-

CPSIC/CMRV005 - PSICOLOGIA E PROCESSOS ENSINO APRENDIZAGEM I - Turma: 01 (2024.1)

Tópicos Aulas
Introdução à disciplina, apresentação e levantamento de interesses pessoais e coletivos acerca dos conteúdos a serem trabalhados. (19/03/2024 - 19/03/2024)
Introdução à disciplina, apresentação e levantamento de interesses pessoais e coletivos acerca dos conteúdos a serem trabalhados.
Organização dos grupos de trabalho, orientações para a realização das atividades e dos critérios de avaliação dos trabalhos realizados. (20/03/2024 - 20/03/2024)

Organização dos grupos de trabalho, orientações para a realização das atividades e dos critérios de avaliação dos trabalhos realizados.

   Plano de Curso da Disciplina 
Aprendizagem: reflexões sobre o construto e relação histórica entre Psicologia e Educação (26/03/2024 - 26/03/2024)
Aprendizagem: reflexões sobre o construto e relação histórica entre Psicologia e Educação
Fundamentos filosóficos e epistemológicos das diferentes perspectivas teóricas na Psicologia da Educação (27/03/2024 - 27/03/2024)
Fundamentos filosóficos e epistemológicos das diferentes perspectivas teóricas na Psicologia da Educação
Perspectiva sociocultural e situada da aprendizagem (02/04/2024 - 02/04/2024)
Perspectiva sociocultural e situada da aprendizagem
Orientações para elaboração do position paper: estrutura, argumentação e fundamentação (03/04/2024 - 03/04/2024)
Orientações para elaboração do position paper: estrutura, argumentação e fundamentação
    
Inicia em 20/03/2024 às 0h 0 e finaliza em 01/07/2024 às 23h 59
    
Inicia em 20/03/2024 às 0h 0 e finaliza em 30/04/2024 às 23h 59
Aspectos que atravessam o processo educativo: raça, gênero e diversidade (09/04/2024 - 09/04/2024)
Aspectos que atravessam o processo educativo: raça, gênero e diversidade
Do clássico ao contemporâneo: aprendizagem mediada pelas tecnologias digitais da informação e comunicação (10/04/2024 - 10/04/2024)

Do clássico ao contemporâneo: aprendizagem mediada pelas tecnologias digitais da informação e comunicação

Construtos emergentes na nova ecologia da aprendizagem do século XXI (16/04/2024 - 16/04/2024)

Construtos emergente na nova ecologia da aprendizagem do século XXI

Entornos pessoais de aprendizagem e ambiente virtual de aprendizagem (17/04/2024 - 17/04/2024)

Entornos pessoais de aprendizagem e ambiente virtual de aprendizagem

Nova ecologia da aprendizagem e inovação educativa (23/04/2024 - 23/04/2024)

Nova ecologia da aprendizagem e inovação educativa

Reflexões sobre Identidade de aprendiz e trajetórias pessoais de aprendizagem (24/04/2024 - 24/04/2024)

Reflexões sobre Identidade de aprendiz e trajetórias pessoais de aprendizagem

Personalização da aprendizagem e aprendizagem colaborativa nos diversos contextos (30/04/2024 - 30/04/2024)

 Personalização da aprendizagem e prendizagem colaborativa nos diversos contextos

Teoria do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget (07/05/2024 - 07/05/2024)
Teoria do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget
    
