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CPEV/CEAD002 - CIENCIAS DA NATUREZA NOS A.I.E.F:LETRAMENTO CIENTIFICO E INTERDISCIPLINAR - Turma: 8A (2024.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (20/01/2024 - 31/03/2024)

https://bityli.com/1dM4uR

Caro(a) aluno(a),

Neste módulo, vamos aprender bastante sobre Ciências da Natureza e sua relevância na formação das crianças nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Com fundamentação teórica em autores da área, enfatiza a relevância do letramento científico e sugere atividades práticas sobre o ensino de Ciências da Natureza nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com foco interdisciplinar, foi organizado de modo a considerar e a desenvolver temas relacionados às três unidades temáticas para o Ensino Fundamental, propostos pela BNCC: Matéria e energia; Vida e evolução; Terra e universo.  

 

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina da Profa: Wirla Risany Lima Carvalho

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

 

Professora Adjunta do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE), do Centro de Ciências da Educação (CCE), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Doutora e Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC) na área de Avaliação Educacional. Pesquisadora nos grupos de pesquisa: FORMAR/UFPI; NUPPEGE/UFPI e GPAp/UFC. Sócia da Associação Francofone de Pesquisa Científica em Educação - Seção Brasileira (AFIRSE). Pedagoga, Psicopedagoga e Bacharel em Ciências Contábeis. Experiências na Educação Básica no Ensino Público Municipal, Ensino Superior Público e Privado, Educação no Terceiro Setor, Parecerista em revistas e eventos da área de Educação. Desenvolve pesquisas nas áreas de concentração: Avaliação Educacional; Formação de Professores, Práticas Educativas e Metodologias de Pesquisa.

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7405631823456608

   PLANO_DE_DISCIPLINA - Esp em Prát Doc nos Anos In do Ensino Fund - Ciências_Profa Wirla Carvalho (1).pdf 
    material complementar (Site) 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (20/01/2024 - 31/03/2024)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

 

Aula 1

AULA 01 : CIÊNCIAS DA NATUREZA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: LETRAMENTO CIENTÍFICO E INT (2024-01-25 19:25 GMT-3) - Google Drive

 

Aula 2

 

AULA 02 : CIÊNCIAS DA NATUREZA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: LETRAMENTO CIENTÍFICO E INT (2024-02-01 19:30 GMT-3) - Google Drive

 

Aula 5

AULA 5 : CIÊNCIAS DA NATUREZA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: LETRAMENTO CIENTÍFICO E INT (2024-03-21 19:23 GMT-3) - Google Drive

UNIDADE I (20/01/2024 - 31/03/2024)

A Unidade I contempla uma introdução acerca da relevância do estudo das Ciências da Natureza, durante a formação de crianças no Ensino Fundamental, destacando conceitos importantes como o da Ciência e o que esta aborda. Na sequência, abordamos a parte da Matéria e Energia, explicando à luz da BNCC como desenvolver estes conteúdos em sala de aula.

- Conhecer os conceitos de ciência, matéria e energia aplicados à disciplina de Ciências da Natureza nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

- Compreender a relevância do estudo das Ciências da Natureza, durante a formação de crianças no Ensino Fundamental, destacando conceitos importantes como o da Ciência e o que esta aborda.

- Desenvolver aulas de Ciências da Natureza nos AIEF à luz da BNCC.

Apostila da formação

Leia o artigo “O que ensinar em Ciências” e veja a linha do tempo do ensino de Ciências no Brasil e Metodologias mais comuns no ensino de Ciências, dentre outros.

O que ensinar em Ciências. Por: Beatriz Santomauro. 01 de jan. 2009.

Disponível em https://bityli.com/H6jY4o Acesso em 10 de out. 2021

 

Para informações sobre aprendizagem significativa, leia o texto: O que é afinal aprendizagem significativa?

