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PPGSF044 - SAÚDE DA FAMÍLIA - Turma: 01 (2024.2)

Tópicos Aulas
Reconhecer a organização do processo de trabalho na atenção integral das famílias, sua relação com os diferentes modelos técnicos-assistenciais, considerando as linhas do cuidado no contexto das redes de atenção. (23/08/2024 - 23/08/2024)

Data: 01/08/2024 - Turno: Manhã

8h - 8h30 - Acolhida aos Mestrandos. Apresentação da disciplina. Elaboração do Contrato de Convivência.

8h30 - 10h30 - Abertura do Grupo Tutorial: E, agora equipe de saúde, que caminhos seguir?

10h30 - 10h45 Intervalo

10h45 - 12h00 Juri simulado – Parte 1

 

Turno: Tarde

14h00 - 16h00 Juri simulado – Parte 2

16h00 - 16h15 Intervalo

16h15 - 17h15 Juri simulado – Parte 2 (continuação)

17:15 – 18:00 Síntese e encerramento

 


   Caderno aluno 26 07 24.pdf 
Aplicar as diretrizes e os dispositivos da Política Nacional de Humanização, incentivando a participação do indivíduo, família e comunidade nos territórios para a definição do plano de cuidado. (30/08/2024 - 30/08/2024)

Data: 02/08/2024 Turno: Manhã

8h - 8h30 - Acolhida aos Mestrandos

8h30 - 08h45 Narrativa – Explicação

8h45 – 9h15 Narrativa – Parte 1

9h15-10h15 Narrativa – Parte 2

10h15-10h30 Intervalo

10h30 -12h00 Narrativa – Parte 3

 

Objetivo: Compreender o conceito de família, as diversas configurações e suas práticas de cuidado, considerando a equidade em saúde

Turno: Tarde

14h00 - 15h00 Mini-exposição (conceitos de famílias)

15h00 - 15h45 Debate

15h45 – 16h00 Intervalo

16h00 - 17h30 Orientação da atividade de dispersão: Prática na Comunidade I - Escolha da família e aplicação das escalas de vulnerabilidades

17h30 - 18h00 Encerramento e avaliação do primeiro encontro

Conhecer as competências colaborativas para o trabalho interprofissional. (13/09/2024 - 13/09/2024)

Data: 22/08/2024 - Turno: Manhã

8h - 8h15 - Acolhida aos Mestrandos

8h15 - 10h30 Fechamento do GT

10h30 - 10h45 Intervalo

10h45 - 12h00 Discussão compartilhada da Prática na Comunidade I

Turno: Tarde

14h00 – 14h30 Tempestade de Ideias: Práticas Colaborativas

14h30 - 15h30 Mini-Exposição: Competências Colaborativas

15h30 - 15h45 Intervalo

15h45 - 16:30h Treinamento de habilidades de Comunicação

16h30-17h50 Roda de conversa e Dramatização

17h50-18h00 Encerramento e avaliação


Utilizar ferramentas de abordagem familiar e comunitária + Utilizar técnicas de comunicação para o trabalho em equipe, comunidade, famílias e pessoas. (20/09/2024 - 20/09/2024)

Data: 23/08/24 Turno: Manhã 

8h - 8h15 - Acolhida aos Mestrandos

8h15 - 10h45 Quebra-cabeça sobre ferramentas de abordagem familiar

10h45 - 11h00 Intervalo

11h00 - 12h00 Treinamento de Habilidades sobre ferramentas de abordagem familiar

Turno: Tarde

14h00 - 16h00 Apresentação das atividades - Treinamento de Habilidades sobre ferramentas de abordagem familiar

16h00 - 16h15 Intervalo

16h15 - 17h30 Orientação da atividade de Dispersão - Prática na Comunidade II - Plano de Cuidado Integral

17h30 - 18h00 Encerramento e avaliação do segundo encontro

Elaborar plano de cuidado, considerando as necessidades dos diferentes ciclos de vida na concepção da clínica ampliada, trabalho interprofissional, contemplando itinerários terapêuticos, tecnologias de cuidado com foco nas populações vulnerabilizadas. (27/09/2024 - 27/09/2024)

