A Unidade I contempla uma introdução acerca da relevância do estudo das Ciências da Natureza, durante a formação de crianças no Ensino Fundamental, destacando conceitos importantes como o da Ciência e o que esta aborda. Na sequência, abordamos a parte da Matéria e Energia, explicando à luz da BNCC como desenvolver estes conteúdos em sala de aula.
- Conhecer os conceitos de ciência, matéria e energia aplicados à disciplina de Ciências da Natureza nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
- Compreender a relevância do estudo das Ciências da Natureza, durante a formação de crianças no Ensino Fundamental, destacando conceitos importantes como o da Ciência e o que esta aborda.
- Desenvolver aulas de Ciências da Natureza nos AIEF à luz da BNCC.
Apostila da formação
Leia o artigo “O que ensinar em Ciências” e veja a linha do tempo do ensino de Ciências no Brasil e Metodologias mais comuns no ensino de Ciências, dentre outros.
O que ensinar em Ciências. Por: Beatriz Santomauro. 01 de jan. 2009.
Disponível em https://bityli.com/H6jY4o Acesso em 10 de out. 2021
Para informações sobre aprendizagem significativa, leia o texto: O que é afinal aprendizagem significativa?
Moreira, Marco Antônio. Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais, Instituto de Física, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, MT, 23 de abril de 2010. Disponível em https://bityli.com/7KS3kY Acesso em 10 de out. 2021
Você sabia que desde Aristóteles, as ciências da Natureza desenvolveram-se graças ao papel conferido às observações e, mais tarde, à observação controlada, isto é, à experimentação (o laboratório com seus instrumentos tecnológicos de precisão e medida)? Segundo CHAUI, (1995, p. 263) “a experimentação permite ao cientista formular hipóteses sobre o fenômeno”. Uma hipótese é uma conjectura racional feita após um grande número de observações e experimentos; é uma tese que precisa ser confirmada ou verificada por meio de novas observações e experimentos.
Para conhecer sobre as Unidades Temáticas da área de Ciências da Natureza e seus respectivos Objetos de Conhecimentos acesse: https://bityli.com/9gYBO Acesso em 11 de out. 2021
A interdisciplinaridade tem sido estudada por diferentes autores, dentre eles: Fazenda (2002), destaca que uma postura interdisciplinar proporciona aberturas para o conhecimento; nos apontamentos de Morin (2005), entendendo-a como modo de pensar; na compreensão de Thiesen (2008), a interdisciplinaridade tem a perspectiva da dialogicidade e da interação das ciências e do conhecimento; Zabala (1998) destaca que há interdisciplinaridade quando há intercâmbio entre as disciplinas com enriquecimento mútuo, e Japiassu (1976), que a coloca como eixo fundamental na organização curricular.
Leia a entrevista com Maria Elizabeth de Almeida: “Como se trabalha com projetos”? Concedida à Revista TV Escola. Disponível em: https://bityli.com/m1weMz Acesso em: 11 de out. 2021
Para conhecer um plano de aula para a implementação e/ou qualificação da roda diária de conversa em grupo leia: Módulo 2: Rodas de conversa. Por Gestão Escolar. 01 de abr.2013 Disponível em: https://bityli.com/OfTO8C Acesso em 20 de out. 2021
No artigo “A roda de conversa como metodologia educativa: o diálogo e o brincar oportunizando o protagonismo infantil na sala de aula” de GUARDA, Geovane Nicole et al, você terá contato com um texto que aborda roda de conversa como mecanismo de construção dialógica no processo de ensino e aprendizagem. Disponível em:
https://bityli.com/gKFY8c Acesso em 20 de out. 2021
PARTE II – MATÉRIA E ENERGIA
Para você saber sobre fontes de energias acesse https://bityli.com/l9qhqw Acesso em 22 de out. 2021
Para saber como planejar, leia a entrevista de Celso dos Santos Vasconcellos que destaca como começar um bom planejamento, acesse: Planejar é antecipar ações para atingir certos objetivos. https://bityli.com/uiyI3H
Para ler respostas a dez perguntas imprescindíveis para planejar e implementar boas sequências didáticas, acesse: Como organizar sequências didáticas. https://bityli.com/llhypO Acesso em 23 de out. 2021
Castro e Magalhães (2016), registram o que é alfabetização científica e para que alfabetizar cientificamente. O texto está disponível em: https://bityli.com/CUNa75
Silva (2020) destaca o que é alfabetização científica e analisa as contribuições de uma sequência didática acerca da água na promoção da alfabetização científica nos anos iniciais. O texto está disponibilizado em: https://bityli.com/PC0PPi Acesso em: 25 de out. 2021
- Iniciação científica nos anos iniciais. Por: Anderson Moço - em 01 de mar. 2009. https://bityli.com/CbrPsK (Este artigo apresenta passos a passos para a elaboração de Projeto de pesquisa com crianças dos anos iniciais)
- Os segredos do pão. Por Nova Escola. 02 set. 2017. https://bityli.com/0NOCR7 (Este artigo traz um Projeto para alunos do 1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos)
- Como trabalhar textos científicos no Fundamental? https://bityli.com/ardM6e Descreve um Projeto interdisciplinar de Ciência e Linguagem.
- Projeto de Iniciação Científica: o tempo atmosférico e as paisagens. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41274 . Acessados em 26 de out. 2021
Acesse os sites a seguir para assistir vídeos sobre características de materiais e matéria prima. Também terá acesso a um plano de aula sobre Propriedades da matéria: Características dos materiais https://bityli.com/h5R4zU Como é feito o lápis https://bityli.com/r1wB68
De onde vem o plástico? https://bityli.com/dHvjPt Matéria prima https://bityli.com/4n1hXO Cinco planos de aula sobre Propriedades e usos da matéria https://bityli.com/9UztQL / Acesso em 26.out.2021
Sugestões de planos de aula sobre a temática trabalhada neste planejamento: Cinco planos para desenvolver a habilidade EF03CI03 da BNCC https://bityli.com/a1Rm2e Poluição visual e ambientes visualmente saudáveis https://bityli.com/0kryu6 Acesso em 27 de out. 2021
Então, reflita e registre em seu Diário de Formação:
- Como foi seu envolvimento nessa Unidade?
- Foi possível executar as atividades propostas?
- Você conseguiu incluir seus alunos nos diálogos indicados? Como foi essa experiência?
- Após as leituras e os vídeos indicados a sua concepção do que é Ciências da Natureza foi alterada? Justifique sua resposta.
- Essa Unidade te proporcionou novos conhecimentos?
FÓRUM I
Período de Habilitação:
20/01/2024 às 00:00
a
31/03/2024 às 23:59
Inicia em 20/01/2024 às 0h 0 e finaliza em 31/03/2024 às 23h 59