Metodologia: |
A disciplina será desenvolvida por meio de uma abordagem teórico-prática, utilizando diversas estratégias pedagógicas. As aulas expositivas dialogadas apresentarão os conceitos teóricos da pesquisa-ação, promovendo interação e debate crítico entre os estudantes. Haverá a análise de casos práticos, em que os alunos poderão estudar projetos de pesquisa-ação nas áreas de Artes, Patrimônio e Museologia, identificando a aplicação da metodologia e discutindo os desafios enfrentados.
Os trabalhos em grupo serão uma parte fundamental, com os estudantes desenvolvendo projetos colaborativos que simulem todas as fases da pesquisa-ação, desde o planejamento até a reflexão. Além disso, as discussões e reflexões em sala permitirão que os alunos integrem os conhecimentos teóricos com suas experiências e as especificidades dos territórios base dos projetos. O acompanhamento e tutoria dos grupos será contínuo, com feedbacks detalhados sobre o andamento das atividades e orientações práticas.
Em termos de recursos didáticos, serão disponibilizados materiais de leitura como textos acadêmicos, artigos científicos e estudos de caso sobre pesquisa-ação. Além disso, recursos audiovisuais, como vídeos e documentários, serão utilizados para ilustrar a aplicação prática da pesquisa-ação, enriquecendo as discussões e o entendimento dos temas abordados.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
As avaliações serão realizadas de forma contínua durante o período de aulas, considerando a participação ativa dos estudantes nas atividades propostas, tanto individuais quanto em grupo. A disciplina será ministrada por dois professores, logo cada um defini sua forma de avaliar. É importante destacar que a câmera ligada durante as aulas é um requisito indispensável para a avaliação do discente, contando como nota na atribuição final das atividades, garantindo a interação e o engajamento necessários para o desenvolvimento da disciplina. |
Bibliografia:
| BÁSICA: Bibliografia: THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-ação. 18 ed. São Paulo: Cortez, 2011 BRANDÃO, Carlos Rodrigues; STRECK, Danilo Romeu (organizadores). Pesquisa Participante. O saber da partilha. SP: Ideias & Letras, 2006. http://revistamuseologiaepatrimonio.mast.br/index.php/ppgpmus/article/viewFile/49/38
Bibliografia: THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-ação. 18 ed. São Paulo: Cortez, 2011 BRANDÃO, Carlos Rodrigues; STRECK, Danilo Romeu (organizadores). Pesquisa Participante. O saber da partilha. SP: Ideias & Letras, 2006. http://revistamuseologiaepatrimonio.mast.br/index.php/ppgpmus/article/viewFile/49/38
COMPLEMENTAR LEITE, Ana Luiza; LEMOS, Dannyela da Cunha. Utilização da pesquisa-ação no campo das ciências sociais aplicadas. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), v. 28, n. 1, p. 64-91, 2022. THIOLLENT, Michel Jean Marie; COLETTE, Maria Madalena. Pesquisa-ação, universidade e sociedade. Revista Mbote, v. 1, n. 1, p. 042-066, 2020. SANTOS, Kathyana Vanessa Diniz et al. De bar em bar sem perder os sentidos:(re) formulando estratégias à luz da estética organizacional. 2022. MARINS, Simony Rodrigues et al. Empreendedorismo cultural como prática estética: uma etnografia estética do empreendedorismo musical em Salvador, Bahia. 2022. MERCALI, Gabriele Domeneghini. O saber-fazer dos profissionais das práticas integrativas e complementares à luz da teoria estética. 2023. MARINS, Simony Rodrigues; DAVEL, Eduardo Paes Barreto. Etnografia estética na pesquisa em estudos organizacionais: princípios, processos e desafios. Revista Brasileira de Estudos Organizacionais, v. 7, n. 3, p. 406-444, 2020. OLIVINDO, CELINA MARIA DE SOUZA et al. A GOURMETIZAÇÃO COMO PRÁTICA SOCIAL NO COMPLEXO TURÍSTICO EM BARRA GRANDE PIAUÍ BRASIL. Gestão & Regionalidade, v. 39, p. e20237938-e20237938, 2023. MOURA, Elton Oliveira de; BISPO, Marcelo de Souza. Sociomateriality: Theories, methodology, and practice. Canadian Journal of Administrative Sciences/Revue Canadienne des Sciences de l'Administration, set. 2019. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/cjas.1548. Acesso em: 19 abr. 2020.
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