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CLP/CEAD026 - PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR - Turma: 7A (2024.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (05/06/2024 - 20/09/2024)

APRESENTAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA 

Representação Geral da Disciplina

Disponível em: https://playmove.azurewebsites.net/equidade-e-acessibilidade-na-educacao/

 

Caro(a) aluno(a),

Na disciplina “Público da Educação Especial no Ensino Superior” serão abordados aspectos importantes sobre a inclusão neste nível de Ensino, de modo a contribuir com o aprofundamento profissional de professores, profissionais da educação e demais pessoas interessadas nos processos de desenvolvimento e inclusão escolar de estudantes público-alvo da educação especial - PAEE (com deficiência, com Transtorno do Espectro Autista-TEA e Altas habilidades/Superdotação), a partir de aulas dialogadas e expositivas, leitura de materiais base e complementares com discussões atualizadas sobre o tema, vídeos complementares, cartilhas, dentre outros.

No percurso deste módulo buscaremos contribuir com conhecimentos sobre o Ensino Superior Brasileiro e a atuação dos Núcleos de Acessibilidade, de modo oferecer informações importantes para subsidiar a atuação profissional de professores e demais profissionais da educação na promoção da inclusão escolar e eliminação de barreiras e preconceitos. No decorrer da disciplina será aprimorado conceitos, metodologias, assim como oportunizado momentos de prática para aplicabilidade de conceitos e de metodologias discutidos no percurso das aulas, a partir da discussão sobre casos no contexto do Ensino Superior.

 É de fundamental importância que o/a estudante realize a leitura do material, acompanhe as aulas, participe dos momentos de interação e esclareça suas dúvidas para ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de ensino, aprendizagem e realização das atividades.

Que tenhamos momentos ricos de troca de saberes e de muita aprendizagem! Juntos somos mais fortes e juntos estamos nessa formação por uma educação inclusiva e de qualidade nos espaços educacionais.

Uma excelente trilha de aprendizagem!

Bons Estudos!

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina da Professora:

Profa. Me. Rafaella Santiago Sousa Freitas

 

CONHEÇA A PROFESSORA:

Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Piauí (2018), graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Piauí (2012) e Especialização em Gestão Social: políticas públicas, saúde e assistência social pela Faculdade Adelmar Rosado - FAR (2014). Atualmente é Assistente Social do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal do Piauí (NAU) e já atuou como coordenadora do NAU, membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial e Inclusiva (NEESPI) da UFPI, membro da Rede Piauiense de Leitura Inclusiva (Fundação Dorina Nowill) e atua no Projeto Mulheres de Visão (COMRADIO). Tem experiência Profissional no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) e Docência no Ensino Superior. Pesquisou em áreas como: Democracia Deliberativa (Orçamento Participativo), Governança urbana e participação popular, Saúde Mental (Substâncias psicoativas), relações familiares da pessoa idosa, educação na perspectiva inclusiva e inclusão no Ensino Superior.

 

Saiba mais no Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/8270105175388052  



   CRONOGRAMA TRILHA 2 RAFAELLA.docx 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (05/06/2024 - 20/09/2024)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (05/06/2024 - 20/09/2024)

Fonte: https://images.app.goo.gl/S8aWkaf3yXzqVnRb9

UNIDADE I: PANORAMA DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO E AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

1.1  Histórico do Ensino Superior brasileiro;

1.2  Inclusão e acessibilidade no ensino superior;

1.3  Marcos legais: o disposto nos artigos 3º e 5º da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988; a Lei Nº 9.394/1996; o Decreto nº 3.956/2001; a Lei Nº 10. 436/2002; a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva do Ministério da Educação (2008); o Decreto nº 6.949/2009; o Decreto Nº 7.234/2010; o Decreto Nº 7.611/2011; a Lei Nº 12.711/2012; a Lei nº 12.764/2012; a Lei Nº 13.146/2015, que Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência); a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015; a Lei Nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016, que altera a Lei Nº 12.711/2016, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino; a Lei Nº 14.723, de 13 de novembro de 2023, que altera a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre o programa especial para o acesso às instituições federais de educação superior e de ensino técnico de nível médio de estudantes pretos, pardos, indígenas e quilombolas e de pessoas com deficiência, bem como daqueles que tenham cursado integralmente o ensino médio ou fundamental em escola pública; Decreto Nº 11.793 de 23 de novembro de 2023, institui Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Novo Viver sem Limite; o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da instituição de Ensino Superior.

