ALFABETIZAÇÃO DA PESSOA COM BAIXA VISÃO
Fonte: https://www.tjdft.jus.br/acessibilidade/publicacoes/sementes-da-inclusao/como-se-referir-a-alguem-com-baixa-ou-nenhuma-visao
TEMA DA UNIDADE III: ALFABETIZAÇÃO DA PESSOA COM BAIXA VISÃO
3.1 Princípios norteadores da educação da pessoa com deficiência visual: individualização, concretização, ensino unificado e estímulo adicional;
3.2 Alfabetização da pessoa com baixa visão;
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- Identificar os princípios norteadores da educação da pessoa com deficiência visual: individualização, concretização, ensino unificado e estímulo adicional;
- Reconhecer as técnicas e recursos para a alfabetização da pessoa com baixa visão;
- Perceber os pré- requesitos para ensinar o Braille.
TEXTO BASE/ LIVRO
DREZZA, E. R. APOSTILA ALFABETIZAÇÃO ATRAVÉS DO SISTEMA BRAILLE. Fundação Dorina Nowill para cegos.
BRAGA, N. C.; MORRIS, J. E. Programa para desenvolver a eficiência no funcionamento visual: livro de informações sobre visão subnormal. Fundação para o livro do cego no Brasil, 1985.
CARVALHO, K. M. M. et. al. Visão subnormal: orientações ao professor do ensino regular. Campinas: UNICAMP, 1992.
HADDAD, M. A. O.; SAMPAIO, M. W.; JOSÉ, N. K. Auxílios para baixa visão. São Paulo: Lara Mara, 2001.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BATISTA, E. O processo de ajustamento à cegueira. São Paulo, apostila do curso de orientação e mobilidade, EPM/ MEC/ CENESP/ FLCB, 1975.
FUNDAÇÃO DORINA NOWILL. Disponível em: www.fundacaodorina.org.br
LIMA, E. C.; NASSIF, M. C. M.; FELIPPE, M. C. G. C. Convivendo com a baixa visão: da criança à pessoa idosa. São Paulo: Fundação Dorina Nowill para cegos, 2008.
MARTIN, M. B.; BUENO, S. T. Deficiência visual: aspectos psicoevolutivos e educacionais. São Paulo: Lvraria Santos Editora, 2003.
SAMPAIO, M. W. et al. Baixa visão e cegueira: os caminhos para reabilitação, a educação e a inclusão. Rio de Janeiro: Cultura Médica, 2010.
Que sem quaisquer custos você pode adotar medidas a partir de hoje em conteúdos digitais para facilitar a vida das pessoas com deficiência visual/baixa visão? Exemplo:
- não use fontes decoradas, rebuscadas ou com serifa (prolongamentos no fim das hastes dos caracteres). As fontes serifadas, são recursos estéticos que podem atrapalhar (e muito) a leitura por parte de pessoas com baixa visão, pois parecem estarem unidas. Nesse caso, é importante utilizar fontes como Arial, Verdana, Calibri ou Helvética;
- faça uso de maiúsculas apenas quando necessário. Textos escritos todo em maiúscula podem dificultar a visualização e leitura por usuários com baixa visão;
- procure evitar o uso de textos que aparecem todo em negrito ou itálico, pois podem dificultar a leitura de usuários com baixa visão;
- garanta um bom espaçamento entre as linhas do texto, garantindo a legibilidade do conteúdo;
- ofereça sempre uma boa relação de contraste entre texto e fundo. Uma dica que pode auxiliar é empregar letras claras em um fundo escuro ou letras escuras em um fundo claro;
- não use botões ou imagens com dimensões muito pequenas, pois podem ser de difícil identificação por pessoas que apresentam menor resíduo visual.
Fonte: https://www.goodbros.com.br/2020/08/11/baixa-visao-e-alta-curiosidade
A pessoa com baixa visão enxerga, porém com dificuldade, portanto a alfabetização pode exigir um tempo maior, e certamente com material adaptado, pois sua perda visual não pode ser corrigida mediante a utilização de óculos convencionais, lentes de contato, medicação ou realização de cirurgia, sendo necessário um suporte adicional para a efetivação de atividades que dependem da visão.
Nesta unidade você pode aprender a importância da inclusão e da cidadania da pessoa com DV; pode perceber os fundamentos da alfabetização, as noções de símbolos, questões sensoriais, que são de extrema importância, e os quatro pilares da alfabetização da pessoa com baixa visão: cognição, área motora, sensorial e sócio-afetiva. Viu também os princípios norteadores da alfabetização: individualização, concretização, ensino unificado, estímulo adicional e auto-atividade. Nesta unidade foram estudadas também as habilidades desenvolvidas com uso de objetos que são: as habilidades manipuladoras; capacidades cognitivas e capacidades sensoriais.
FÓRUM II
Período de Habilitação:
01/08/2024 às 00:00
a
17/08/2024 às 23:59