Moreira, Marco Antônio. Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais, Instituto de Física, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, MT, 23 de abril de 2010. Disponível em https://bityli.com/7KS3kY Acesso em 10 de out. 2021

 

Você sabia que desde Aristóteles, as ciências da Natureza desenvolveram-se graças ao papel conferido às observações e, mais tarde, à observação controlada, isto é, à experimentação (o laboratório com seus instrumentos tecnológicos de precisão e medida)?  Segundo CHAUI, (1995, p. 263) “a experimentação permite ao cientista formular hipóteses sobre o fenômeno”. Uma hipótese é uma conjectura racional feita após um grande número de observações e experimentos; é uma tese que precisa ser confirmada ou verificada por meio de novas observações e experimentos.

 

Para conhecer sobre as Unidades Temáticas da área de Ciências da Natureza e seus respectivos Objetos de Conhecimentos  acesse:  https://bityli.com/9gYBO Acesso em 11 de out. 2021

 

A interdisciplinaridade tem sido estudada por diferentes autores, dentre eles: Fazenda (2002), destaca que uma postura interdisciplinar proporciona aberturas para o conhecimento; nos apontamentos de Morin (2005), entendendo-a como modo de pensar; na compreensão de Thiesen (2008),  a interdisciplinaridade tem a perspectiva da dialogicidade e da interação das ciências e do conhecimento; Zabala (1998) destaca que há interdisciplinaridade quando há intercâmbio entre as disciplinas com enriquecimento mútuo, e  Japiassu (1976), que a coloca como eixo fundamental na organização curricular.

 

Leia a entrevista com Maria Elizabeth de Almeida: “Como se trabalha com projetos”?  Concedida à Revista TV Escola. Disponível em: https://bityli.com/m1weMz    Acesso em: 11 de out. 2021

 

Para conhecer um plano de aula para a implementação e/ou qualificação da roda diária de conversa em grupo leia: Módulo 2: Rodas de conversa. Por Gestão Escolar. 01 de abr.2013 Disponível em: https://bityli.com/OfTO8C Acesso em 20 de out. 2021

No artigo “A roda de conversa como metodologia educativa: o diálogo e o brincar oportunizando o protagonismo infantil na sala de aula” de GUARDA, Geovane Nicole et al, você terá contato com um texto que aborda roda de conversa como mecanismo de construção dialógica no processo de ensino e aprendizagem. Disponível em:

https://bityli.com/gKFY8c Acesso em 20 de out. 2021

 

PARTE II – MATÉRIA E ENERGIA

Para você saber sobre fontes de energias acesse https://bityli.com/l9qhqw Acesso em 22 de out. 2021

Para saber como planejar, leia a entrevista de Celso dos Santos Vasconcellos que destaca como começar um bom planejamento, acesse:  Planejar é antecipar ações para atingir certos objetivos. https://bityli.com/uiyI3H

Para ler respostas a dez perguntas imprescindíveis para planejar e implementar boas sequências didáticas, acesse: Como organizar sequências didáticas. https://bityli.com/llhypO  Acesso em 23 de out. 2021

 

Castro e Magalhães (2016), registram o que é alfabetização científica e para que alfabetizar cientificamente. O texto está disponível em: https://bityli.com/CUNa75

Silva (2020) destaca o que é alfabetização científica e analisa as contribuições de uma sequência didática acerca da água na promoção da alfabetização científica nos anos iniciais. O texto está disponibilizado em: https://bityli.com/PC0PPi Acesso em: 25 de out. 2021

 

  • Iniciação científica nos anos iniciais. Por: Anderson Moço - em 01 de mar. 2009. https://bityli.com/CbrPsK (Este artigo apresenta passos a passos para a elaboração de Projeto de pesquisa com crianças dos anos iniciais)
  • Os segredos do pão. Por Nova Escola. 02 set. 2017. https://bityli.com/0NOCR7 (Este artigo traz um Projeto para alunos do 1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos)
  • Como trabalhar textos científicos no Fundamental?  https://bityli.com/ardM6e Descreve um Projeto interdisciplinar de Ciência e Linguagem.
  • Projeto de Iniciação Científica: o tempo atmosférico e as paisagens.      http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41274 . Acessados em 26 de out. 2021

 

