AULA 1 (8h-12h): APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA E DO CRONOGRAMA DE ATIVIDADES. (01/06/2024 - 03/07/2024)
Ementa: Disciplina de cunho prático, onde o pós-graduando, através de atividades orientadas, será iniciado no trabalho de pesquisa na área e linhas do Programa.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Promover o enlace multilateral entre projetos de trabalho de conclusão de mestrado, pesquisadores, orientandos, discentes e colaboradores; construção de conhecimentos, nivelamento de saberes, integração de linhas de pesquisa, pesquisadores, extensionistas, educadores e educandos; Nivelar os avances dos trabalhos finais de Mestrado; Integrar e interagir trabalhos, pesquisadores e orientandos.
Bibliografia: CHALMERS, A. F. O QUE É CIÊNCIA AFINAL? Tradução: Raul Filker. Editora Brasiliense, 1993. CHIOVATTO, M. Watson, uso de Inteligência Artificial (AI) e processos educativos em museus. Revista Docência e Cibercultura. Rio de Janeiro, v. 3 n.2 p. 217 Maio/Agosto 2019 . FABRI, A. Q. et al. PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE SOBRE SUA APLICAÇÃO NO CONTEXTO BRASILEIRO PÓS - CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988. Revista de Direito da Cidade vol. 10, nº 4, pp. 2219-2258. 2018. GADELHA, R. R. APRENDENDO COM OS POVOS TRADICIONAIS E COM A NATUREZA: da sanidade vegetal à sanidade dos agroecossistemas. Revista Orbis Latina, vol.8, nº 1, Foz do Iguaçu/ PR (Brasil), Janeiro – Junho de 2018. JUNGMANN, D. M., BONETTI, E. A. Proteção da criatividade e inovação: entendendo a propriedade intelectual: guia para jornalistas. Brasília: IEL, 2010. PELEGRINI, S. C. A. Cultura e natureza: os desafios das práticas preservacionistas na esfera do patrimônio cultural e ambiental. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 26, nº 51, p. 115-140, 2006. SILVA, J. S. DES-ENVOLVIMENTO OU ENVOLVIMENTO PARTICIPATIVO? In: RANDOLPH, R., TAVARES, H. M. (Org’s) Política e Planejamento Regional – Uma Coletânea. Brasília: Gráfica Movimento, 2013 (p. 98 – 108). SILVA, J. S. (Organização). Quintais agroecológicos. Editora Universitária – Edufpi, ISBN: 978-85-509-0183-1 2017.