• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 22:30. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.

-

CLP/CEAD033 - PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES E ITINERÁRIOS FORMATIVOS - Turma: 8A (2024.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA (20/03/2024 - 08/04/2024)
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (20/03/2024 - 08/04/2024)
UNIDADE I (20/03/2024 - 08/04/2024)
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (20/03/2024 - 08/04/2024)
APRESENTAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA (20/03/2024 - 08/04/2024)

Na disciplina Práticas interdisciplinares e itinerários  formativos, refletiremos de que forma a linguagem dialoga com diversas áreas do conhecimento e as consequências dessa interlocução.

Disponível em: https://www.cristoreimarau.com.br/novo-ensino-medio/. Acesso em: 07 mar. 2024.

 

Caro(a) aluno(a),

 

Olá, caríssimos alunos. Sejam todos muito bem-vindos a esse desafio formativo. O material disponibilizado a vocês orienta todo o processo para a execução das atividades propostas em nossa disciplina. Leiam com atenção a fim de que consigam compreender a dinâmica das leituras e a participação em todas as atividades avaliativas. Estou certo de que iremos construir uma caminhada produtiva em busca de nossa formação continuada.

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor Dr. ALLAN DE ANDRADE LINHARES 

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

 

O professor Allan de Andrade Linhares é graduado em Letras pela Universidade Estadual do Piauí (2004); doutor em Língua Portuguesa pela PUC/SP (2017); tem mestrado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), área de concentração Estudos de Linguagem (2012). Atualmente é professor Adjunto C 2, em regime de Dedicação Exclusiva, da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Foi professor da Faculdade Maurício de Nassau, das Secretarias de Educação do Estado do Piauí e do município de Parnaíba. Foi, também, professor temporário da Universidade Estadual do Piauí e do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Piauí. Desenvolve pesquisas em ensino de leitura, formação do professor e letramento. Tem experiência nas áreas de Metodologia da Língua portuguesa, Alfabetização e letramento, Linguística aplicada à educação, Leitura de literatura na escola, Linguística do texto, Prática e pesquisa em educação.

Saiba mais no Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1369819842715099

   LINGUAGENS%2C_suas_TECNOLOGIAS_e_o_MUNDO_do_TRABALHO_-_PLANO_DISCIPLINA_Itinerarios_formativos_assinado (2).pdf 
  PRÁTICAS LEITORAS NA ESCOLA: LETRAMENTO LITERÁRIO ATRAVÉS DA CONTÍSTICA MACHADIANA 
Indicação de leitura para a realização da Tarefa 1.
  Seca, fome e morte: uma experiência de leitura literária de O Quinze 
Indicação de leitura para a realização da Tarefa 1
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (20/03/2024 - 08/04/2024)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (20/03/2024 - 08/04/2024)

Unidade I - Linguagem e interdiscplinaridade: um diálogo necessário para a construção do conhecimento

Conteúdos:

- Interdisciplinaridade: um conceito em conceito em construção.

- Interdisciplinaridade e ensino de línguas.

- Interdisciplinaridade e os processos de alfabetização e letramento.

- Relação da Linguística com outras ciências.

- Relação da linguística com a Literatura.

- Interdisciplinaridade na BNCC.

- Discutir a necessária relação entre linguagem e interdisciplinaridade.

 

- Discutir o papel da interdisciplinaridade no desenvolvimento de projetos de formação de um leitor literário.

 

- Problematizar as vantagens e os problemas da disciplinaridade.

 

- Compreender as razões pelas quais hoje a interdisciplinaridade é um universal positivo do discurso.

 

- Examinar os vínculos da Linguística com com outras área do conhecimento através de práticas/projetos pedagógicas de viés interdisciplinar.

Artigos para leitura:

1)      http://periodicos.unitau.br/ojs/index.php/caminhoslinguistica/article/view/2488/1730

2)      https://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-106X2008000100003

3)      https://periodicos.ufsm.br/LeC/article/view/30364/16815

4)      https://www.pucsp.br/prosaude/downloads/territorio/interdisciplinaridade%20um%20conceito%20em%20construcao.pdf

5)      https://www.pucsp.br/prosaude/downloads/territorio/interdisciplinaridade%20um%20conceito%20em%20construcao.pdf

6)      file:///C:/Users/andra/Downloads/708-1511-1-SM.pdf

7)      https://editora.pucrs.br/anais/IIICILLIJ/Trabalhos/Trabalhos/S6/cintiadias.pdf

 

Outras leituras:

1)      https://tutormundi.com/blog/bncc-lingua-portuguesa/

2)      https://pnld.moderna.com.br/modernaexplica-em/entenda-as-competencias-da-bncc-para-linguagens-e-suas-tecnologias/

 

        Livros:

1)      https://www.dropbox.com/s/pykyqs3l6s06079/Linguagem_e_interdisciplinaridade.pdf?dl=0 

 

Documentos:

1)      http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

 

Vídeos:

1)      https://www.youtube.com/watch?v=Px6uNXKdKzc&t=209s

2)      https://www.youtube.com/watch?v=l0khWA3qNBs

3)      https://www.youtube.com/watch?v=fWVDvG7DWtw

 

Por meio das discussões realizadas nesta unidade, objetivamos entender o trabalho interdisciplinar como facilitador para a formação de alunos mais completos, com uma visão mais geral do mundo. Com essa postura mais globalizada, o aluno será capaz de “conversar” com o universo, fazer ligações entre os conhecimentos adquiridos, ligar conceitos, formando, assim, um todo em torno do conhecimento.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 20/03/2024 às 00:00 a 31/03/2024 às 23:59
    
Inicia em 20/03/2024 às 0h 0 e finaliza em 31/03/2024 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (20/03/2024 - 08/04/2024)
    
Inicia em 02/04/2024 às 0h 0 e finaliza em 03/04/2024 às 23h 59
    
Inicia em 04/04/2024 às 0h 0 e finaliza em 12/04/2024 às 23h 59
    
Inicia em 06/04/2024 às 8h 0 e finaliza em 07/04/2024 às 23h 59
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023201**** 10,0 8,5 8,5 9.4 0 AM
2 2023201**** 10,0 9,5 9,0 9.7 0 AM
3 2023202**** 10,0 6,5 7,5 8.8 0 AM
4 2023201**** 9,0 7,0 7,5 8.3 0 AM
5 2023202**** 9,0 9,5 8,0 8.9 0 AM
6 2023201**** 7,0 0,0 0,0 4.2 0 RN
7 2023202**** 10,0 7,0 7,5 8.9 0 AM
8 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
9 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
10 2023201**** 10,0 9,5 9,0 9.7 0 AM
11 2023201**** 8,0 0,0 7,0 6.2 0 AM
12 2023202**** 10,0 8,0 7,5 9.1 0 AM
13 2023201**** 10,0 8,0 9,0 9.4 0 AM
14 2023201**** 10,0 9,0 7,5 9.3 0 AM
15 2023201**** 10,0 7,5 7,0 8.9 0 AM
16 2023201**** 8,0 9,5 9,0 8.5 0 AM
17 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
18 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
19 2023201**** 10,0 9,5 7,5 9.4 0 AM
20 2023201**** 10,0 9,5 8,5 9.6 0 AM
21 2023201**** 10,0 9,5 7,5 9.4 0 AM
22 2023202**** 10,0 7,0 8,0 9.0 0 AM
23 2023202**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
24 2023201**** 9,0 7,0 0,0 6.8 0 AM
25 2023201**** 9,0 9,0 7,5 8.7 0 AM
26 2023201**** 10,0 9,0 8,0 9.4 0 AM
27 2023201**** 10,0 8,5 7,5 9.2 0 AM
28 2023201**** 10,0 10,0 9,5 9.9 0 AM
29 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
30 2023201**** 10,0 0,0 9,5 7.9 0 AM
31 2023201**** 10,0 0,0 0,0 6.0 0 AM
32 2023203**** 10,0 7,0 9,0 9.2 0 AM
33 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
34 2023201**** 10,0 0,0 7,0 7.4 0 AM
35 2023201**** 10,0 6,5 6,5 8.6 0 AM
36 2023201**** 10,0 0,0 0,0 6.0 0 AM
37 2023201**** 10,0 8,5 9,5 9.6 0 AM
38 2023202**** 10,0 8,5 7,5 9.2 0 AM
39 2023201**** 10,0 5,0 8,5 8.7 0 AM
40 2023201**** 10,0 8,5 7,5 9.2 0 AM
41 2023201**** 10,0 0,0 0,0 6.0 0 AM
42 2023202**** 10,0 9,0 8,0 9.4 0 AM
43 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
44 2023201**** 8,0 9,0 8,0 8.2 0 AM
45 2023202**** 8,0 8,5 8,0 8.1 0 AM
46 2023202**** 10,0 7,5 7,5 9.0 0 AM
47 2023201**** 10,0 7,5 7,5 9.0 0 AM
48 2023201**** 10,0 7,5 7,5 9.0 0 AM
49 2023201**** 10,0 8,5 8,5 9.4 0 AM
50 2023202**** 10,0 9,5 9,5 9.8 0 AM
51 2023201**** 9,0 8,5 8,5 8.8 0 AM
52 2023202**** 9,0 7,0 7,0 8.2 0 AM
53 2023201**** 9,0 9,5 0,0 7.3 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
AULA REMOTA - PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES ITINERÁRIOS 22/03/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb07.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 22:31