Acesse os sites a seguir para assistir vídeos sobre características de materiais e matéria prima. Também terá acesso a um plano de aula sobre Propriedades da matéria: Características dos materiais https://bityli.com/h5R4zU Como é feito o lápis https://bityli.com/r1wB68

De onde vem o plástico? https://bityli.com/dHvjPt Matéria prima https://bityli.com/4n1hXO  Cinco planos de aula sobre Propriedades e usos da matéria https://bityli.com/9UztQL  /  Acesso em 26.out.2021

Sugestões de planos de aula sobre a temática trabalhada neste planejamento: Cinco planos para desenvolver a habilidade EF03CI03 da BNCC https://bityli.com/a1Rm2e   Poluição visual e ambientes visualmente saudáveis https://bityli.com/0kryu6  Acesso em 27 de out. 2021

Então, reflita e registre em seu Diário de Formação:

  • Como foi seu envolvimento nessa Unidade?
  • Foi possível executar as atividades propostas?
  • Você conseguiu incluir seus alunos nos diálogos indicados? Como foi essa experiência?
  • Após as leituras e os vídeos indicados a sua concepção do que é Ciências da Natureza foi alterada? Justifique sua resposta.
  • Essa Unidade te proporcionou novos conhecimentos?
   FÓRUM I
Período de Habilitação: 20/01/2024 às 00:00 a 31/03/2024 às 23:59
    
Inicia em 20/01/2024 às 0h 0 e finaliza em 31/03/2024 às 23h 59
UNIDADE II (20/01/2024 - 31/03/2024)

A unidade temática Vida e evolução, a partir da BNCC, propõe o estudo de questões relacionadas aos seres vivos (incluindo os seres humanos), suas características e necessidades, e a vida como fenômeno natural e social, os elementos essenciais à sua manutenção e à compreensão dos processos evolutivos que geram a diversidade de formas de vida no planeta. Estudam-se características dos ecossistemas destacando-se as interações dos seres vivos com outros seres vivos e com os fatores não vivos do ambiente, com destaque para as interações que os seres humanos estabelecem entre si e com os demais seres vivos e elementos não vivos do ambiente. Abordam-se, ainda, a importância da preservação da biodiversidade e como ela se distribui nos principais ecossistemas brasileiros (Brasil, 2018, p.326).

- Conhecer os conceitos de Vida e Evolução aplicados à disciplina de Ciências da Natureza nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

- Compreender a relevância do estudo das Ciências da Natureza, durante a formação de crianças no Ensino Fundamental, destacando conceitos importantes como o da Ciência e o que esta aborda.

- Desenvolver aulas de Ciências da Natureza nos AIEF à luz da BNCC.

Apostila da Formação

Esclarecemos que para a elaboração do texto a seguir, em formato de resumo, usamos as seguintes fontes:

Origem da Vida. Disponível em https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/origem-vida.htm (Por Vanessa Sardinha dos Santos)

Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Disponível em: https://www2.unifap.br/piap/files/2017/03/Biologia-02.pdf (Por Prof. Danilo Almeida – Biologia 02 – UnIENEM/PIAP – 2017) Acessados em 26 de out. 2021

 

Para saber mais sobre estudos de Darwin Leia: Especial Darwin- 150 anos da teoria da evolução das espécies. Disponível em https://bityli.com/XQkOQV  A descoberta da Evolução e outras histórias de Darwin https://podcasts.apple.com/br/podcast/11-a-descoberta-da-evolu%C3%A7%C3%A3o-e-outras-hist%C3%B3rias-de-darwin/id1505522912?i=1000496144423   Evolução a ideia que revolucionou o sentido da vida https://bityli.com/9Wbbiu   Acessados em 26 de out. 2021

 

Quer conhecer um pouco mais sobre o que é vida? O que é evolução?

Leia o texto: Origem da vida dos autores: Augusto Damineli e Daniel Santa Cruz Damineli. Acesse: https://bityli.com/2GlKbj Acesso em 27 de out. 2021

 

Para conhecer na íntegra o artigo de Morais, Jomar “Vida o desenho inteligente” (2002) acesse o site https://bityli.com/iWTCeo Acesso em 28 de out. 2021.

