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CLP/CEAD021 - DEFICIÊNCIA INTELECTUAL COM ÊNFASE EM ALFABETIZAÇÃO - Turma: 48A (2024.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (30/04/2024 - 10/07/2024)

Disponível em: https://www.treinocorreto.com/deficiencia-intelectual/ 

 

A Disciplina “AEE: Deficiência Intelectual com ênfase em Alfabetização” tem por objetivo geral:  Formar professores reflexivos e aptos para atuarem nas salas de recurso multifuncional atendendo estudantes com Deficiência Intelectual e intervindo no processo de alfabetização deste público. A pessoa com Deficiência Intelectual, segundo o DSM V “é um transtorno que inicia quando a pessoa está começando a se desenvolver, e além dela apresentar déficits no funcionamento intelectual, também poderá apresentar déficits funcionais e adaptativos, que inclui déficits funcionais, tanto intelectuais quanto adaptativos, nos domínios conceitual, social e prático” (BRASIL, 2018). Durante muito tempo as pessoas com Deficiência Intelectual foram discriminadas, rotuladas e vítimas dos mais diversos tipos de preconceito que as impediu de acessarem ambientes sociais e de legitimarem seus direitos básicos. Muitos estudos e iniciativas foram adotados ao longo da história para que a pessoa com deficiência fosse incluída nos mais diversos ambientes, especialmente, o escolar. A década de 1990 foi marcante para o processo de inclusão com a “Conferência Mundial de Educação para todos” (1990) e a Declaração de Salamanca (1994) onde o movimento para uma educação inclusiva tivesse início. A partir de então, tem-se trabalhado para que as pessoas com Deficiência sejam vistas e inseridas na sociedade como um todo. Um dos maiores desafios para a pessoa com Deficiência Intelectual é o acesso e permanência no ambiente escolar bem como, o processo de alfabetização desse público que ainda é rotulado e ignorado. Nosso trabalho se dispõe a acreditar e intervir no processo de letramento e inclusão da pessoa com Deficiência Intelectual no sentido de entendermos como a aprendizagem acontece e como podemos mediar os saberes necessários para o desenvolvimento intelectual deste público.

Caro(a) aluno(a),

É um imenso prazer estarmos juntos em mais essa etapa deste percurso de aprendizagens e descobertas. Espero poder ajudá-lo(a) a ampliar seus saberes e, juntos, podermos contribuir para uma inclusão responsável e autêntica pautada em aprendizagens significativas. Para que você tenha o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina da Professora: Francisca Maria Vieira Gonçalves Guedêlha,

 CONHEÇA O PROFESSOR:


Mini currículo: Formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí;

 Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Isepro;

 Especialista em Atendimento Educacional pela Universidade Estadual de Maringá-Paraná

 

 

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7695272217259781 

   PLANO_DE_DISCIPLINA -Especialização em AEE - ok.docx 
  Especialização em AEE - unidade I 
O arquivo contém os slides da unidade I da Disciplina: Deficiência intelectual com ênfase em alfabetização
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (30/04/2024 - 10/07/2024)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (30/04/2024 - 10/07/2024)

1.1 Histórico da Educação Especial à Educação Inclusiva;

1.2 Marcos legais: Declarações internacionais, Constituição Brasileira de 1988, LDB – Lei nº 9.394/96, Lei nº 13.146/2015, Lei Brasileira de Inclusão (LBI), Resolução CNE/CEB nº 2, de 11 de fevereiro de 2001, e nº 4 de 2009, Documento (Cartilha) Ministério Público Federal e Diretrizes Curriculares da Educação Especial e do Atendimento Educacional Especializado. Plano Nacional de Educação (PNE), Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008 e Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional especializado na Educação Básica, modalidade Educação especial, Brasília: MEC, 2009.

1.3 A Educação Especial na perspectiva inclusiva, buscando a compreensão das fases de exclusão, segregação, integração e inclusão.

  • Saber o contexto histórico da Educação Especial, da escolarização e inclusão da pessoa com Deficiência Intelectual.

Texto base/Livro

MATERIAL COMPLEMENTAR:

  • MAZZOTTA, M.J.S. Educação Especial no Brasil: História e Políticas Públicas. São Paulo: Cortez, 1996.
  • _______, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução N° 4, de 2 de estudantes com deficiência outubro de 2009 -Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf. Acesso em: 11 nov. 2021.
  • ________ Ministério da Educação. Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o

atendimento Educacional especializado na Educação Básica.

  • _______ Ministério da Educação. Marcos Político-Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Secretaria de Educação Especial. - Brasília: Secretaria de Educação Especial, 2010.

VÍDEOS: Filme sugestivo: “O guardião de memórias”

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YK2NUELtLFE 

Que a primeira repórter com Síndrome de Down brasileira foi entrevistada por Jô Soares?