  • Analisar os marcos históricos e legais de construção e regulamentação do Ensino Superior brasileiro e as ações e as normatizações que balizam a educação especial na perspectiva inclusiva no Ensino Superior.

MATERIAL DA DISCIPLINA:

  • Plano da disciplina e Slides.

 

TEXTO BASE/LIVRO:

  • BERNARDO, Nairim. A história do Ensino Superior Brasileiro. 2022. Disponível em:

https://iqc.org.br/observatorio/artigos/educacao/a-historia-do-ensino-superior-brasileiro/ . Acesso em 13 dez. 2023.

 

MATERIAL COMPLEMENTAR: 

  • BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em:https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm . Acesso em 15 abr.  2024.
  • BRASIL. Lei Nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Disponível em:

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm . Acesso em 12 mar.  2024.

VÍDEOS:

Imagem 3: Campanha promovida pelo Senado Federal.

Fonte: https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2020/11/06/senado-faz-campanha-para-combater-o-capacitismo?utm_source=facebook

 

Agora a palavra CAPACITISMO aparece expressa na legislação brasileira. A partir da implementação do Decreto Nº 11.793, de 23 de novembro de 2023 que institui o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Novo Viver sem Limite. A Lei Brasileira de Inclusão (Lei Nº 13.146/2015-LBI) já previa o crime por discriminação em razão da deficiência no Artigo 88, mas a palavra “capacitismo” não estava presente oficialmente na legislação como vem expresso agora no Artigo 2º (Decreto Nº 11.793/2023), assim redigido:

 

Art. 2º São diretrizes do Novo Viver sem Limite:

 

I - o enfrentamento do capacitismo, do preconceito e da violência contra pessoas com deficiência;

Parágrafo único.  Para fins do disposto neste Decreto, entende-se por capacitismo qualquer diferenciação, exclusão ou restrição baseada em deficiência, com o propósito ou o efeito de impedir ou impossibilitar o reconhecimento, o desfrute ou o exercício, pelas pessoas com deficiência, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais nos âmbitos político, econômico, social, cultural, civil ou qualquer outro, nos termos do Artigo 2 da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, promulgada pelo Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009.

 

·         Acesso à normativa na íntegra: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2023/decreto/d11793.htm

Na Unidade I, nossa meta é que o/a estudante se aproprie dos marcos importantes na constituição do Ensino Superior brasileiro e compreenda as legislações basilares que regulamentam esse nível de ensino e que embasam a educação inclusiva. Além da compreensão das normativas e seus conceitos-chave, suas inovações e sua amplitude.

    
Inicia em 06/06/2024 às 0h 0 e finaliza em 03/07/2024 às 23h 59
UNIDADE II (05/06/2024 - 20/09/2024)

Fonte:https://images.app.goo.gl/dHnjbQ5h9ijiQW3K9

Tema da Unidade II: Núcleos de Acessibilidade e Atuação no Ensino Superior.

2.1  Trajetória do Programa Acessibilidade na Educação Superior (Programa Incluir/MEC);

2.2  Histórico dos Núcleos de Acessibilidade nas IES;

2.3  Atuação dos Núcleos de Acessibilidade e dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas NAPNE nas Instituições Federais de Ensino Superior - IFEs.

  • Compreender a importância do ensino colaborativo e dos Núcleos de Acessibilidade nas Instituições de Ensino Superior - IES;
  • Identificar a atuação dos Núcleos de Acessibilidade no Ensino Superior e utilização dos recursos de tecnologia assistiva, tutoria entre pares e adaptação/flexibilização curricular utilizados para a inclusão dos/as estudantes público-alvo da educação especial e com necessidades específicas.

TEXTO BASE/LIVRO:

  • LEHMKUHL, Márcia de Souza. As Políticas de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva para o Ensino Superior. Inclusão no Ensino Superior. Disponível em:

https://www.udesc.br/arquivos/faed/id_cpmenu/7182/LIVRO_INCLUS_O_NO_ENSINO_SUPERIOR__2__16517870970615_7182.pdf . Acesso em: 21 de abr. 2024

 

MATERIAL COMPLEMENTAR: 

Fabiana (organizadoras) – Diadema: V&V Editora, 2022. Acessibilidade e inclusão no ensino superior: experiências, recursos e políticas públicas. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1DpnurraP06Ci3V_z6i0wgFgehAZmVh-S/view. Acesso em: 15 de abr. 2024.

