-
CLP/CEAD033 - PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES E ITINERÁRIOS FORMATIVOS - Turma: 3A (2024.1)
Na disciplina Práticas interdisciplinares e itinerários formativos, refletiremos de que forma a linguagem dialoga com diversas áreas do conhecimento e as consequências dessa interlocução.
Disponível em: https://www.cristoreimarau.com.br/novo-ensino-medio/. Acesso em: 07 mar. 2024.
Olá, caríssimos alunos. Sejam todos muito bem-vindos a esse desafio formativo. O material disponibilizado a vocês orienta todo o processo para a execução das atividades propostas em nossa disciplina. Leiam com atenção a fim de que consigam compreender a dinâmica das leituras e a participação em todas as atividades avaliativas. Estou certo de que iremos construir uma caminhada produtiva em busca de nossa formação continuada.
Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor Dr. ALLAN DE ANDRADE LINHARES
O professor Allan de Andrade Linhares é graduado em Letras pela Universidade Estadual do Piauí (2004); doutor em Língua Portuguesa pela PUC/SP (2017); tem mestrado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), área de concentração Estudos de Linguagem (2012). Atualmente é professor Adjunto C 2, em regime de Dedicação Exclusiva, da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Foi professor da Faculdade Maurício de Nassau, das Secretarias de Educação do Estado do Piauí e do município de Parnaíba. Foi, também, professor temporário da Universidade Estadual do Piauí e do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Piauí. Desenvolve pesquisas em ensino de leitura, formação do professor e letramento. Tem experiência nas áreas de Metodologia da Língua portuguesa, Alfabetização e letramento, Linguística aplicada à educação, Leitura de literatura na escola, Linguística do texto, Prática e pesquisa em educação.
Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1369819842715099
Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.
Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.
Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.
Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:
Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!
Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;
Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;
Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:
Professor como mediador, facilitador.
Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.
Unidade I - Linguagem e interdiscplinaridade: um diálogo necessário para a construção do conhecimento
Conteúdos:
- Interdisciplinaridade: um conceito em conceito em construção.
- Interdisciplinaridade e ensino de línguas.
- Interdisciplinaridade e os processos de alfabetização e letramento.
- Relação da Linguística com outras ciências.
- Relação da linguística com a Literatura.
- Interdisciplinaridade na BNCC.
- Discutir a necessária relação entre linguagem e interdisciplinaridade.
- Discutir o papel da interdisciplinaridade no desenvolvimento de projetos de formação de um leitor literário.
- Problematizar as vantagens e os problemas da disciplinaridade.
- Compreender as razões pelas quais hoje a interdisciplinaridade é um universal positivo do discurso.
- Examinar os vínculos da Linguística com com outras área do conhecimento através de práticas/projetos pedagógicas de viés interdisciplinar.
Artigos para leitura:
1) http://periodicos.unitau.br/ojs/index.php/caminhoslinguistica/article/view/2488/1730
2) https://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-106X2008000100003
3) https://periodicos.ufsm.br/LeC/article/view/30364/16815
4) https://www.pucsp.br/prosaude/downloads/territorio/interdisciplinaridade%20um%20conceito%20em%20construcao.pdf
5) https://www.pucsp.br/prosaude/downloads/territorio/interdisciplinaridade%20um%20conceito%20em%20construcao.pdf
6) file:///C:/Users/andra/Downloads/708-1511-1-SM.pdf
7) https://editora.pucrs.br/anais/IIICILLIJ/Trabalhos/Trabalhos/S6/cintiadias.pdf
Outras leituras:
1) https://tutormundi.com/blog/bncc-lingua-portuguesa/
2) https://pnld.moderna.com.br/modernaexplica-em/entenda-as-competencias-da-bncc-para-linguagens-e-suas-tecnologias/
Livros:
1) https://www.dropbox.com/s/pykyqs3l6s06079/Linguagem_e_interdisciplinaridade.pdf?dl=0
Documentos:
1) http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
Vídeos:
1) https://www.youtube.com/watch?v=Px6uNXKdKzc&t=209s
2) https://www.youtube.com/watch?v=l0khWA3qNBs
3) https://www.youtube.com/watch?v=fWVDvG7DWtw
Por meio das discussões realizadas nesta unidade, objetivamos entender o trabalho interdisciplinar como facilitador para a formação de alunos mais completos, com uma visão mais geral do mundo. Com essa postura mais globalizada, o aluno será capaz de “conversar” com o universo, fazer ligações entre os conhecimentos adquiridos, ligar conceitos, formando, assim, um todo em torno do conhecimento.
Nenhum item foi encontrado
Título
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb09.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 22:37