Inicia em 20/03/2024 às 0h 0 e finaliza em 19/06/2024 às 23h 59
    
Inicia em 20/03/2024 às 0h 0 e finaliza em 19/06/2024 às 23h 59
Reflexões de ordem prática sobre a Teoria do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget (08/05/2024 - 08/05/2024)
Reflexões de ordem prática sobre a Teoria do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget
Perspectiva histórico-cultural da aprendizagem segundo Vygotsky (14/05/2024 - 14/05/2024)
Perspectiva histórico-cultural da aprendizagem segundo Vygotsky
Reflexões de ordem prática sobre a perspectiva histórico-cultural da aprendizagem segundo Vygotsky (15/05/2024 - 15/05/2024)
Reflexões de ordem prática sobre a perspectiva histórico-cultural da aprendizagem segundo Vygotsky
Aprendizagem e emoções: contribuições de Wallon à prática educativa (21/05/2024 - 21/05/2024)
Aprendizagem e emoções: contribuições de Wallon à prática educativa
Reflexões de ordem prática sobre as contribuições de Wallon à prática educativa (22/05/2024 - 22/05/2024)
Reflexões de ordem prática sobre as contribuições de Wallon à prática educativa
Teoria da Aprendizagem segundo Skinner (28/05/2024 - 28/05/2024)
Teoria da Aprendizagem segundo Skinner
Reflexões de ordem prática sobre a Teoria da Aprendizagem segundo Skinner (29/05/2024 - 29/05/2024)
Reflexões de ordem prática sobre a Teoria da Aprendizagem segundo Skinner
Freud e as contribuições da Psicanálise para a educação (04/06/2024 - 04/06/2024)
Freud e as contribuições da Psicanálise para a educação
Reflexões de ordem prática sobre Freud e as contribuições da Psicanálise para a educação (05/06/2024 - 05/06/2024)
Reflexões de ordem prática sobre Freud e as contribuições da Psicanálise para a educação
Rógers e a educação centrada no aluno (11/06/2024 - 11/06/2024)
Rógers e a educação centrada no aluno
Reflexões de ordem prática sobre Rógers e a educação centrada no aluno (12/06/2024 - 12/06/2024)
Reflexões de ordem prática sobre Rógers e a educação centrada no aluno
Ausubel e a Aprendizagem Significativa (18/06/2024 - 18/06/2024)
Ausubel e a Aprendizagem Significativa
Reflexões de ordem prática sobre Ausubel e a aprendizagem significativa (19/06/2024 - 19/06/2024)

Reflexões de ordem prática sobre Ausubel e a aprendizagem significativa

Orientações e acompanhamento individualizado para produção de conteúdo digital sobre os temas trabalhados na disciplina (25/06/2024 - 25/06/2024)
Orientações e acompanhamento individualizado para produção de conteúdo digital sobre os temas trabalhados na disciplina
Orientações e acompanhamento individualizado para produção de conteúdo digital sobre os temas trabalhados na disciplina (26/06/2024 - 26/06/2024)
Orientações e acompanhamento individualizado para produção de conteúdo digital sobre os temas trabalhados na disciplina
Apresentação dos conteúdos produzidos, feedback formativo e avaliação da disciplina. (02/07/2024 - 02/07/2024)
Apresentação dos conteúdos produzidos, feedback formativo e avaliação da disciplina.
    