  • MELO, Francisco R. L; GUERRA, E. S. F. M; FURTADO, M. M. F.D. Educação Superior, inclusão e acessibilidade: reflexões contemporâneas. [E-book]. 2021. Disponível em:

https://inclui.org/wp-content/uploads/2021/12/e-book-Educacao-Superior-inclusao-e-acessibilidade.pdf. Acesso em: 5 de mar. 2024.

SOUSA, Rafaella S. A educação na perspectiva inclusiva no Ensino Superior: análise do Programa Incluir. Anais do pré-Encontro Nacional de Políticas Públicas (ENPP). 2017. [87-103]. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/bitstream/handle/1/5643/documento%20final%20anais%20completo.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 15 de abr. 2024

VÍDEOS:

 

CARTILHAS/MANUAIS/GUIAS:

Imagem 5- Logomarca da Rede Rebeca.

Fonte: https://images.app.goo.gl/hGVtHryu3EBQmpkv7

 

A rede Rebeca é uma rede de cooperação entre Instituições Públicas de Ensino Superior que possui a missão de fomentar o intercâmbio de informações técnicas e compartilhamento de catálogos e/ou liberação de acesso aos materiais digitais adaptados, destinados ao atendimento e suporte informacional acadêmico às pessoas com deficiência visual matriculadas nas respectivas instituições.

É a primeira rede colaborativa de acervos acadêmicos adaptados, que promove o acesso à informação e conteúdos para a cidadania dos indivíduos. Criada em 2017, seu objetivo é reunir as instituições de ensino superior que desenvolvem as mesmas ações e serviços de atendimento informacional às pessoas com deficiência matriculadas nos cursos dessas instituições.

A rede REBECA foi criada para promover a socialização de práticas, produtos e serviços realizados nos diversos setores presentes nas IES que realizam atividades para o atendimento às pessoas com deficiência visual ou comprometimento motor que impossibilite a leitura. Com efeito, os acervos produzidos diariamente nas IES, precisavam ser disponibilizados para consultas, a fim de evitar a duplicação na adaptação de títulos e desperdícios de tempo e recursos nas instituições.

 

Fontes e maiores informações:

https://biblioteca.ufc.br/pt/biblioteca-acessivel/rede-brasileira-de-estudos-e-conteudos-adaptados-rebeca/perguntas-frequentes-sobre-a-rebeca/

 

https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/1451

 

A Unidade II, tem como meta compreender a importância do ensino colaborativo e dos Núcleos de Acessibilidade nas Instituições de Ensino Superior – IES, assim como identificar a atuação dos Núcleos de Acessibilidade no Ensino Superior e utilização dos recursos de tecnologia assistiva, tutoria entre pares e adaptação/flexibilização curricular utilizados para a inclusão dos/as estudantes público-alvo da educação especial e com necessidades específicas.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 28/06/2024 às 00:00 a 20/07/2024 às 23:59
UNIDADE III (05/06/2024 - 20/09/2024)

Tema da Unidade III: Instrumentos e conceitos para a aplicação pedagógica no Ensino Superior.

3.1  O trabalho colaborativo e a Cultura Escolar Inclusiva;

3.2  Adaptações/flexibilizações curriculares, tutoria entre pares e estratégias pedagógicas inclusivas para os/as estudantes público-alvo da educação especial (PAEE) no Ensino Superior;

3.3 Tecnologias Assistivas e os Núcleos de Acessibilidade.

  • Possibilitar o desenvolvimento de competências individuais que permitam aos participantes, dentro de suas atividades profissionais, compreender e aplicar o conceito de trabalho colaborativo e cultura escolar inclusiva;
  • Proporcionar o entendimento sobre adaptações/flexibilizações curriculares no Ensino Superior e estratégias pedagógicas inclusivas para os/as estudantes público-alvo da educação especial (PAEE);
  • Compreender a aplicabilidade das Tecnologias Assistivas do Ensino Superior e sua relação com a atuação dos Núcleos de Acessibilidade.

