Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
METODOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM Como eixo metodológico para o desenvolvimento desse trabalho tem-se como pressuposto que o conhecimento se constrói pela interação sujeito/objeto. Consideramos o aluno, não como um receptor passivo de informações, mas como um sujeito capaz de se apropriar do conhecimento de forma inovadora. Os temas trabalhados, por si só, provocam debates e discussões, pois são polêmicos e atuais. A possibilidade de mudança do paradigma biológico promove debates intensos, sendo assunto dos principais artigos científicos. Posto isso, o curso será expositivo, ilustrado, dinâmico e se dará em 60 horas, seguindo a programação apresentada no item anterior. As aulas teóricas serão expositivas com o uso dos mais modernos recursos audiovisuais, como data show e vídeos didáticos, com discussão em classe sobre bibliografia previamente informada e estudada. As aulas práticas serão com apresentação de animações digitais didáticas, além de exercícios práticos de sistemática.
Atividades discentes: Participação nas aulas teóricas, práticas, seminários e nas discussões; apresentação de relatório de aula prática (exercícios), resenhas de artigos científicos, dissertações e teses, e avaliações. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
FORMAS E MOMENTOS DE AVALIAÇÃO: As avaliações constarão de duas provas escritas, abrangendo toda a matéria, na metade e no final do curso (teóricas), resenhas de artigos científicos, dissertações e teses, além de relatórios de aulas práticas e seminário.
Média Final: P1 + P2 + S + R --------- 2 ---------------------- 3 Onde: M = Média Semestral; P1 = primeira avaliação teórica; P2 = segunda avaliação teórica; RA = Resenha de artigo científico; S = seminário. |
Horário de atendimento:
| segunda-feira das 14 as 16h |
Bibliografia:
| Bibliografia Básica AMORIM, D.S. 1997. Elementos Básicos de Sistemática Filogenética, 2ª Edição. Holos, Editora e Sociedade Brasileira de Entomologia, Ribeirão Preto. 154p. FUTUYMA, D.J. 2002. Biologia Evolutiva. 3 ed. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Genética, 631p. PAPAVERO, N. (Organizador), 1994. Fundamentos Práticos de Taxonomia Zoológica: Coleções, Bibliografia, Nomenclatura. Editora UNESP - FAPESP, São Paulo.
Bibliografia Complementar DARWIN, C. 1859 (2004). A origem das espécies. Editora Martin Claret, São Paulo. DAWKINS, R. 1998. A escalada do monte improvável: uma defesa da teoria da evolução. Companhia das Letras, São Paulo. FERREIRA, R. 1990. Bates, Darwin, Wallace e a teoria da evolução. Edusp, São Paulo. GOULD, S.J. 1980 (1989). O polegar do panda. Editora Martins Fontes, São Paulo. MAYR, E. 1982 (1998). O desenvolvimento do pensamento biológico. Editora da Universidade de Brasília, Brasília. MAYR, E. 1991 (2006). Uma ampla discussão: Charles Darwin e a gênese do moderno pensamento evolucionário. Funpec editora, Ribeirão Preto. POPPER, K. 1976 (1977). Autobiografia intelectual. Editora Cultrix, Universidade de São Paulo. RIDLEY, Mark. 2006. Evolucao. 3. ed. Porto Alegre: Artmed. 752p. TORT, P. 2004. Darwin e a ciência da evolução. Editora Objetiva, Rio de Janeiro. |