Data: 05/09/24 Turno: Manhã

8h - 8h15 - Acolhida aos Mestrandos

8h15 - 10h00 Apresentação Grupo 1 - Prática na Comunidade II

10h00 - 10h15 Intervalo

10h15 - 12h00 Apresentação Grupo 2 - Prática na Comunidade II

 

Turno: Tarde

14h00 - 15h30 Apresentação Grupo 3 - Prática na Comunidade II

15h30 - 15h45 Intervalo

15h45 - 17h30 Apresentação Grupo 4 - Prática na Comunidade II

17h30 - 18h00 Fechamento e Avaliação das apresentações

Elaborar plano de cuidado, considerando as necessidades dos diferentes ciclos de vida na concepção da clínica ampliada, trabalho interprofissional, contemplando itinerários terapêuticos, tecnologias de cuidado com foco nas populações vulnerabilizadas. (04/10/2024 - 04/10/2024)

Data: 06/09/24 Turno: Manhã

8h - 8h15 - Acolhida aos Mestrandos

8h15 - 12h00 Mesa redonda - Reconstrução da APS


Turno: Tarde

14h00 - 16h00 Mural dos Afetos

16h00 - 16h15 Intervalo

16h15 - 18h00 Encerramento e avaliação da disciplina

Frequências da Turma

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Notas da Turma

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Modelos Técnicos-Assistenciais e organização do processo de trabalho na atenção básica. Diretrizes e princípios da Política Nacional de Humanização. Integralidade, relação entre ESF e Rede de Atenção à Saúde. Trabalho em equipe e interprofissional. Linhas do cuidado segundo os ciclos de vida. Resolubilidade da atenção básica e itinerários terapêuticos. Família e relações familiares. Tecnologias e cuidados básicos de saúde. Ferramentas de abordagem familiar e comunitária. Planos de cuidados para os ciclos de vida na concepção da clínica ampliada. Participação do indivíduo e da família na definição do plano de cuidado.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: No desenvolvimento dos objetivos de aprendizagem serão trabalhadas as estratégias educacionais: Grupo Tutorial, Juri simulado, Narrativa, Mini-exposição, Práticas na Comunidade,Tempestade de Ideias, Treinamentos de habilidades, Roda de conversa, Dramatização, Quebra-cabeça, Mesa redonda e Mural dos Afetos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação dos mestrandos é prioritariamente formativa, com foco no processo de desenvolvimento de competência para atuar na Estratégia Saúde da Família, conforme matriz que orienta o currículo e inclui também a dimensão somativa. Ao finalizar as atividades educacionais correspondentes a cada um dos objetivos específicos de uma disciplina, o docente responsável deve realizar a avaliação do processo de ensino aprendizagem dos mestrandos em duas dimensões:
1ª. Frequência (75%) e participação nas atividades previstas para a disciplina.
2ª. Desempenho: escala de 0 (zero) a 10 (dez), com mínimo de nota 7,0 (sete) nas avaliações das estratégias educacionais desenvolvidas.
A avaliação de desempenho envolverá uma série de produtos elaborados pelos mestrandos a partir e durante o desenvolvimento das estratégias educacionais da disciplina. A seguir listamos as estratégias educacionais que serão avaliadas com seus respectivos produtos:
● Grupo Tutorial - um relatório síntese do GT e o instrumento de avaliação - 2,0 pontos.
(Anexo A);
● Relatório Prática na Comunidade 1 - 2,0 pontos
● Relatório (3,0) e apresentação (1,0) Prática na Comunidade 2 - 4,0
● Autoavaliação (I) - 1,0 ponto (Anexo B)
● Participação demais atividades - Júri simulado, narrativa, treinamento de habilidades(J) - 1,0 Pontos (somente a presença não garante a pontuação por turno, mas também será avaliado o envolvimento e participação).
OBS - somente a presença não garante a pontuação por turno, mas também será avaliado
o envolvimento e participação.
Horário de atendimento: Quinta-feira (manhã e tarde) e Sexta-feira (manhã e tarde)
Bibliografia: COSTA, J. P. D. C. Equipes de saúde da família inconsistidas e impacto nos indicadores do Programa Previne Brasil relacionados ao pré-natal no território do Distrito Federal no primeiro quadrimestre de 2021. Brazilian Journal of Health Review, v.5, n.1, p. 3189-3201 jan./fev. 2022. Disponível em:
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/44227/pdf

