-

DAA0322 - SOCIOLOGIA DA EDUCACAO II - Turma: 01 (2024.1)

Tópicos Aulas
EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA (11/03/2024 - 29/04/2024)
1.1. Educação: alguns elementos da sua história 1.2. Defesa de uma educação emancipatória por uma pedagogia engajada 1.3. Mapeando a sociologia da educação: uma perspectiva crítica das desigualdades
   Ensinando a transgredir 
  Lista com ordem e datas dos seminários 
Olá gente, Para deixar mais claro, segue a ordem e datas dos seminários. Caso alguém ainda não esteja inserido/a, procurar os grupos que estão em duplas. Bom fim de semana e, Até segunda.
  Mapeamento da sociologia da educação: contexto social, poder e conhecimento 
Segue o texto de nossa discussão acontecida nas duas ultimas aulas.
EDUCAÇÃO: perspectivas e teorias (06/05/2024 - 05/06/2024)
2.1. Foucault e a educação 2.2. Códigos, pedagogia e conhecimento: avanços na sociologia da educação Bernsteiniana 2.3. A emergência da sociologia ?crítica? da educação: onde pensar com Bourdieu 2.4. Os sujeitos da educação: interagindo com Judith Butler
  TEXTO 4 - FOUCAULT E A EDUCAÇÃO.pdf 
Prez. Segue o texto para leitura e dialogo com a questão problema apresentada na aula dia 29/04. Discussão na próxima aula. Atenciosamente,
  Esquema da reprodução: da escola ao sistema de classes sociais 
Prezds. Esse é o texto guia para discussão das questões referentes ao filme Pro dia nascer feliz. Discussão da atividade: 22/05. Entrega das questões: 27/05. Atenciosamente,
  Buther e a educação 
Olá, Finalmente o texto para discutirmos aquele curta metragem, vestido azul. Atenciosamente,
EDUCAÇÃO E GLOBALIZAÇÃO (10/06/2024 - 15/07/2024)
3.1. Alguns traços históricos 3.2. O desafio de uma educação para todos 3.3. Perspectivas sociológicas do liberalismo do bem-estar
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
18 20 25 27 01 03 08 10 15 17 22 24 29 06 08 13 15 20 22 27 29 03 05 10 17 19
1 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2
2 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 2 0 0 0 6
3 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 4
4 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2023901**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 6
6 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 2 0 0 0 0 2 2 2 2 2 16
7 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 8
8 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2023902**** 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
10 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
11 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2023901**** 2 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 10
13 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 4
14 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
15 2023900**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 6
16 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2
17 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 4
18 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2
20 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
21 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2
22 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2
23 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
24 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 2 2 0 0 2 0 0 2 12
25 2023901**** 0 0 2 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 10
26 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2023902**** 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 2 0 2 14
28 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 4
31 2020900**** 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 2 14
32 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 4
33 2023902**** 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 8
34 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
35 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
36 2023901**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 6
37 2023901**** 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 8
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
2 2023901**** 10,0 9,5 10,0 9.8 6 AM
3 2023901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
4 2023902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
5 2023902**** 10,0 8,8 9,0 9.3 8 AM
6 2023900**** 10,0 8,1 10,0 9.4 4 AM
7 2020900**** 10,0 4,0 10,0 8.0 14 AM
