-

CLI/CEAD095 - MUNDO DO TRABALHO, EDUCAÇÃO E EMPREENDEDORISMO - Turma: 5A (2024.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (01/03/2024 - 22/03/2024)

Caro(a) aluno(a),

Disponível em: https://blog.wpensar.com.br/administrativo/modernizar-a-escola/ 

 

O aproveitamento ideal da disciplina requer que o discente acesse todos os conteúdos disponibilizados. Dessa forma, o processo de aprendizagem será facilitado, bem como a realização das atividades propostas. Uma oportunidade incrível se abre por meio da presente disciplina e para otimizar a experiência seguir-se-á uma trilha formativa ao longo das unidades, contribuindo para aquisição e compartilhamento de conhecimento.

Aproveite esta oportunidade!!

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

Mini currículo: Fisioterapeuta (UCB-1999); Especialização em Fisioterapia Traumato-Ortopédica (UCB-2000); Especialização em Anatomia Humana (UCB-2003); Mestre em Saúde Mental (UFRJ-2006); Doutora em Saúde Mental (UFRJ-2015). Foi 1º Tenente do Quadro Complementar da Força Aérea Brasileira (1999 a 2008); atuou como Fisioterapeuta da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (2007-2010); professora substituta na UFVJM (2010-2011); é professora Associada da UFPI, vinculada ao CCS / Departamento de Educação Física, exercendo as funções de Chefe do DEF e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento.

 

Saiba mais no Currículo Lattes: link http://lattes.cnpq.br/8949300311218344 

 

No percurso da disciplina você contará com o acompanhamento da Professora Dionis de Castro Dutra Machado Caro

   Plano_disciplina.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (01/03/2024 - 22/03/2024)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (01/03/2024 - 22/03/2024)

MUNDO DO TRABALHO

Nessa Unidade serão estudadas as novas realidades no mercado de trabalho brasileiro, assim como a precariedade ainda encontrada no contexto nacional. Igualmente serão discutidos os comportamentos das gerações no mundo do trabalho, as competências exigidas pelo e as expectativas que têm os jovens. A unidade também buscará promover autoconhecimento acerca de suas experiências e competências para o mundo do trabalho.

Compreender aspectos acerca do mundo do trabalho para nortear a ação docente na formação de alunos críticos e reflexivos, cientes de seu papel cidadão.

Material Complementar: 

Biblioteca virtual:

Chrome extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/ https://memoria.ifrn.edu.br/bitstream/handle/1044/1678/FORMA%C3%87%C3%83O%20PROFISSIONAL%20PARA%20O%20MUNDO%20DO%20TRABALHO%20-%20E-Book.pdf?sequence=1&isAllowed=y  

Vídeos:            https://www.youtube.com/watch?v=0C5chJoR8dw

https://www.youtube.com/watch?v=1Z5Tw2R32jE

                        https://www.youtube.com/watch?v=6kaIk6-HMHk

Links de artigo: https://periodicos.univel.br/ojs/index.php/siert/article/view/226/168

Despertar a curiosidade induz a vantagens competitivas no trabalho

Profissionais curiosos fazem boas escolhas e sempre conseguem criar novas alternativas. Estimular a curiosidade em si mesmos e no ambiente corporativo é uma estratégia de sucesso e deve ser instigada na Educação Básica. Leia a matéria em https://exame.com/carreira/despertar-sua-curiosidade-traz-estas-vantagens-competitivas-no-trabalho/

O mundo do trabalho apresenta três pilares: autoconhecimento, módulo do trabalho e projeto de vida e carreira. O pilar autoconhecimento é essencial para que o aluno desenvolva habilidades sócio emocionais necessárias a todas às demais esferas da vida humana. O módulo do trabalho consiste em permitir o aluno se aproximar da realidade das profissões e proporcionar que ele vislumbre a importância do trabalho não apenas no contexto de sobrevivência, mas especialmente visando o desenvolvimento social. Já o projeto de vida e carreira instrumentaliza o estudante a lidar com os desafios da vida no trabalho e sociedade. Enquanto que no passado a educação profissional preocupava-se exclusivamente com a aquisição de habilidades técnicas, na atualidade a formação educacional busca a formação integral do futuro profissional, qualquer que venha a ser a área de sua atuação. A Unidade I buscou apresentar os conceitos relacionados ao mundo do trabalho, no sentido de desenvolver cidadãos críticos, reflexivos, conscientes de seu papel na sociedade.