Sugerimos textos científicos a serem trabalhados com os alunos. Ao levá-los para sala de aula, leia-os com antecedência, verifique aqueles que são adequados para sua turma.

O que é vida https://bityli.com/5CWbL5

 O que é evolução https://bityli.com/Ogaajz

 A origem da Terra https://bityli.com/xXF7Yq

Teoria da Evolução https://bityli.com/mmsFoI

Origem da vida: teorias e hipóteses mais famosas https://bityli.com/iy5QhQ   Acesso em 25 de out. 2021

 

Para obter sugestões sobre Comunicação Alternativa: apresentação de fichas e materiais diversos para o trabalho com a criança de necessidades especiais, assista ao vídeo Comunicação Alternativa – Professora de Educação Especial https://bityli.com/jxyozH

 Acesso em 06 de out. 2021

 

Com atividades lúdicas podemos instigar os alunos a pensar, resolver situações problemas, discutir diferentes temáticas que permeiam as aulas, propiciar a motivação, possibilitando a interação e a troca de saberes, dentre outros.

Para saber mais sobre o uso de jogos na sala de aula leia: Jogos lúdicos e jogos pedagógicos: o que são e como usá-los até no ensino remoto. Disponível em: https://bityli.com/3CT85q Acesso 02 de out. 2021

Esperamos que você tenha vivido realmente uma aventura conosco. Mas, principalmente, que tenhamos ajudado numa melhor compreensão sobre Vida e Evolução e, dessa forma, enriquecido a sua experiência pedagógica, propiciando novas ideias para trabalhar os conteúdos dessa área com seus alunos.

   FÓRUM II
Período de Habilitação: 01/02/2024 às 00:00 a 31/03/2024 às 23:59
    
Inicia em 01/02/2024 às 0h 0 e finaliza em 31/03/2024 às 23h 59
UNIDADE III (20/01/2024 - 31/03/2024)

Na unidade temática Terra e Universo, a partir da BNCC, busca-se a compreensão de características da Terra, do Sol, da Lua e de outros corpos celestes – suas dimensões, composição, localizações, movimentos e forças que atuam entre eles. Ampliam-se experiências de observação do céu, do planeta Terra, particularmente das zonas habitadas pelo ser humano e demais seres vivos, bem como de observação dos principais fenômenos celestes. Além disso, ao salientar que a construção dos conhecimentos sobre a Terra e o céu se deu de diferentes formas em distintas culturas ao longo da história da humanidade, explora-se a riqueza envolvida nesses conhecimentos, o que permite, entre outras coisas, maior valorização de outras formas de conceber o mundo, como os conhecimentos próprios dos povos indígenas originários  (Brasil, 2018, p.326).

- Conhecer os conceitos de Terra e Universo aplicados à disciplina de Ciências da Natureza nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

- Compreender a relevância do estudo das Ciências da Natureza, durante a formação de crianças no Ensino Fundamental, destacando conceitos importantes como o da Ciência e o que esta aborda.

- Desenvolver aulas de Ciências da Natureza nos AIEF à luz da BNCC.

Apostila da Formação

- Considerando o exposto, pensemos no Planeta Terra. Convido você para ouvir o Podcast “A vida na Terra”. Disponível em: https://bityli.com/at9cbR  Acesso em 02 de nov.2021

 

- Para saber mais sobre litosfera leia os textos a seguir e assista o vídeo:

O que é litosfera? https://bityli.com/5OhMzZ  Veja imagens reais em alta definição do Planeta Terra capturado pelo astronauta Jeff Williams da Nasa, durante sua missão na Estação Espacial Internacional, em 2016. https://bityli.com/QG4tAv Acesso em 04 de nov. 2021

 

Para saber mais sobre atmosfera leia os textos a seguir e assista o vídeo: Atmosfera terrestre. Disponível em: https://bityli.com/mDE452   Atmosfera dos Planetas. Disponível em: https://bityli.com/tgKeLK   A atmosfera: camadas da Terra. Disponível em https://bityli.com/V1EBxh  Acesso em 04 de nov. 2021

