• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 22:30. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.

-

CLP/CEAD034 - PROJETO DE VIDA E LINGUAGENS: POSSIBILIDADES - Turma: 3A (2024.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA (09/04/2024 - 28/04/2024)

Na disciplina Projeto de vida e linguagens: possibilidades, refletiremos sobre como a escola pode contribuir com o projeto de vida juvenil na medida em que é um espaço privilegiado para reflexões intencionais e sistematizadas, mediadas por profissionais especialistas em processos de ensino e de aprendizagem.

Disponível em: https://blog.institutoalicerceedu.org.br/projeto-de-vida/. Acesso em 07 mar. 2024.

 

Caro(a) aluno(a),

 

Olá, caríssimos alunos. Sejam todos muito bem-vindos a esse desafio formativo. O material disponibilizado a vocês orienta todo o processo para a execução das atividades propostas em nossa disciplina. Leiam com atenção a fim de que consigam compreender a dinâmica das leituras e a participação em todas as atividades avaliativas. Estou certo de que iremos construir uma caminhada produtiva em busca de nossa formação continuada.

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor Dr. Allan de Andrade Linhares

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

O professor Allan de Andrade Linhares é graduado em Letras pela Universidade Estadual do Piauí (2004); doutor em Língua Portuguesa pela PUC/SP (2017); tem mestrado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), área de concentração Estudos de Linguagem (2012). Atualmente é professor Adjunto C 2, em regime de Dedicação Exclusiva, da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Foi professor da Faculdade Maurício de Nassau, das Secretarias de Educação do Estado do Piauí e do município de Parnaíba. Foi, também, professor temporário da Universidade Estadual do Piauí e do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Piauí. Desenvolve pesquisas em ensino de leitura, formação do professor e letramento. Tem experiência nas áreas de Metodologia da Língua portuguesa, Alfabetização e letramento, Linguística aplicada à educação, Leitura de literatura na escola, Linguística do texto, Prática e pesquisa em educação.

 

Saiba mais no Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1369819842715099

   PLANO_DE_DISCIPLINA_projeto_de_vida_assinado.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (09/04/2024 - 28/04/2024)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

 

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (09/04/2024 - 28/04/2024)

Unidade I – Projeto de vida no novo ensino médio: desafios para a formação integral dos alunos

 

- Os marcos legais do Novo Ensino Médio.

- Mudanças previstas no Novo Ensino Médio.

- O Projeto de Vida como componente curricular.

- Fases para a implementação do Projeto de Vida.

- Formação do professor para o trabalho com as dimensões do Projeto de vida.

- Sequência didática para a construção de um Projeto de vida.

-  Compreender o significado de projeto de vida no contexto do novo ensino médio.

 

- Discutir a partir de um viés filosófico as mudanças previstas com a reforma curricular do novo ensino médio.

 

- Avaliar as três dimensões que contemplam o projeto de vida.

 

- Problematizar as competências gerais da BNCC no que se refere às dimensões propostas no projeto de vida.

 

- Conhecer e discutir os princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio que mantêm relação com o projeto de vida.

Artigos para leitura:

1)      https://www.researchgate.net/publication/349036579_PROJETO_DE_VIDA_NO_NOVO_ENSINO_MEDIO_EM_BUSCA_DA_REGULACAO_DE_CONDUTAS_JUVENIS

 

2)      https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/30458/pdf

 

Outras leituras:

 

1)      https://www.edocente.com.br/blog/pnld/como-contemplar-o-projeto-de-vida-dos-estudantes-no-ensino-medio/

2)      https://sul21.com.br/noticias/educacao/2022/08/escolha-para-quem-novo-ensino-medio-aprofunda-abismo-entre-redes-publica-e-privada/

3)      https://portal.fgv.br/artigos/novo-ensino-medio-desafios-implementacao

4)      https://blog.mylifesocioemocional.com.br/projeto-de-vida-no-novo-ensino-medio/

 

        Livros:

1)      https://res.cloudinary.com/dandlolaz/image/upload/v1599234229/MKT/lp-ebook-bncc/e-book_BNCC_na_Pr%C3%A1tica-_Ensino_M%C3%A9dio_-_FTD_Educa%C3%A7%C3%A3o.pdf

2)      https://storage.googleapis.com/edocente-content-production/Aplicacoes/Edocente/plugins/pdfjs-sem-download-e-print/web/viewer.html?file=https://storage.googleapis.com/edocente-content-production/PNLD/PNLD_2021_OBJETIVO_1/Obra-7269896c-8142-42aa-9234-9c38505de53b/7269896c-8142-42aa-9234-9c38505de53b.pdf

 

Documentos e normativas:

1)      http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

2)      https://anec.org.br/wp-content/uploads/2021/04/Guia-de-implantacao-do-Novo-Ensino-Medio.pdf

3)      http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm

 

 

Vídeos:

1)      https://www.youtube.com/watch?v=qb_HL8_scWU

2)      https://www.youtube.com/watch?v=c83rmmx3izw

3)      https://youtu.be/Vovxkq6YcfU

 

Por meio das discussões realizadas na disciplina, foi possível conhecer o currículo do Novo Ensino Médio, refletindo, de maneira principal, sobre a proposta do componente curricular Projeto de vida, suas dimensões, fases e desafios para a implementação.

