)
AVALIAÇÃO FINAL (17/08/2024 - 06/09/2024)
Frequências da Turma

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Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
2 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
3 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
4 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
5 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
6 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
7 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
8 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
9 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
10 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
11 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
12 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
13 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
14 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
15 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
16 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
17 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
18 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
19 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
20 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
21 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
22 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
23 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
24 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
25 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
26 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
27 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
28 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
29 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
30 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
31 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
32 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
33 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
34 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
35 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
36 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
37 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
38 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
39 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
40 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
41 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
42 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
43 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
44 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO

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