 

Para saber mais sobre hidrosfera terrestre leia os textos a seguir e assista o vídeo: Hidrosfera. Disponível em: https://bityli.com/fJBq5R  e  https://bityli.com/BrxvgO  As camadas da Terra https://bityli.com/UIjjSw Acesso em nov. 2021

 

Para saber mais sobre origem do Universo assista o vídeo: Ciência Aberta- Origem do Universo https://bityli.com/AzHAj0 (Neste vídeo as questões sobre a origem do Universo foram discutidas no Programa Ciência Aberta com a participação de professores da USP e Unicamp). Acesso em 04 de nov. 2021

Estamos sempre buscando sugestões de planejamentos que possam contribuir com nossas práticas pedagógicas, sugerimos que analise atentamente cada plano pesquisado. Veja algumas sugestões:

Estamos finalizando nossa Unidade Terra e Universo. Aprendemos muitas coisas, não é mesmo?

Espero que suas leituras e suas reflexões acerca de sua prática pedagógica possam incentivá-la a continuar nossa jornada.

Aproveite e registre seu Diário de Formação como foi para você realizar essa Unidade. O que foi bom, o poderia ter sido melhor.

   FÓRUM III
Período de Habilitação: 16/02/2024 às 00:00 a 31/03/2024 às 23:59
    
Inicia em 16/02/2024 às 0h 0 e finaliza em 31/03/2024 às 23h 59
UNIDADE IV (20/01/2024 - 31/03/2024)

 

A unidade IV aborda a avaliação da aprendizagem e sua relevância, como consolidação do processo de ensino-aprendizagem. Portanto, deve ser bem compreendida e aplicada em sala de aula para consolidação dos conhecimentos e habilidades desenvolvidas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

- Compreender a avaliação da aprendizagem e sua relevância, como consolidação do processo de ensino-aprendizagem, conhecimentos e habilidades desenvolvidas no ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

- Conhecer estratégias e instrumentos de aplicação da avaliação da aprendizagem no ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Apostila da Formação

Leia sobre as quatro etapas da avaliação formativa segundo Zabala em “Avaliação”.  ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Trad. ROSA, Ernani F. da . Porto ALEGRE: Artmed, 1998. Avaliação, p. 195-221

Disponível em: https://www.ifmg.edu.br/ribeiraodasneves/noticias/vem-ai-o-iii-ifmg-debate/zabala-a-pratica-educativa.pdf   Acesso em 16 de out. 2021

 

Autoavaliação: como ajudar seus alunos nesse processo. Esse artigo traz reflexão sobre o uso da autoavaliação e lista alguns equívocos na utilização desse processo de avaliação. “Autoavaliação: como ajudar seus alunos nesse processo”. Por Bianca Bibiano, 01 de março de 2010.Disponível em: https://bityli.com/RszQ2B Acesso em 17 de out. 2021

 

Para saber sobre zona de desenvolvimento proximal leia: Vygotsky e o conceito de zona de desenvolvimento proximal. Disponível em: https://bityli.com/7T7cP3 Acesso em 17 de out. 2021 (O texto focaliza a ideia de que uma pessoa é capaz de realizar sozinha certo número de tarefas, mas em colaboração ela pode realizar um número maior.)

 

Leia o texto “Avaliar para ensinar melhor”. Disponível em: https://bityli.com/Rz0Xxo Destaca que da analise diária dos alunos surgem maneiras de fazer com que todos aprendam.

Os textos a seguir trazem sugestões de instrumentos para realizar avaliações. Avaliação nota 10 https://bityli.com/Gore9m (Existem diversos instrumentos para analisar o desempenho do aluno e fazer com que todos se integrem ao processo de aprendizagem. Escolha o seu! https://bityli.com/RwiZk4 (Traz nas páginas 12 a 16, os nove jeitos mais comuns de avaliar, segundo Gentile e Andrade (2001): Prova objetiva, prova dissertativa, seminário, trabalho em grupo, debate, relatório individual, autoavaliação, observação, conselho de classe. Acesso 10 de nov.2021

Agradecemos o seu compromisso e participação durante a Formação, pois você, com sua gama de saberes, é peça fundamental para a formação do aluno enquanto protagonista do seu conhecimento.

