Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Procedimentos de Ensino e Aprendizagem A disciplina, com carga horária de 60 horas, está estruturada em 02 unidades (introdução à bioquímica e biomoléculas; metabolismo das biomoléculas etc.) e contará com aulas teóricas expositivas e dialogadas, e aulas práticas realizadas no laboratório de Bioquímica. A verificação da aprendizagem será contínua e ocorrerá tanto nas aulas teóricas como práticas, por meio: da resolução e discussão de listas de exercícios, estudos de caso, leitura e discussão de artigos científicos etc.; da discussão dos resultados experimentais e entrega de relatórios; e atividades avaliativas teórico-práticas (realizadas em sala de aula ou na plataforma Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - Sigaa). As atividades experimentais no laboratório abordam aplicações e/ou aspectos experimentais do conteúdo programático. Os materiais de apoio (livros digitais, resumo das aulas, roteiro das aulas práticas, atividades avaliativas e exercícios, videoaulas, artigos científicos etc.) serão disponibilizados no Sigaa e Google Drive da disciplina. Os artigos científicos (previamente selecionados e referentes aos conteúdos programáticos abordados) usados para grupos de discussão, estudo dirigido e/ou apresentação de seminários estarão disponíveis em periódicas indexados e de acesso gratuito. Os exercícios e/ou trabalhos, as atividades avaliativas, frequência, participação e desempenho dos alunos serão registrados e monitorados pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Recursos didáticos A disciplina será conduzida por meio de aulas expositivas teóricas e dialogadas, valorizando os debates e comentários em aula, e por atividades experimentais e aulas práticas realizadas no laboratório de Bioquímica, a fim de estimular os discentes a desenvolverem habilidades de análise crítica e argumentação sobre os temas abordados, além de adquirirem conhecimentos específicos na área de Bioquímica e relacionar esses conhecimentos com áreas afins. As aulas serão executadas com auxílio de recursos multimídia, e outros recursos necessários ao desenvolvimento de atividades complementares às aulas teóricas (trabalhos individuais e em grupo). Serão utilizados os recursos disponíveis no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), e na plataforma Google (Sala de Aula/Classroom, Drive e Formulários), como ambiente virtual de aprendizagem. O atendimento individualizado aos discentes será feito presencialmente, ou pelo aplicativo WhatsApp e correio eletrônico (e-mail). Os materiais de apoio elaborados pelo professor da disciplina, recursos audiovisuais, videoaulas etc. serão disponibilizados no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Os alunos serão acompanhados pelo professor na execução de atividades teórico-práticas e exercícios disponíveis e indicados no sistema Sigaa e/ou na plataforma Google Formulários). |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação da aprendizagem está pautada na Resolução n. 177/2012 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPEX/UFPI-UFDPar. Serão realizadas pelo menos 03 formas distintas de avaliação. A avaliação da aprendizagem e o grau/nível do aproveitamento/rendimento acadêmico (numa escala de 0 a 10) serão realizados pelo acompanhamento contínuo do desempenho e participação do aluno (em sala de aula e laboratório nas atividades teórico-práticas, no acesso ao conteúdo programático e resolução de atividades avaliativas sistema Sigaa). O objetivo do acompanhamento contínuo é diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno com retornos/feed backs constantes para correção de equívocos, erros ou dificuldades na compreensão dos conteúdos ministrados, considerando principalmente os resultados obtidos em 03 avaliações parciais. A média aritmética das 03 notas (nota 01, nota 02 e nota 03) da disciplina, registradas em uma escala de 0 a 10 no sistema Sigaa, em datas previamente agendadas e com concordância dos alunos matriculados na disciplina, será a média final da disciplina. Essas notas serão compostas da seguinte forma: A) Nota 01 e Nota 02 - média aritmética de 03 tipos de atividades avaliativas: 1) média das notas atribuídas à resolução de todas as atividades ou exercícios propostos nas aulas; 2) participação, frequência e entrega de relatórios das atividades experimentais no laboratório de Bioquímica; 3) avaliação cadastrada no Sigaa com questões objetivas e subjetivas (P1 e P2), previamente agendadas no cronograma da disciplina. B) Nota 03 - média aritmética das resoluções de exercícios ou trabalho (questão problema, estudo dirigido ou estudo de caso), realizado individualmente referente aos conteúdos programáticos definidos, e avaliação cadastrada no Sigaa com questões objetivas e subjetivas (P3), previamente agendadas no cronograma da disciplina. C) A média aritmética da disciplina será: Média = (N1 + N2 + N3) / 3. Os alunos que não obedecerem aos prazos e datas marcadas antecipadamente para realização das atividades avaliativas e/ou qualquer outra forma de avaliação da aprendizagem e do desempenho acadêmico ficarão como nota 0 (zero), salvo os casos previstos na Resolução n. 177/2012 do CEPEX/UFPI-UFDPar. A avaliação final (exame final), quando necessária constará de todo o conteúdo programático. Os critérios que norteiam a aprovação ou reprovação do aluno na disciplina são: a) média aritmética igual ou maior que 7,0 nas avaliações parciais e frequência igual ou maior que 75%: aprovado; b) média aritmética igual ou maior que 4,0 e menor que 7,0 e frequência igual ou maior que 75%: submetido a exame final; c) média aritmética menor que 4,0: reprovado por nota; d) média aritmética maior que 6,0 (resultante da média aritmética das avaliações parciais e do exame final) e frequência igual ou maior que 75%: aprovado; e) média aritmética menor que 6,0 (média aritmética das avaliações parciais e do exame final): reprovado; f) frequência menor que 75 % da carga horária da disciplina: reprovado por falta. |
Horário de atendimento:
| segundas-feiras das 14:00 às 16:00; terças feiras das 16:00 às 18:00; quintas-feiras das 14:00 às 18:00 |
Bibliografia:
| BÁSICA: LEHNINGER, A. L. Bioquímica. volumes I, II, III, IV. 2 ed. Edgard Blücher, 2002. STRYER, L. Bioquímica. 4 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1996. CHAMPEBELL, M. K. Bioquímica. 3 ed. Edição Universitária, Porto Alegre, Artmed, 2006. COMPLEMENTAR: CHAMPE, P. C; FERRIER, D. R; HARVEY, R. A. Bioquímica Ilustrada. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. DEVLIN, T. M. Manual de Bioquímica com correlações clínicas. São Paulo: Edgard Blücher, 2003. LEHNINGER, A. L; NELSON, D. L.; COX, M. M. Lehninger: Princípios de Bioquímica. 4 ed. São Paulo: Sarvier, 2006. Artigos, gratuitos e em formato PDF, de periódicos indexados como Química Nova e Journal of Biochemistry Education (Revista do Ensino de Bioquímica). Artigos, gratuitos e em formato PDF, de periódicos indexados sobre aplicações da bioquímica na Biologia e no Ensino de Ciências e Biologia, e áreas afins. Vídeos da Royal Society of Chemistry. Materiais disponíveis no sistema Moodle.
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