TEXTO BASE/LIVRO:

MATERIAL COMPLEMENTAR:

Imagem 6: Capa do Guia para práticas anticapacitistas na universidade.

Fonte: https://educadiversidade.unesp.br/wp-content/uploads/2022/12/Guia-para-praticas-anticapacitistas-na-Universidade-V3-2.pdf

 

O Guia para práticas anticapacitistas na universidade, elaborado pela Universidade de São Paulo (UNESP), apresenta conceitos, reflexões e exemplos de situações capacitistas vivenciadas no ambiente universitário. Caso tenha interesse em ampliar essa discussão e em desenvolver algo nessa linha, seguem alguns exemplos apresentados no material:

• Compartilhamento de imagem sem descrição (muitas delas informativas e instrutivas).

• Editais (internos e externos) sem apoio de LIBRAS para anunciar o direito às pessoas Surdas desde a porta de acesso à instituição.

• Softwares e aplicativos com barreiras para a autonomia de profissionais, acadêmicos e visitantes, os quais não contemplam, por exemplo, a experiência da cegueira, daltonismo, dislexia, autismo, surdez.

 Espaço pouco acessível no percurso dentro da própria instituição, com ausência de pisos podotáteis, placas com informações visuais, rampas de acesso, contraste de cores, etc.

• Recursos pedagógicos que hierarquizam modos de aprender e de demonstrar o que aprenderam; avaliações em formato único e que desconsideram as distintas experiências interseccionais dos estudantes.

• Políticas públicas de acessibilidade que não transversalizam a pesquisa, extensão e demais participações de pessoas com deficiência na vida da instituição.

 

Fonte: Guia para práticas anticapacitistas na universidade. UNESP. 2022. Link para acesso: https://educadiversidade.unesp.br/wp-content/uploads/2022/12/Guia-para-praticas-anticapacitistas-na-Universidade-V3-2.pdf

A Unidade III tem como meta ampliar o conhecimento sobre o  conceito de trabalho colaborativo e cultura escolar inclusiva de modo a aprimorar e atualizar suas práticas com as atuais discussões sobre eo tema. Além disso, propiciar o debate e reflexão sobre práticas inclusivas no Ensino Superior, no que tange, às adaptações/flexibilizações curriculares e estratégias pedagógicas inclusivas para os/as estudantes público-alvo da educação especial (PAEE). Assim como, compreender a aplicabilidade das Tecnologias Assistivas do Ensino Superior e como estas são utilizadas nos níveis mais elevados de ensino, através, principalmente,  da atuação dos Núcleos de Acessibilidade.

    
Inicia em 21/07/2024 às 0h 0 e finaliza em 07/08/2024 às 23h 59
UNIDADE IV (05/06/2024 - 20/09/2024)

TEMA DA UNIDADE IV: Práticas inclusivas inovadoras: foco no estudante PAEE X foco na instituição de ensino.

4.1  Sistema de Suporte Multicamada

4.2  Desenho Universal para a Aprendizagem

4.3  Abordagem do Ensino Diferenciado e Aprendizagem cooperativa

  • Conhecer práticas inclusivas inovadoras para aplicabilidade no contexto escolar como: o Sistema de Suporte Multicamada, o Desenho Universal para a Aprendizagem, a Abordagem do Ensino Diferenciado e a Aprendizagem cooperativa.

Material da Disciplina:

 

TEXTO BASE/LIVRO:

  • MENDES, Enicéia Gonçalves. Práticas inclusivas inovadores no contexto da classe comum: dos especialismos às abordagens universalistas. 1 ed. Encontrografia Editora, 2023.
  • SILVA, M. do C. L. da; MENDES, E. G. Formação de professores em contextos colaborativos: o desenho universal para a aprendizagem nas aulas de matemática. Com a Palavra, o Professor, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 60–78, 2022. DOI: 10.23864/cpp.v7i17.768. Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/768 . Acesso em: 19 abr. 2024.
  • ZERBATO, A.P.; MENDES, E.G. O desenho universal para a aprendizagem na formação de professores: da investigação às práticas inclusivas. Educação e Pesquisa, v. 47, e233730, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147233730. Acesso em: 10 abr. 2024.