Assista: Fernanda Honorato no Jô (parte 1 e 2)

 Disponível em:  https://www.youtube.com/watch?v=kqAA54AWW9I e https://www.youtube.com/watch?v=OqghEzQ1xr0

Na Unidade I, nossa meta é que cada cursista compreenda os aspectos históricos da inclusão da pessoa com Deficiência Intelectual no mundo e no Brasil e as concepções que envolveram esse processo ao longo da história.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 01/05/2024 às 00:00 a 23/05/2024 às 23:59
UNIDADE II (30/04/2024 - 10/07/2024)
  • Deficiência Intelectual e alfabetização: aspectos neurológicos e pedagógicos do desenvolvimento e da aprendizagem

Disponível em: https://www.drgustavoholanda.med.br/como-funciona-o-c%C3%A9rebro-de-uma-pessoa-com-defici%C3%AAncia-intelectual/

2.1 Conceituando e entendendo a Deficiência Intelectual

2.2 O papel do cérebro na aprendizagem

2.3 Refletindo sobre os saberes necessários ao professor para a avaliação da aprendizagem do estudante com Deficiência Intelectual

  • Entender como se dá o processo de avaliação e intervenção do estudante com D.I;
  • Compreender as características e especificidades do estudante com D.I.;

Texto base/Livro

  • MARCELINO, M.J.S. Avaliação da aprendizagem do estudante com Deficiência Intelectual: que saberes são necessários ao professor? 1 ed. Curitiba: Appris, 2020.
  • RELVAS, M. P. Neurociência na prática pedagógica. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012.
  • FONSECA, V. Cognição, neuropsicologia e aprendizagem: abordagem neuropsicológica e psicopedagógica. 4aed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009a

MATERIAL COMPLEMENTAR : 

  • CARVALHO, R.E. Escola Inclusiva: a reorganização do trabalho pedagógico. Porto Alegre: Mediação, 2010.
  • COCCO, M.F.; HAILER, M.A. Didática de Alfabetização: decifrar o mundo: socio

       Construtivismo. São Paulo: FTD, 1996.

  • FARIAS, A. C. de; CORDEIRO, M. L.; ALMEIDA; S. V.; et al. Brincar para aprender: a

Neurociência e a Psicopedagogia no Processo de Aprendizagem. In: CORDEIRO, M. L.; FARIAS, C de. Mecanismos cerebrais de aprendizagem e memória. Curitiba: Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, 2015.

VÍDEOS:

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: Quais os SINAIS e DIAGNÓSTICOS?

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8VZXfuh1oCU

Sala de Recursos - Avaliação Inicial para alunos com Deficiência Intelectual [Parte 1/3]

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qftEpoApXyA  - parte 1 https://www.youtube.com/watch?v=DssJaRAA1wo  - parte 2

https://www.youtube.com/watch?v=kULh0g88sRE  - parte 3

IMAGENS 3, 4 E 5

Para saber mais mitos que envolvem a pessoa com Deficiência Intelectual, acesse: https://apaebh.org.br/noticias/9-mitos-sobre-a-deficiencia-intelectual/ 

 

A Unidade II, tem como meta apresentar as especificidades dos estudantes com D.I., seu processo de aprendizagem e quais os saberes necessários para que este estudante seja avaliado.

   FÓRUM II
Período de Habilitação: 22/05/2024 às 00:00 a 12/06/2024 às 23:59
UNIDADE III (30/04/2024 - 10/07/2024)

Alfabetização de estudantes om Deficiência Intelectual e práticas pedagógicas significativas.

Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/271/o-que-e-deficiencia-intelectual

3.1 Letramento para estudantes com Deficiência Intelectual

3.2 Adaptação e flexibilização do currículo

3.3 O trabalho do professor de AEE no atendimento de estudantes com Deficiência Intelectual

• Compreender o processo neurológico e pedagógico do letramento e da alfabetização do D.I;

• Confeccionar materiais pedagógicos a serem utilizados na intervenção da aprendizagem de alunos com D.I;

Texto base/Livro

  • ZANATTA, S.R. Pedagogia e Mediação em Reuven Feuerstein: o processo de mudança em adultos com história de deficiência. São Paulo: Plexus, 2002.
  • GOMES, A. L. L. V.; POULIN, J.; FIGUEIREDO, R. V. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar - O Atendimento Educacional Especializado para Alunos com Deficiência Intelectual. Brasília: MEC; (Fortaleza): Universidade Federal do Ceará, 2010.
  • FONSECA, V. Educação Especial: programa de estimulação precoce – uma introdução às ideias de Feuerstein. 2 ed. Porto Alegre: Art Médicas, 1995.
  • GONÇALVES, A. G. CIA, F. CAMPOS, J. A. P.P. Letramento para o estudante com Deficiência.  Disponível em: file:///C:/Users/fmvg/OneDrive/Documentos/Letramento%20para%20o%20estudante%20com%20DI_eBook.pdf
  • PLETSCH, M. D. GLAT, R. A escolarização de alunos com deficiência intelectual: uma análise da aplicação do Plano de Desenvolvimento Educacional Individualizado. Disponível em: file:///C:/Users/fmvg/OneDrive/Documentos/A%20escolariza%C3%A7%C3%A3o%20de%20alunos%20com%20DI%20e%20o%20PDI.pdf 

 

MATERIAL COMPLEMENTAR

  •  SOARES, V. Práticas pedagógicas vivenciais. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.
  • FONSECA. V.  Modificabilidade cognitiva: Abordagem neuropsicológica da aprendizagem humana. 2ª ed. São Paulo: Editora Salesiana, 2009b.