Aproveitamos para solicitar que você reflita sobre as diferentes fontes de leituras que teve oportunidade de apreciar. Pense nas atividades propostas para os alunos. Os vídeos assistidos, atividades lúdicas, experimentos que pode realizar, as músicas que você teve oportunidade ouvir... Em seguida, registre suas conclusões em seu Diário de Formação.

   FÓRUM IV
Período de Habilitação: 02/03/2024 às 00:00 a 31/03/2024 às 23:59
    
Inicia em 02/03/2024 às 0h 0 e finaliza em 31/03/2024 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (20/01/2024 - 31/03/2024)

No âmbito do Curso de Especialização em Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a avaliação da aprendizagem dos discentes será realizada por meio atividades síncronas e assíncronas, como: tarefas online, fóruns de discussão, lista de exercícios, questionários e provas eletrônicas, entre outros, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com observância aos prazos estipulados.

O processo de avaliação da aprendizagem será de natureza qualitativa e quantitativa, observando-se o cumprimento dos prazos, a participação e interação no AVA, a assiduidade, engajamento e colaboração na realização das atividades propostas, a compreensão e o atendimento dos objetivos dos trabalhos e a qualidade das produções. O pré-requisito formal para aprovação será a obtenção de média igual ou superior a 6,0 (seis) pontos em cada componente curricular.

A proposta avaliativa desta disciplina consiste em considerar, para cada unidade, uma nota referente (de 0 a 10 pontos), sendo formada por:

- Aula Síncrona – presença e participação (2,0 pontos);

- Fórum – participação qualificada (4,0 pontos);

- Tarefa – qualificada e entregue no prazo (4,0 pontos).

Ao final, uma Avaliação Geral (valendo 0 a 10 pontos) com primeira e segunda chamada, referente à última unidade.

    
Inicia em 26/03/2024 às 0h 0 e finaliza em 06/04/2024 às 23h 59
SEGUNDA CHAMADA (31/03/2024 - 31/03/2024)
    
Inicia em 04/04/2024 às 0h 0 e finaliza em 05/04/2024 às 23h 59
Frequências da Turma

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Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023202**** 8,5 8,5 9,0 8.6 0 AM
2 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2023203**** 9,0 9,0 10,0 9.2 0 AM
4 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
5 2023202**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
6 2023203**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
7 2023203**** 10,0 10,0 8,0 9.6 0 AM
8 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
9 2023202**** 9,5 10,0 10,0 9.7 0 AM
10 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
11 2023202**** 9,0 9,0 10,0 9.2 0 AM
12 2023203**** 8,0 9,0 10,0 8.6 0 AM
13 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
14 2023203**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
15 2023203**** 8,5 9,0 9,0 8.7 0 AM
16 2023202**** 9,0 9,0 10,0 9.2 0 AM
17 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
18 2023203**** 8,5 8,5 10,0 8.8 0 AM
19 2023203**** 8,5 9,0 9,0 8.7 0 AM
20 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
21 2023202**** 7,0 9,0 10,0 8.0 0 AM
22 2023203**** 9,0 9,0 8,0 8.8 0 AM
23 2023202**** 8,5 8,5 9,0 8.6 0 AM
24 2023202**** 8,0 8,5 9,0 8.3 0 AM
25 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
26 2023203**** 9,0 9,5 10,0 9.3 0 AM
27 2023202**** 9,0 9,5 10,0 9.3 0 AM
28 2023202**** 9,0 9,5 10,0 9.3 0 AM
29 2023203**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
30 2023202**** 8,0 9,0 10,0 8.6 0 AM
31 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
32 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
33 2023202**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
34 2023203**** 9,0 9,0 10,0 9.2 0 AM
35 2023202**** 9,0 9,0 10,0 9.2 0 AM
36 2023202**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
37 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
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