GIOVANELLA, L. Atenção Primária à Saúde seletiva ou abrangente? Cad. Saúde Pública[online]. 2008, vol.24, suppl.1, p. s21-s23. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2008001300005

MENDES, K. M. C.; CARNUT, Leonardo; GUERRA, L. D. S. Cenários de práticas na Atenção Primária à Saúde no Sistema Único de Saúde e a neoseletividade induzida pelo “Programa Previne Brasil”. J Manag Prim Health Care,14:e002, 2022. Disponível em:https://jmphc.emnuvens.com.br/jmphc/article/view/1186/1077.

PEREIRA, M. J. B.; BAVA, M. C. C.; SANTOS, J. S. et al. Atributos essenciais da atenção primária à saúde: comparação do desempenho entre unidades de saúde tradicionais e unidades da estratégia de saúde da família. In: Associação Latino Americana de Análise de Sistemas de Saúde. 10p. 2013. Disponível em: https://acrobat.adobe.com/id/urn:aaid:sc:US:ed6f34ff- 6b4b-4c65-8b36-bdbc62017a0d.

SANTOS, N. C. C. B.; VAZ, E. M. C.; NOGUEIRA, J. A.; TOSO, B. R. G. O.; COLLET, N.; REICHERT, A. P. S. Presença e extensão dos atributos de atenção primária à saúde da criança em distintos modelos de cuidado. Cad. Saúde Pública 2018; v. 34, n. 1, e00014216, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0102-311x00014216.

TESSER, C. Acesso e Acolhimento as demandas dos usuários na APS. Texto apresentado no Seminário preparatório do ABRASCÃO 2018, UFSC, 2018.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. HumanizaSUS: Política Nacional de Humanização: a humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS / Ministério da Saúde, Secretaria Executiva, Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização - Brasília: Ministério da Saúde, 2004. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/humanizasus_2004.pdf.Acesso em: 02 jul 2024.

______. Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde. Dicas em saúde: Acolhimento. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/8thwsNytgVR5RrVgnbZrHmR/#. Acesso em: 02 jul 2024.

MELO, M. V. DA S. et al.. Acolhimento na Estratégia Saúde da Família: análise de sua implantação em município de grande porte do nordeste brasileiro. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 26, p. e220358, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/physis/a/mbGRR3mrkpFTzbYHKHB8rDL/?lang=pt#. Acesso em: 02 jul
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TRAD, L. A. B.; ESPERIDIÃO, M. A.. Sentidos e práticas da humanização na Estratégia de Saúde da Família: a visão de usuários em seis municípios do Nordeste. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v.20, n. 4, p. 1099–1117, dez. 2010. Disponível em:https://www.scielo.br/j/physis/a/mbGRR3mrkpFTzbYHKHB8rDL/?lang=pt#. Acesso em: 02 jul 2024.

COSTA, E. L. P. Os diversos modelos de família no brasil e suas diferenciações. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 9, n. 5, p. 2356–2374, 2023. DOI:10.51891/rease.v9i5.9986. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/9986. Acesso em: 13 jun. 2024.

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2022.

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SÁ, D. M. B. de. Aprendizagem Cooperativa - Aplicação dos métodos Jigsaw e Graffiti Cooperativo com mestrandos do 5o ano de escolaridade. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências) – Instituto Politécnico de Bragança: Escola Superior de Educação, Bragança, 2015. Disponível em: https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/11753/1/Dora%2c%20dissertação.pdf. Acesso em:
20 jun. 2024

Nunes, M. R. P. T. M; Ribeiro, M. T. A. M. Planejamento, monitoramento e avaliação da atenção domiciliar Nunes Marco Túlio Aguiar Mourão Ribeiro. In: Savassi, L. C. M. et al. Tratado de atenção domiciliar. Santana de Parnaíba: Manole, 2022. seção 2, Capítulo 4, p. 136-147.