8 2023900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
9 2023900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
10 2023900**** 10,0 9,8 10,0 9.9 0 AM
11 2023902**** 10,0 4,0 9,0 7.7 14 AM
12 2023900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
13 2023901**** 10,0 7,8 10,0 9.3 10 AM
14 2023901**** 10,0 3,0 10,0 7.7 12 AM
15 2023900**** 10,0 8,3 10,0 9.4 2 AM
16 2023900**** 10,0 8,5 10,0 9.5 2 AM
17 2023901**** 10,0 9,5 10,0 9.8 2 AM
18 2023900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
19 2023900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
20 2023901**** 10,0 8,8 10,0 9.6 0 AM
21 2023902**** 10,0 8,8 10,0 9.6 4 AM
22 2023901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
23 2023900**** 10,0 9,3 9,0 9.4 6 AM
24 2023901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
25 2023902**** 10,0 9,0 10,0 9.7 4 AM
26 2023901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
27 2023902**** 10,0 9,3 10,0 9.8 0 AM
28 2023901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
29 2023902**** 10,0 9,3 10,0 9.8 4 AM
30 2023900**** 10,0 8,5 9,0 9.2 0 AM
31 2023900**** 10,0 9,3 10,0 9.8 8 AM
32 2023901**** 10,0 4,5 0,0 0.0 2.4 16 RF
33 2023901**** 10,0 8,8 10,0 9.6 6 AM
34 2023900**** 10,0 9,3 10,0 9.8 0 AM
35 2023902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
36 2023900**** 10,0 8,8 10,0 9.6 6 AM
37 2023900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Utilizaremos diferentes estratégias para efetivação dos objetivos propostos:
• Aulas expositivas;
• Trabalho em equipes de análise de textos (Seminários) e debate em grande grupo;
• Produção de textos e miniavaliações.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Avaliações (discussões, textos produzidos e questões online - Clareza do texto escrito. Objetividade da resposta. Apropriação adequada da bibliografia. Compreensão das discussões estabelecidas em aula).
Trabalho Integrado (construção e apresentação de material didático - Apresentação em sala de aula, em atenção aos critérios estabelecidos Construção crítica. Criatividade. Capacidade de produção educomunicação: clareza, objetividade e pertinência).
Horário de atendimento:
Bibliografia: TEXTO 1: BELL, H. Ensinando a transgredir: a educação como pratica da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
TEXTO 2: APPLE, M. W.; BALL, S. J.; GANDIN, L. A. (Orgs.). Mapeamento da sociologia da educação: contexto social, poder e conhecimento. In: ______. Sociologia da Educação: análise internacional. Porto Alegre: Penso, 2013.
TEXTO 3: DUSSEL, I. Foucault e a educação. In: APPLE, M. W.; BALL, S. J.; GANDIN, L. A. (Orgs.). Sociologia da Educação: análise internacional. Porto Alegre: Penso, 2013.
TEXTO 4: HOADLEY, U.; MULLER, J. Códigos, pedagogia e conhecimento: avanços na sociologia da educação Bernsteiniana. In: APPLE, M. W.; BALL, S. J.; GANDIN, L. A. (Orgs.). Sociologia da Educação: análise internacional. Porto Alegre: Penso, 2013.
TEXTO 5: VAN HAECHT, A. O esquema da reprodução: da escola ao sistema de classes sociais. In: ______. Sociologia da educação: a escola posta à prova. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
TEXTO 6: YOUDELL, D. Reconhecendo os sujeitos da educação: interações com Judith Butler. In: APPLE, M. W.; BALL, S. J.; GANDIN, L. A. (Orgs.). Sociologia da Educação: análise internacional. Porto Alegre: Penso, 2013.
TEXTO 7: CHARLOT, B. Educação e globalização: uma tentativa de colocar ordem no debate. In: ______. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013.
TEXTO 8: OLSSEN, M. Social-democracia, complexidade e educação: perspectivas sociológicas do liberalismo do bem-estar. In: APPLE, M. W.; BALL, S. J.; GANDIN, L. A. (Orgs.). Sociologia da Educação: análise internacional. Porto Alegre: Penso, 2013.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
11/03/2024
29/04/2024
EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA
06/05/2024
05/06/2024
EDUCAÇÃO: perspectivas e teorias
10/06/2024
15/07/2024
EDUCAÇÃO E GLOBALIZAÇÃO
Avaliações
Data Descrição
29/04/2024 1ª Avaliação
05/06/2024 2ª Avaliação
15/07/2024 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Como Integrar o Filme/Documentário Pro dia nascer feliz com o texto O esquema da reprodução? 20/05/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb07.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 21:14