    
Inicia em 09/04/2024 às 0h 0 e finaliza em 24/04/2024 às 23h 59
   FÓRUM I
Período de Habilitação: 09/04/2024 às 00:00 a 24/04/2024 às 23:59
  TEXTO BASE PARA FÓRUM I 
Texto base para responder o Fórum I
AVALIAÇÃO DO ALUNO (09/04/2024 - 28/04/2024)
    
Inicia em 23/04/2024 às 0h 0 e finaliza em 24/04/2024 às 23h 59
    
Inicia em 29/04/2024 às 14h 0 e finaliza em 30/04/2024 às 23h 59
    
Inicia em 01/05/2024 às 0h 0 e finaliza em 17/05/2024 às 23h 59
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023202**** 8,0 8,5 9,0 8.3 0 AM
2 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
3 2023202**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
4 2023202**** 10,0 0,0 7,0 7.4 0 AM
5 2023201**** 8,0 8,0 6,0 7.6 0 AM
6 2023201**** 8,0 6,0 7,0 7.4 0 AM
7 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
8 2023202**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
9 2023202**** 8,0 10,0 0,0 6.8 0 AM
10 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
11 2023203**** 9,0 8,0 8,0 8.6 0 AM
12 2023202**** 10,0 0,0 5,0 7.0 0 AM
13 2023202**** 9,0 0,0 0,0 5.4 0 RN
14 2023201**** 10,0 8,5 8,0 9.3 0 AM
15 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
16 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
17 2023202**** 10,0 7,0 9,0 9.2 0 AM
18 2023202**** 9,0 9,5 8,5 9.0 0 AM
19 2023202**** 10,0 8,5 8,5 9.4 0 AM
20 2023202**** 8,0 7,5 8,5 8.0 0 AM
21 2023201**** 7,0 8,0 8,0 7.4 0 AM
22 2023202**** 10,0 9,5 8,5 9.6 0 AM
23 2023201**** 5,0 8,5 8,5 6.4 0 AM
24 2023202**** 10,0 7,5 7,5 9.0 0 AM
25 2023201**** 9,0 9,0 7,5 8.7 0 AM
26 2023201**** 10,0 7,0 7,5 8.9 0 AM
27 2023202**** 10,0 10,0 9,5 9.9 0 AM
28 2023202**** 10,0 7,5 8,5 9.2 0 AM
29 2023201**** 6,0 8,5 8,0 6.9 0 AM
30 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
31 2023202**** 8,0 8,0 6,0 7.6 0 AM
32 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
33 2023202**** 7,0 7,0 6,0 6.8 0 AM
34 2023201**** 9,0 8,5 10,0 9.1 0 AM
35 2023202**** 7,0 10,0 9,5 8.1 0 AM
36 2023202**** 9,0 8,5 9,0 8.9 0 AM
37 2023201**** 9,0 9,0 8,5 8.9 0 AM
38 2023201**** 8,0 8,5 6,0 7.7 0 AM
39 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
40 2023202**** 9,0 0,0 0,0 5.4 0 RN
41 2023202**** 10,0 0,0 9,5 7.9 0 AM
42 2023202**** 10,0 9,0 9,0 9.6 0 AM
43 2023203**** 9,0 8,0 8,5 8.7 0 AM
44 2023201**** 10,0 9,0 8,5 9.5 0 AM
45 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
46 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
47 2023202**** 10,0 7,0 6,0 8.6 0 AM
48 2023202**** 7,0 8,5 9,0 7.7 0 AM
49 2023202**** 10,0 8,5 10,0 9.7 0 AM
50 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
51 2023201**** 7,0 8,0 9,0 7.6 0 AM
52 2023201**** 10,0 9,0 8,5 9.5 0 AM
53 2023201**** 7,0 9,0 0,0 6.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
SOLICITAÇÃO DE SEGUNDA CHAMADA 29/04/2024
AULA REMOTA -LINK DE ACESSO 20/04/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb09.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 22:37