-

CLI/CEAD091 - Sustentabilidade, educação e intervenção sociocultural - Turma: 8B (2024.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (14/09/2024 - 18/10/2024)

A disciplina propõe a facilitação de processos geradores de novos conhecimentos cognitivos e vivenciais potencializam intervenções socioculturais visando transformações no pensar-agir social. A partir da perspectiva do princípio biocêntrico estimular potenciais de vitalidade, afetividade e transcendência para ações influenciadoras na realidade social.

Tem como objetivos: Estimular potenciais de vitalidade, afetividade e transcendência para ações influenciadoras na realidade social; criar um lugar de expressão de convivência com trocas de saberes e práticas.

Caro(a) aluno(a),

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor (a): Ruth Cavalcante

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

Currículo: Professsor Titular do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Piauí- UFPI e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociedade e Cultura da Universidade Estadual do Piauí- UESPI .

 

   PLANO_DE_DISCIPLINA-Sustentabilidade Educação Biocêntrica.docx 
AMBIENTAÇÃO DA DISCIPLINA (14/09/2024 - 18/10/2024)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (14/09/2024 - 18/10/2024)

Nesta unidade iremos apresentar os conceitos de sustentabilidade e as multidimensões da Sustentabilidade.

Comunicar através de uma linguagem universal fundada no princípio biocêntrico, no diálogo libertador, do pensamento complexo, gerando uma consciência crítica que impulsiona uma ação transformadora.

LIMA, Solimar. O.; BRAGA, Iara. M. S. Trabalho e autogestão: o peixe e a rede. Educação em economia solidária na universidade pública. Teresina: EDUFPI, 2013

Você sabia que o último texto escrito pelo professor Rolando Toro em fevereiro de 2010 (antes de partir para as estrelas, como chamava a morte), foi dirigido à comunidade biocêntrica do Ceará?

 

Publicado no livro “Educação Biocêntrica: Ciência, Arte, Mística, Amor e Transformação” (página 90)

Nessa unidade tomamos contato com os conceitos básicos de sustentabilidade, identificação e caracterização de suas multidimensões, através de leituras, diálogos e pesquisas. De modo que os educandos tiveram acesso e refletiram sobre a sustentabilidade na perspectiva do princípio biocêntrico.

UNIDADE II (14/09/2024 - 18/10/2024)

Nesta unidade, trabalhamos sobre sustentabilidade e intervenção sociocultural na educação, a partir da percepção de territórios sustentáveis e o contexto escolar (formal e informal).

Identificar e conhecer os territórios tradicionais e suas práticas sustentabilidade.

MOROSINI, Marília Costa. O desenvolvimento sustentável como cerne das proposições da UNESCO. Educação, p. e92/1-33, 2022.

Você sabia que a afetividade é quem dá estrutura a inteligência? Todas as inteligências têm uma fonte em comum: a afetividade, que se constrói socialmente. A inteligência afetiva se desenvolve através dos vínculos. (Consigo mesmo, com o outro e com a totalidade)

Nessa unidade tivemos como objetivo identificar e conhecer os territórios tradicionais e suas práticas sustentabilidade, por meio de pesquisa e imersão do aluno em sua comunidade.

    
Inicia em 01/10/2024 às 0h 0 e finaliza em 30/10/2024 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (14/09/2024 - 18/10/2024)
SEGUNDA CHAMADA (14/09/2024 - 18/10/2024)
AVALIAÇÃO FINAL (14/09/2024 - 18/10/2024)
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
2 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
3 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
4 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
5 2023203**** 0.0 0 MATRICULADO
6 2023203**** 0.0 0 MATRICULADO
7 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
8 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
9 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
10 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
11 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
12 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
13 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
14 2023203**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 MATRICULADO
15 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
16 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
17 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
18 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
19 2023203**** 0.0 0 MATRICULADO
20 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
21 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
22 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
23 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
24 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
25 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
26 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
27 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
28 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
29 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
30 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
31 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
32 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
33 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
34 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
35 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
36 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
37 2023203**** 0.0 0 MATRICULADO
38 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Envio da Avaliação 04/11/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb07.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1157 05/11/2024 09:20