Inicia em 20/03/2024 às 0h 0 e finaliza em 02/07/2024 às 23h 59
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
19 20 26 27 02 03 09 10 16 17 23 24 30 07 08 14 15 21 22 28 29 04 05 11 12 18 19 25 26 02 03
1 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
5 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
13 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
14 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 28
15 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
16 2019905**** 2 2 2 2 0 0 0 0 2 2 2 2 2 0 0 0 0 2 0 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 42
17 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
18 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
19 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2023900**** 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
21 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2022906**** 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
23 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
24 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
26 2023901**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
27 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
29 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
31 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2016906**** 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 50
33 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
34 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 2 2 2 2 2 14
36 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
37 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
38 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
39 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
40 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
41 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2023902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
3 2023901**** 10,0 10,0 9,0 9.7 2 AM
4 2023900**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
5 2023901**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
6 2023901**** 10,0 10,0 9,5 9.8 2 AM
7 2023900**** 10,0 0,0 0,0 3.3 14 RN
8 2023900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 2023901**** 10,0 10,0 9,5 9.8 2 AM
10 2016906**** 0,0 0,0 0,0 0.0 50 RF
11 2023901**** 10,0 10,0 8,5 9.5 0 AM
12 2023901**** 10,0 10,0 9,0 9.7 2 AM
13 2023900**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
14 2023902**** 10,0 10,0 7,5 9.2 2 AM
15 2023900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
16 2023901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 12 RN
17 2023901**** 10,0 10,0 9,0 9.7 2 AM
18 2023900**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
19 2023900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
20 2022906**** 10,0 10,0 9,0 9.7 10 AM
21 2023900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
22 2023900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
23 2023901**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
24 2023902**** 10,0 10,0 9,5 9.8 2 AM
25 2023902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
26 2019905**** 0,0 0,0 0,0 0.0 42 RF
27 2023900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
28 2023900**** 0,0 0,0 0,0 0.0 28 RF
29 2023900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
30 2023901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
31 2023900**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
32 2023901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
33 2023900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
34 2023901**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
35 2023902**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
36 2023901**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
37 2023900**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
38 2023900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
39 2023901**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
40 2023901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
41 2023901**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Os processos de ensino-aprendizagem, construídos ao longo da vida do sujeito, nos diferentes espaços do mundo sócio-histórico-cultural em que ele se insere, envolvendo tanto aspectos cognitivos como afetivos. As teorias e diferentes concepções de aprendizagem. As concepções de sujeito envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem. Contribuições da Epistemologia Genética - Jean Piaget. Contribuições do Sócio-construtivismo - Lev Vigotsky. Contribuições da Psicogenética - Henry Wallon. Contribuições da Psicanálise - Sigmund Freud.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Os encontros consistem em aulas expositivas dialogadas com discussão de textos previamente lidos, estudos dirigidos previamente elaborados, orientações personalizadas para elaboração seminários e produção de conteúdo digital com sentido educativo sobre as temáticas trabalhadas e apresentação dos conteúdos produzidos. As atividades consistem em tarefas a serem realizadas individualmente e em grupo, devendo ser enviadas através da plataforma SIGAA nas datas previstas pelo cronograma.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação da aprendizagem ocorrerá de forma contínua, durante todo o processo, considerando elementos como assiduidade, o envolvimento a participação nas atividades, a qualidade dos produtos solicitados e o envio no prazo indicado. Dessa forma, todas as atividades realizadas constituirão instrumentos de avaliação: elaboração de textos científicos, seminários em grupo, estudos dirigidos, elaboração de conteúdo digital com sentido educativo e apresentação oral das atividades realizadas. As notas serão aferidas substancialmente através de três atividades principais: um position paper (10,0); um estudo dirigido com apresentação em grupo (10,0); o conteúdo digital com sentido educativo produzido e enviado no prazo indicado (10,0).
