Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Supervisão em profundidade, a partir da Gestalt-terapia e do método fenomenológico. Os estagiários apresentam, um a um, seus casos, trazem dúvidas e dialogamos a partir da teoria, a respeito do andamento de cada processo. Um grupo de 6 alunos será supervisionado em uma semana e o outro grupo, com 5 alunos, na semana seguinte. Sendo assim, as supervisões dos casos acontecerão quinzenalmente, contudo, os encontros permanecerão semanais para toda a turma.
|
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Avaliação Processual
As notas serão um somatório dos seguintes aspectos:
1ª, 2ª e 3ªs notas: Desempenho + Diários
Desempenho nas atividades práticas: 10
Supervisões (assiduidade, pontualidade, comprometimento, postura ética, detalhamento das sínteses, respeito aos colegas e cumprimento das normas do SEP)
Atendimentos (percepção da problemática do cliente, qualidade das intervenções, aplicação da GT clínica, atitude/ maturidade do psicoterapeuta, compromisso com o estágio, qualidade de relacionamento no grupo de supervisão)
Diários de afetações semanais 10
4ª nota: Relatório de Estágio 10
|
Horário de atendimento:
| 2ª feira (14h às 18h) |
Bibliografia:
| PERLS, F. S. A Abordagem GT e Testemunha Ocular da Terapia, Summus Editorial, 1975. _______, Gestalt-Terapia Explicada, Summus Editorial, 1977. _______, Escarafunchando Fritz, Dentro e Fora da Lata de Lixo, Summus Editorial, 1979. PIMENTEL, Adelma, Psicodiagnóstico em Gestalt-Terapia, Summus Editorial, 2003. RIBEIRO, Jorge Ponciano , Gestalt-Terapia Refazendo o Caminho; Summus Editorial, 1985. _______, O Ciclo de Contato , Summus Editorial, 2007. _______, Vade Mecum da Gestalt Terapia, Summus Editorial, 2006. YONTEF, G. Processo, Diálogo e Awareness, Summus Editorial, 2006.
|