- VÍDEOS

O Atendimento Educacional Especializado para alunos com Deficiência Intelectual

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jhnDbhh-hSM

Como organizar os atendimentos do AEE no início do ano em parceria com os professores e auxiliares

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YZ8e-_jxVu8

Jovens com síndrome de Down escrevem manual pioneiro sobre acessibilidade

O manual “Mude Seu Falar Que Eu Mudo Meu Ouvir” é o primeiro livro sobre acessibilidade e comunicação escrito por pessoas com síndrome de Down. A iniciativa do livro surgiu pela inquietação de um grupo formado por sete jovens da ONGCarpe Diem, em São Paulo.

Disponível em: https://diariopcd.com.br/2024/03/25/livro-sugere-mude-o-seu-falar-que-eu-mudo-o-meu-ouvir/

 Assista a entrevista em: https://www.youtube.com/watch?v=5OlVAXxODkQ&t=32s]

 

A meta desta unidade é contribuir para ampliar os saberes dos cursistas acerca do letramento e processo de alfabetização de estudantes com D. I. bem como compreender as necessidades de adaptação e flexibilização  do currículo para este público.

    
Inicia em 13/06/2024 às 0h 0 e finaliza em 06/07/2024 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (30/04/2024 - 10/07/2024)
    
Inicia em 04/07/2024 às 0h 0 e finaliza em 13/07/2024 às 23h 59
Frequências da Turma

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Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023201**** 9,0 7,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
2 2023201**** 8,0 4,0 10,0 7.6 0 MATRICULADO
3 2023202**** 9,0 5,0 10,0 8.4 0 MATRICULADO
4 2023201**** 10,0 7,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
5 2023201**** 9,0 7,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
6 2023203**** 8,0 9,0 10,0 8.6 0 MATRICULADO
7 2023202**** 10,0 2,0 10,0 8.4 0 MATRICULADO
8 2023202**** 7,0 7,0 10,0 7.6 0 MATRICULADO
9 2023203**** 8,0 5,0 10,0 7.8 0 MATRICULADO
10 2023201**** 8,0 5,0 10,0 7.8 0 MATRICULADO
11 2023201**** 8,0 9,0 10,0 8.6 0 MATRICULADO
12 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
13 2023201**** 8,0 2,0 10,0 7.2 0 MATRICULADO
14 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
15 2023201**** 9,0 7,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
16 2023201**** 9,0 9,0 10,0 9.2 0 MATRICULADO
17 2023203**** 7,0 0,0 10,0 6.2 0 MATRICULADO
18 2023202**** 9,0 2,0 10,0 7.8 0 MATRICULADO
19 2023202**** 7,0 2,0 10,0 6.6 0 MATRICULADO
20 2023201**** 10,0 4,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
21 2023201**** 9,0 7,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
22 2023203**** 9,0 9,0 10,0 9.2 0 MATRICULADO
23 2023201**** 8,0 5,0 10,0 7.8 0 MATRICULADO
24 2023201**** 9,0 0,0 10,0 7.4 0 MATRICULADO
25 2023201**** 7,0 2,0 10,0 6.6 0 MATRICULADO
26 2023201**** 7,0 7,5 10,0 7.7 0 MATRICULADO
27 2023201**** 9,0 9,0 10,0 9.2 0 MATRICULADO
28 2023201**** 9,0 2,0 10,0 7.8 0 MATRICULADO
29 2023201**** 9,0 7,5 10,0 8.9 0 MATRICULADO
30 2023202**** 8,0 9,0 10,0 8.6 0 MATRICULADO
31 2023202**** 7,0 7,0 10,0 7.6 0 MATRICULADO
32 2023201**** 10,0 4,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
33 2023202**** 9,0 2,0 10,0 7.8 0 MATRICULADO
34 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
35 2023201**** 7,0 0,0 10,0 6.2 0 MATRICULADO
36 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
37 2023201**** 10,0 3,0 10,0 8.6 0 MATRICULADO
38 2023201**** 7,0 0,0 10,0 6.2 0 MATRICULADO
39 2023201**** 8,0 8,5 10,0 8.5 0 MATRICULADO
40 2023201**** 9,0 8,5 10,0 9.1 0 MATRICULADO
41 2023201**** 8,0 8,5 10,0 8.5 0 MATRICULADO
42 2023201**** 8,0 3,0 10,0 7.4 0 MATRICULADO
43 2023201**** 9,0 0,0 10,0 7.4 0 MATRICULADO
44 2023201**** 9,0 3,0 10,0 8.0 0 MATRICULADO

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