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MSC029 - ERGONOMIA DA ATIVIDADE: CONCEITOS E MÉTODOS PARA A VIGILÂNCIA E PREVENÇÃO DE AGRAVOS RELACIONADOS AO TRABALHO - Turma: 01 (2024.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina e conceitos iniciais (05/04/2024 - 05/04/2024)
­Intervenção ergonômica (12/04/2024 - 12/04/2024)
­Organização Social do Trabalho: novas formas de trabalho (19/04/2024 - 19/04/2024)
Elaboração dos trabalhos (20/04/2024 - 20/04/2024)
Aula Extra.
­Análise ergonômica I: fundamentos (26/04/2024 - 26/04/2024)
Análise ergonômica II: reflexões sobre o método AET. Seminário 1 (03/05/2024 - 03/05/2024)
Elaboração dos trabalhos (04/05/2024 - 04/05/2024)
Aula Extra.
­Ergonomia na análise e prevenção de acidentes. Seminário 2 (10/05/2024 - 10/05/2024)
­Trabalho e sofrimento mental. Seminário 3 (17/05/2024 - 17/05/2024)
­Ergonomia de concepção e desenvolvimento do trabalho. Seminário 4 (24/05/2024 - 24/05/2024)
FERIADO (31/05/2024 - 31/05/2024)
Elaboração dos trabalhos (01/06/2024 - 01/06/2024)
Aula Extra.
­Questões atuais para intervenções ergonômicas (07/06/2024 - 07/06/2024)
Apresentação e discussão dos trabalhos práticos (14/06/2024 - 14/06/2024)
Elaboração dos trabalhos (15/06/2024 - 15/06/2024)
Aula Extra.
Elaboração e entrega do trabalho escrito (21/06/2024 - 21/06/2024)
Frequências da Turma
# Matrícula ABR MAI JUN Total
05 12 19 20 26 03 04 10 17 24 01 07 14 15 21
1 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023100**** 9,1 10,0 8,8 9.3 0 AM
2 2024100**** 8,9 10,0 8,8 9.2 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Ergonomia da atividade e outras abordagens da ergonomia. Organização do trabalho e ergonomia. A reengenharia e a intensificação do trabalho. Trabalho, tarefa e atividade. Diferenças entre o trabalho prescrito e real. Norma e atividade, diferentes lógicas e diferentes olhares. Trabalho habitual, variabilidade e regulação na atividade cotidiana. Papel do trabalhador como agente de confiabilidade e regulador dos riscos. Trabalho, saúde e produção. Trabalho e sofrimento mental. Trabalho e Acidentes. Metodologia da análise ergonômica da atividade, como suporte para a vigilância e intervenção. Abordagens complementares: Análise Coletiva do Trabalho e Clínica da atividade. Reprojeto da situação de trabalho e intervenção formativa (Laboratório de Mudanças). Estudos de casos. Exercícios práticos de análise dos ambientes e processos de trabalho. Apresentação e discussão das observações e intervenções realizadas pelos alunos.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será ofertada interunidades: USP, UNESP, UFSCar e UFPI, e será ministrada de forma remota. Ela terá carga horária de 45 horas, em que serão 30 horas de aulas teóricas ? Síncronas de 3h cada (Sextas-feiras, 09h ? 12h); e também 15 horas de estudo e trabalho prático (assíncronas).
As aulas iniciarão dia 05 de abril de 2024, e os conteúdos propostos serão trabalhados por meio de aulas expositiva dialogadas, discussões de casos, análise e recomendação de textos técnicos, vídeos documentários e artigos científicos.
Como se trata de uma disciplina interunidades, o número de vagas será limitado. Como critério de seleção, o professor responsável pela disciplina na UFPI realizará previamente uma entrevista com os alunos que pretendem se matricular.
Serão utilizados ambientes virtuais como turma virtual no SIGAA, Google Classroom (disponibilização de materiais e entrega de trabalhos) e Google Meet (para encontros síncronos), como também com o auxílio de materiais digitais como vídeos documentários, textos e artigos científicos.
É obrigatório que, para participação da disciplina, a(o) discente disponha de computador, câmera, microfone e internet compatíveis com a disciplina, garantindo o melhor aproveitamento possível da disciplina.
O controle será realizado via Microsoft Excel por uma bolsista de apoio, durante a primeira e última hora da aula. O nome e e-mail da bolsista será informado aos discentes no início da disciplina, para garantir a retirada de eventuais dúvidas e justificativas.
As interações entre alunas(os) e professoras(es) se dará durante os horários de aula síncronas, por mural do Google Classroom e, por e-mail, quando necessário.

Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Os alunos serão avaliados pela frequência, participação nas discussões em sala de aula, fichamento de artigos, seminários e elaboração de trabalho prático de estudo de caso.
O trabalho prático será realizado em grupo, com foco em uma situação de trabalho real, preferencialmente relacionados ao objeto da pesquisa ou atuação profissional da(os) discentes. No último dia da disciplina haverá um seminário final, para apresentação dos estudos de caso. Além disso, dever ser realizada, pelo grupo, uma redação narrativa (entre 5 e 10 páginas), que deverá ser entregue 7 dias após o término da disciplina.
Em conformidade com a Resolução Nº 043/96, da UFPI, o aluno deverá ter frequência mínima de 75% da carga horária total da disciplina.
OBSERVAÇÃO: O direito à segunda chamada segue o previsto no Art. 108, da Resolução 177/2012 - CEPEX/UFPI. O discente procederá com a solicitação de 2ª chamada mediante solicitação por e-mail à chefia do departamento, à chefia/coordenação do curso ou ao professor ao qual o componente curricular esteja vinculado.
Horário de atendimento:
Bibliografia: Referência Básica:

BRAATZ, D.; ROCHA, R.; GEMMA, S. (org.). Engenharia do trabalho: saúde, segurança, ergonomia e projeto. Santana de Parnaíba, SP: Ex Libris Comunicação, 2021.
­
FALZON, P (editor). Ergonomia. 2 ed. São Paulo: Editora Blucher, 2018.
­
GUÉRIN, F et al. Compreender o Trabalho para Transformá-lo. São Paulo. 2ª ed. Edgard Blucher, 2004.


Referência Complementar:

­BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Norma Regulamentadora nº 17. Portaria MTP n.º 4.219, de 20 de dezembro de 2022. Brasília: MTE, 2022.
­
FALZON, P. (Org.). Ergonomia construtiva. São Paulo: Blucher, 2016.
­
FERREIRA, L.L. Sobre a Análise Ergonômica do Trabalho ou AET. Rev Bras Saúde Ocup, v. 40, n. 131, 2015.
­
LIMA, F.; DIAS, V. Financeirização, trabalho e saúde: economia como doença social. In: VILELA R.A.G. et al. (orgs). Desenvolvimento colaborativo para prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. São Paulo: Ex Libris, 2020. p. 69-93.
­
ROCHA, R. et al. Social construction as a means of ergonomic intervention. Gestão & Produção, v. 29, 2022.
­
WLOSKO, M; ROS, C. El Trabajo entre el placer y el sufrimiento: aportes desde la Psicodinámica del Trabajo. Lanús, EDUNla, 2019.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
05/04/2024
05/04/2024
Apresentação da disciplina e conceitos iniciais
12/04/2024
12/04/2024
­Intervenção ergonômica
19/04/2024
19/04/2024
­Organização Social do Trabalho: novas formas de trabalho
20/04/2024
20/04/2024
Elaboração dos trabalhos
26/04/2024
26/04/2024
­Análise ergonômica I: fundamentos
03/05/2024
03/05/2024
Análise ergonômica II: reflexões sobre o método AET. Seminário 1
04/05/2024
04/05/2024
Elaboração dos trabalhos
10/05/2024
10/05/2024
­Ergonomia na análise e prevenção de acidentes. Seminário 2
17/05/2024
17/05/2024
­Trabalho e sofrimento mental. Seminário 3
24/05/2024
24/05/2024
­Ergonomia de concepção e desenvolvimento do trabalho. Seminário 4
31/05/2024
31/05/2024
FERIADO
01/06/2024
01/06/2024
Elaboração dos trabalhos
07/06/2024
07/06/2024
­Questões atuais para intervenções ergonômicas
14/06/2024
14/06/2024
Apresentação e discussão dos trabalhos práticos
15/06/2024
15/06/2024
Elaboração dos trabalhos
21/06/2024
21/06/2024
Elaboração e entrega do trabalho escrito
Avaliações
Data Descrição
26/04/2024 1ª Avaliação
17/05/2024 2ª Avaliação
07/06/2024 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Informações Disciplina Ergonomia da Atividade 19/03/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb07.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 20:30