Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Aulas teóricas sobre a metodologia de elaboração de um projeto científico, conforme planificado no conteúdo programático deste Plano de Ensino; Aulas práticas com ênfase às técnicas de escrita e apresentação de trabalhos científicos. Que constarão do desenvolvimento escrito do (s) item (s) do projeto e de dinâmicas de grupo com a finalidade da integração, acolhimento e desenvoltura dos estudantes. Apoio e uso das regras formais da ABNT
Ao final de cada item de desenvolvimento do projeto o estudante deverá entregar o rascunho/ATV do citado item (via SIGAA) para as devidas correções, de forma que ao final das aulas teóricas todo o projeto tenha sido devidamente corrigido e que tenham sido sanadas todas as dúvidas.
O estudante receberá, via SIGAA, os seguintes documentos: modelo da carta de aceite do orientador, modelo do projeto e as regras da ABNT para a elaboração do projeto.
|
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação constará de duas notas como segue:
1) Envio das atividades relativas aos rascunhos do projeto/ATV de TCCI (1 AP): A nota do 1AP constará da soma dos seguintes intens: 1AP= ∑ATV, onde
(ATV) rascunhos do projeto enviados em Word (via SGAA) nas datas estipuladas, valendo pontos com segue: ATV1: 1.0 ponto; ATV2: 2.0 pontos; ATV3: 2.0 pontos; ATV4: 3.0 pontos e, ATV5: 2.0 pontos. No total serão 5 ATV/rascunhos solicitados com somatório máximo de 10.0 pontos. O Cronograma dessas atividades será antecipadamente enviado ao (s) estudante (s) via SIGAA.
OBS: Os rascunhos/ATV deverão ser enviados somente na data estipulada pelo professor, após a data não terão valor de nota, e devem ser escritos unicamente em Word. Rascunhos enviados em pdf serão desconsiderados.
OBS: NÃO SERÃO ACEITOS RASCUNHOS EM PDF E FORA DA DATA ESTIPULADA.
2) Apresentação e defesa do Projeto de TCCI (2 AP): A nota do 2AP constará da soma dos seguintes itens: 2AP = Proj + Oral Onde (Proj) indica o projeto escrito contendo a carta de aceite do (a) professor (a) orientador (a) devidamente datada e assinada valendo no máximo 5.0 pontos, e (Oral) indica a apresentação oral do projeto durante, no máximo 10 minutos e no mínimo 5 minutos, com valor de 5 pontos.
OBS: As apresentações orais ocorrerão nos dias 25 de junho e 02 de julho de 2024, com o cronograma, antecipadamente divulgado ao (s) estudante (s) contendo dia e horário de apresentação.
A nota final do aluno constará da média entre (ƩATV) e (Proj+Oral)
OBS: É OBRIGATÓRIA A PRESENÇA DE TODOS OS ESTUDANTES NO PERÍODO DE APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS.
OBS: NÃO SERÃO ACEITOS RASCUNHOS/ATIVIDADES OU PROJETOS FORA DA DATA ESTIPULADA, EXCETO DENTRO DOS PRAZOS DE JUSTIFICATIVA CONFORME ESTÁ PREVISTO NO §2º. DO ART. 108 DA RESOLUÇÃO 177/2012 CEPEX
|
Horário de atendimento:
| 10h00-12h00 (sexta-feira) |
Bibliografia:
| BÁSICA ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico. 8ª ed., Atlas, São Paulo, 2007. BOAVENTURA, E. M. Metodologia da pesquisa. Atlas, São Paulo, 2007. BLIKSTEIN, I. Técnicas de comunicação escrita. 21ª ed. São Paulo: Ática, 103p., 2005 LEGISLAÇÃO ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2018. ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15287: informação e documentação: projeto de pesquisa - apresentação. Rio de Janeiro, 2011. ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos- apresentação. Rio de Janeiro, 2002. ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: informação e documentação- Trabalhos acadêmicos- Apresentação. Rio de Janeiro, 2011. ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6027: informação e documentação- Sumário- Apresentação. Rio de Janeiro, 2012. ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6034: informação e documentação- Índice - Apresentação. Rio de Janeiro, 2004
|