Peduzzi M, Norman IJ, Germani ACCG, Silva JAM, Souza GC. Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários. Rev Esc Enferm USP. 2013;47(4):977-83. Disponível em:https://www.scielo.br/j/reeusp/a/JwHsjBzBgrs9BCLXr856tzD/abstract/?lang=pt

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Reeves S. Why we need interprofessional education to improve the delivery of safe and effective care. Interface (Botucatu) [Internet]. 2016. Jan, v. 20, n. 56, p. 185–97. Disponível em:https://doi.org/10.1590/1807-57622014.0092

FATARELI, E. F., FERREIRA, L. N. de A., FERREIRA, J. Q., QUEIROZ, S. L. Método Cooperativo de
Aprendizagem Jigsaw no Ensino de Cinética Química. Rev. Química Nova na Escola. v. 32. no 3., p.161-168, agosto 2010. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc32_3/05-RSA-7309_novo.pdf. Acesso em: 20 jun. 2024.

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NASCIMENTO, L. C.; ROCHA, S. M. M.; HAYES, V. E.. Contribuições do genograma e do ecomapa para o estudo de famílias em enfermagem pediátrica. Texto & Contexto - Enfermagem, v. 14, n.2, p. 280–286, abr. 2005.

LIMA, Bárbara Patrícia da Silva. Projeto Terapêutico Singular: modelo simplificado. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599920.

BISPO, José Patrício; ALMEIDA, Erika Rodrigues de. Equipes multiprofissionais (eMulti):potencialidades e desafios para a ampliação da atenção primária à saúde no Brasil. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 39, n. 10, e00120123, 2024. Disponível em:https://doi.org/10.1590/0102-311XPT120123. Acesso em: 20 jun. 2024.

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 3.493, de 10 de abril de 2024. Altera a Portaria de Consolidação GM/MS nº 6, de 28 de setembro de 2017, para instituir nova metodologia de cofinanciamento federal do Piso de Atenção Primária à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 abr. 2024. Disponível em:https://in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-gm/ms-n-3.493-de-10-de-abril-de-2024-553573811.Acesso em: 20 jun. 2024.

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 635, de 22 de maio de 2023. Institui, define e cria incentivo financeiro federal de implantação, custeio e desempenho para as modalidades de equipes multi-profissionais na Atenção Primária à Saúde. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 22 maio 2023.Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-gm/ms-n-635-de-22-de-maio-de-2023-484773799. Acesso em: 20 jun. 2024.

Brasil. Lei nº 14.572, de 08 de maio de 2023. Institui a Política Nacional de Saúde Bucal no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e altera a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, para incluir a saúde bucal no campo de atuação do SUS. Disponível em:https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2023/lei/l14572.htm. Acesso em: 20 jun.2024.

MENDONÇA, Fernanda de Freitas et al. As mudanças na política de atenção primária e a (in)sustentabilidade da Estratégia Saúde da Família. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 47, n. 137, pp. 13-30, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0103-1104202313701. Acesso em: 20 jun.2024.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
23/08/2024
23/08/2024
Reconhecer a organização do processo de trabalho na atenção integral das famílias, sua relação com os diferentes modelos técnicos-assistenciais, considerando as linhas do cuidado no contexto das redes de atenção.
30/08/2024
30/08/2024
Aplicar as diretrizes e os dispositivos da Política Nacional de Humanização, incentivando a participação do indivíduo, família e comunidade nos territórios para a definição do plano de cuidado.
13/09/2024
13/09/2024
Conhecer as competências colaborativas para o trabalho interprofissional.
20/09/2024
20/09/2024
Utilizar ferramentas de abordagem familiar e comunitária + Utilizar técnicas de comunicação para o trabalho em equipe, comunidade, famílias e pessoas.
27/09/2024
27/09/2024
Elaborar plano de cuidado, considerando as necessidades dos diferentes ciclos de vida na concepção da clínica ampliada, trabalho interprofissional, contemplando itinerários terapêuticos, tecnologias de cuidado com foco nas populações vulnerabilizadas.
04/10/2024
04/10/2024
Elaborar plano de cuidado, considerando as necessidades dos diferentes ciclos de vida na concepção da clínica ampliada, trabalho interprofissional, contemplando itinerários terapêuticos, tecnologias de cuidado com foco nas populações vulnerabilizadas.
Avaliações
Data Descrição
23/08/2024 1ª Avaliação
13/09/2024 2ª Avaliação
20/09/2024 3ª Avaliação
04/10/2024 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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