Metodologia: |
As estratégias de ensino utilizadas nesta disciplina aplicadas serão desenvolvidas por meio do ensino remoto. A disciplina será realizada de forma síncrona e assíncrona. Serão realizados debates, fóruns, relatórios, análise de material audiovisual, produção de vídeos, produção de material didático para postagem em redes sociais, estudos de casos e seminários. Para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem das aulas serão utilizados recursos audiovisuais, como vídeos, vídeo-aulas , filmes, textos e livros. A utilização destes recursos terá como objetivo favorecer a participação ativa dos alunos no desenvolvimento de cada tema abordado. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Esta disciplina será avaliada por meio de avaliações divididas em quatro tópicos, cada qual valendo 10 pontos : 1. Atividades individuais / ou grupo. (10) que podem ser: Enviode vídeos com a avaliação de tônus , Envio de textos com a descrição das posturas, Construição de HMA/HMP de crianças com Paralisia Braquial Perinatal; Mielomeningocele; PC ; Paralisia Braquial Perinatal, e construção de tratamentos para estas crianças
3. Prova Prática (10)- A p´rova prática sera realizada individualmente. O aluno sorteará duas questoes. As questões podem ter o valor de 0, 1,5, 2,5 e 5. As questoes saõ relacionadas ao roterio das aulas práticas. 4. Prova teórica (10)- Serão realizadas duas provas
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Bibliografia:
| BÁSICA: 1- CASTILHO-WEWINERT, L.V, FORTI-BELLANI, C.C, Fisioterapia em Neuropediatria. Curitiba, OMNIPAX, 2009 ACESSO : http://omnipax.com.br/livros/2011/FNP/FNP-livro.pdf
2- Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil / Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2002.: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/crescimento_desenvolvimento.pdf
COMPLEMENTAR: 1- DOUGLAS, C.R. Tratado de Fisiologia em Fisioterapia. 2.ed. São Paulo: Tecmedd, 2004. 2- PANNUS, P.C; JOBST, E.E; TINSLEY, S.L; et al. Farmacologia para fisioterapeutas. Porto Alegre: Mc Graw Hill, 2011. 3- SILVA, L. R. Diagnóstico em pediatria. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009. 4- COLE, M.; COLE, S.R. O desenvolvimento da criança e do adolescente. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, 2003. 5- TECKLIN, S. Fisioterapia Pediátrica. Artmed, 2002. 6- SARMENTO, G. J. V. Fisioterapia respiratória em pediatria e neonatologia. São Paulo: Manole, 2009. 7- LOPEZ, F. A; CAMPOS JR, D. Tratado de pediatria. 2 ed. São Paulo: Manole, 2009. 8- MOURA-RIBEIRO, M. V.; GONÇALVES, V. M. G. (Colab.). Neurologia do desenvolvimento da criança. 2.ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2010. 9- KOPCZYNSKI, M C. (Coord). Fisioterapia em Neurologia . são Paulo. Editora Manole, 2012.(Doencas Neuromusculares- SNP) 10- LEVY, J. A., OLIVEIRA, A. S. B. Reabilitação em doenças neurológicas_ guia terapêutico pratico. São Paulo: Atheneu, 2003.(Doencas neuromusculares- SNP)
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