Horário de atendimento:
Bibliografia: Bibliografia Básica
COLL, C. Concepções e tendências atuais em psicologia da educação. In: C. Coll; J. Palacios e A. Marchesi. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação escolar (pp. 29-64). Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.
COLL, C. Psicologia e educação: aproximação aos objetivos e conteúdos da psicologia da educação. In: C. Coll; J. Palacios e A. Marchesi. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação escolar (pp. 7-21). Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.
SILVA, S. A.; FOSSATTI, P.; SARMENTO, D. F. Teorias implícitas sobre o ensino e aprendizagem. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 15(2), 2011, 291-299.
Bibliografia Complementar
ALENCAR, E. S.; TEIXEIRA, C. S. M.; SILVA, C. S.; FERRO, M. G. D.; CARVALHO, M. V. C. A epistemologia genética de Jean Piaget. In: CARVALHO, M. V. C. de; MATOS, K. S. A. L de. Psicologia da educação: teorias do desenvolvimento e da aprendizagem em discussão (pp. 119-162). 2. Ed. Fortaleza: Edições UFC, 2009.
CAMPOS, D. M. S. Psicologia da aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 2014.
COLL, C. Constructivismo y educación escolar: ni hablamos siempre de lo mismo ni lo hacemos siempre desde la misma perspectiva epistemológica. Anuario de Psicología, 69, 1996, pp. 153-178.
COLL, C. et. Al. O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ática, 1996.
LA ROSA, J. Psicologia e educação: o significado do aprender. Porto Alegre: EDPUCRS, 2003.
FREITAS, L. A produção de ignorância na escola. São Paulo: Cortez, 1989.
KUPFER, M. C. M. Freud e a educação: o mestre do impossível. São Paulo: Scipione, 1989.
PAIN, S. A função da ignorância na escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
PIAGET, J. Psicologia e epistemologia: por uma teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1978.
PIAGET, J. A Equilibração das Estruturas Cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
PIAGET, J. A Epistemologia Genética. Petrópolis: Vozes, 1971.
PIERRE, M. El desarrollo cognitivo del niño: desde los descubrimientos de Piaget hasta las investigaciones actuales. Contextos Educativos, 4, 2001, pp. 53-77.
POZO, J. I. Teorias cognitivas da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 2007.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
WALLON, H. As origens do pensamento na criança. São Paulo: Manole, 1996.
POZO, J. I. Aprendizes e Mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002
PILETTI, N., ROSSATO, S. M. Psicologia da aprendizagem: Da teoria do condicionamento ao construtivismo. São Paulo: Contexto, 2011.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
19/03/2024
19/03/2024
Introdução à disciplina, apresentação e levantamento de interesses pessoais e coletivos acerca dos conteúdos a serem trabalhados.
20/03/2024
20/03/2024
Organização dos grupos de trabalho, orientações para a realização das atividades e dos critérios de avaliação dos trabalhos realizados.
26/03/2024
26/03/2024
Aprendizagem: reflexões sobre o construto e relação histórica entre Psicologia e Educação
27/03/2024
27/03/2024
Fundamentos filosóficos e epistemológicos das diferentes perspectivas teóricas na Psicologia da Educação
02/04/2024
02/04/2024
Perspectiva sociocultural e situada da aprendizagem
03/04/2024
03/04/2024
Orientações para elaboração do position paper: estrutura, argumentação e fundamentação
09/04/2024
09/04/2024
Aspectos que atravessam o processo educativo: raça, gênero e diversidade
10/04/2024
10/04/2024
Do clássico ao contemporâneo: aprendizagem mediada pelas tecnologias digitais da informação e comunicação
16/04/2024
16/04/2024
Construtos emergentes na nova ecologia da aprendizagem do século XXI
17/04/2024
17/04/2024
Entornos pessoais de aprendizagem e ambiente virtual de aprendizagem
23/04/2024
23/04/2024
Nova ecologia da aprendizagem e inovação educativa
24/04/2024
24/04/2024
Reflexões sobre Identidade de aprendiz e trajetórias pessoais de aprendizagem
30/04/2024
30/04/2024
Personalização da aprendizagem e aprendizagem colaborativa nos diversos contextos
07/05/2024
07/05/2024
Teoria do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget
08/05/2024
08/05/2024
Reflexões de ordem prática sobre a Teoria do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget
14/05/2024
14/05/2024
Perspectiva histórico-cultural da aprendizagem segundo Vygotsky
15/05/2024
15/05/2024
Reflexões de ordem prática sobre a perspectiva histórico-cultural da aprendizagem segundo Vygotsky
21/05/2024
21/05/2024
Aprendizagem e emoções: contribuições de Wallon à prática educativa
22/05/2024
22/05/2024
Reflexões de ordem prática sobre as contribuições de Wallon à prática educativa
28/05/2024
28/05/2024
Teoria da Aprendizagem segundo Skinner
29/05/2024
29/05/2024
Reflexões de ordem prática sobre a Teoria da Aprendizagem segundo Skinner
04/06/2024
04/06/2024
Freud e as contribuições da Psicanálise para a educação
05/06/2024
05/06/2024
Reflexões de ordem prática sobre Freud e as contribuições da Psicanálise para a educação
11/06/2024
11/06/2024
Rógers e a educação centrada no aluno
12/06/2024
12/06/2024
Reflexões de ordem prática sobre Rógers e a educação centrada no aluno
18/06/2024
18/06/2024
Ausubel e a Aprendizagem Significativa
19/06/2024
19/06/2024
Reflexões de ordem prática sobre Ausubel e a aprendizagem significativa
25/06/2024
25/06/2024
Orientações e acompanhamento individualizado para produção de conteúdo digital sobre os temas trabalhados na disciplina
26/06/2024
26/06/2024
Orientações e acompanhamento individualizado para produção de conteúdo digital sobre os temas trabalhados na disciplina
02/07/2024
02/07/2024
Apresentação dos conteúdos produzidos, feedback formativo e avaliação da disciplina.
Avaliações
Data Descrição
07/05/2024 1ª Avaliação
29/05/2024 2ª Avaliação
02/07/2024 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb07.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 20:28