MATERIAL COMPLEMENTAR:

 

  • SONZA, A. P. [et al]. Mosaico acessível: tecnologia assistiva e práticas pedagógicas inclusivas na educação profissional. Maringá, PR, Gráfica e Editora Massoni, 2022. Disponível em: https://cta.ifrs.edu.br/livro-mosaico-acessivel/. Acesso em: 10 de dez. 2023.

CARTILHAS/MANUAIS/GUIAS: 

  • Cartilha Simples Assim - Comunique com todo mundo/Linguagem Simples. Disponível em: https://inclusivenews.com.br/?p=32533
  • Guias e outros materiais diversos com linguagem simples. Disponível em: https://www.ufrgs.br/comacesso/publicacoes/

VÍDEOS:

Imagem 7: Logomarca do projeto Pra Cego Ver.

Fonte: https://www.facebook.com/PraCegoVer/

 

Descrição da imagem ou #pracegover: imagem de uma identidade visual. Imagem com fundo azul, ao centro, um emoji amarelo sorrindo com óculos escuros. Abaixo dele, o termo "Pra Cego Ver" em fonte preta. O traço da letra G se une à letra O formando uma lupa. Abaixo da letra O, um tracinho que forma um sorriso.

Você sabia que o Projeto #PraCegoVer foi idealizado por uma professora? Sim, ele partiu da iniciativa da professora baiana Patrícia Braille como um projeto de disseminação da cultura da acessibilidade nas redes sociais e teve, por princípio, a descrição de imagens e a audiodescrição para apreciação das pessoas com deficiência visual. Patrícia é professora de Braille desde os seus 16 anos de idade e tem muitos amigos cegos. Quando entrou para o Facebook, ela logo teve a necessidade de se comunicar com eles, por meio de imagens, em suas redes sociais. O projeto #PraCegoVer, criado oficialmente por ela no dia 4 de janeiro de 2012, nasceu nesse contexto. O projeto ganhou visibilidade e foi ampliando o olhar das instituições e empresas sobre essa necessidade de inserção de descrição nas imagens para promoção da inclusão e a hashtag foi sendo ampliada e diversificada (#paratodosverem, #descreviparavocê etc). Quem acessa a página do Projeto no Facebook, logo encontra dois avisos em destaque. Principalmente para as pessoas entenderem o contexto do uso da hashtag.

 

Fonte: Projeto Pra Cego Ver

Links:

https://mwpt.com.br/criadora-do-projeto-pracegover-incentiva-descricao-de-imagens-na-web/

 

https://www.facebook.com/PraCegoVer/

Na Unidade IV, a nossa meta é conhecer práticas inclusivas inovadoras para aplicabilidade no contexto escolar como: o Sistema de Suporte Multicamada, o Desenho Universal para a Aprendizagem, a Abordagem do Ensino Diferenciado e a Aprendizagem cooperativa. Com isso, possibilitar a ampliação dos conhecimentos sobre práticas universalistas e promover cada vez mais nos espaços institucionais a participação e a aprendizagem de todos, de modo a reduzir a necessidade de realização apenas de adequações personalizadas e isoladas que dificultam as práticas inclusivas no ambiente escolar.

AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (05/06/2024 - 20/09/2024)

Após o percurso trilhado ao longo das unidades didáticas, agora será realizada a verificação da aprendizagem.

  • Nesta etapa, você responderá a um questionário composto por 10 (dez) questões de múltipla escolha a serem respondidas por meio da ferramenta “questionário” da turma virtual do SIGAA, com prazo de realização de 7 (sete) dias (das 7h00 do dia 05 de agosto de 2024 às 23h59 do dia 12 de agosto de 2024) e com apenas uma possibilidade de resposta. As questões foram elaboradas a partir de todos os conteúdos trabalhados durante a disciplina.
    
Inicia em 06/08/2024 às 0h 0 e finaliza em 22/08/2024 às 23h 59
Frequências da Turma

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Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
2 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
3 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
4 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
5 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
6 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
7 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
8 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
9 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
10 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
11 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
12 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
13 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
14 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
15 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
16 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
17 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
18 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
19 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
20 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
21 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
22 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
23 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
24 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
25 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
26 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
27 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
28 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
29 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
30 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
31 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
32 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
33 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO

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