    
Inicia em 01/03/2024 às 0h 0 e finaliza em 17/03/2024 às 23h 59
UNIDADE II (01/03/2024 - 22/03/2024)

EDUCAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

A Unidade II contempla o estudo das premissas, objetivos e metodologias envolvidas na Educação Empreendedora, a fim de que a mesma seja utilizada para promover o desenvolvimento humano. A unidade também apresentará as tendências da Educação Empreendedora e os desafios contemporâneos a enfrentar. Neste sentido, busca-se propiciar ao cursista o conhecimento e as estratégias necessárias para lidar com o contexto da Educação Empreendedora no cenário brasileiro.

Fornecer subsídios teóricos que embasem o uso da Educação Empreendedora como ferramenta para o desenvolvimento humano e para o lidar com os desafios inerentes à realidade brasileira.

Biblioteca virtual:

https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/192/174/818

 

Vídeos:            https://www.youtube.com/watch?v=9WSIXnq1fbg

                        https://www.youtube.com/watch?v=BGZn5rO1l7Q

https://www.ted.com/talks/sir_ken_robinson_do_schools_kill_creativity?language=pt

 

Links de artigo: https://www.cc.faccamp.br/ojs-2.4.8-2/index.php/RMPE/article/view/1425

                        https://sipe.uniaraguaia.edu.br/index.php/REVISTAUNIARAGUAIA/article/view/491

chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/ https://www.redalyc.org/pdf/4417/441747930006.pdf  

A educação empreendedora é uma das diferentes maneiras de estimular o desenvolvimento integral do aluno, por meio das competências e habilidades socioemocionais. Você sabia que o Instituto Ayrton Senna em parceria com o site My Life proporcionam conteúdos sobre o assunto? Acesse o site do My Life.

O empreendedorismo pode ser trabalhado mesmo com quem ainda nem sabe que pode gerir um negócio no futuro, isso é, crianças e adolescentes. Isso porque empreender é mais que ter uma empresa, é uma oportunidade de aprendizado que alcança todos os aspectos da vida humana, transformando-as. A Educação Empreendedora foca em transformação dos negócios, em soluções educacionais digitais e impulsiona a inovação. Para tal, é necessário que o professor da Educação Básica esteja capacitado a estimular em seus alunos a cultura do empreendedorismo e da inovação. Esta unidade propiciou embasamento teórico acerca das premissas, objetivos e metodologias usadas pela Educação Empreendedora visando o desenvolvimento humano. Igualmente contribuiu para que o professor tenha o conhecimento necessário para lidar com os desafios da Educação Contemporânea.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 12/03/2024 às 00:00 a 22/03/2024 às 23:59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (01/03/2024 - 22/03/2024)
    
Inicia em 16/03/2024 às 0h 0 e finaliza em 20/03/2024 às 23h 59
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
2 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
3 2023201**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
4 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
5 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
6 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
8 2023201**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
9 2023202**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
10 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
11 2023201**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
12 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
13 2023201**** 5,0 10,0 10,0 7.0 0 AM
14 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
15 2023201**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
16 2023203**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
17 2023201**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
18 2023202**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
19 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
20 2023202**** 0,0 10,0 0,0 2.0 0 RN
21 2023201**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
22 2023201**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
23 2023201**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
24 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
25 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
26 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
27 2023201**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
28 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
29 2023201**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
30 2023201**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
31 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
32 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
33 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
34 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
35 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
36 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
37 2023201**** 0,0 0,0 10,0 2.0 0 RN
38 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
39 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
40 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
41 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
42 2023201**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
43 2023201**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
44 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
45 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
46 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
47 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
48 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
49 2023201**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
50 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
51 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
52 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
53 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
54 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
55 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
56 2023201**** 6,5 7,5 7,8 7.0 0 AM
57 2023201**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
58 2023202**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
59 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
60 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
61 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
62 2023201**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
63 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
PRAZO - PROVA 19/03/2024
GRAVAÇÃO AULA 02 18/03/2024
Prazo Tarefa 1 15/03/2024
GRAVAÇÃO AULA 01 04/03/2024
AULA 01 26/02/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb09.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 18:23