-

CLI/CEAD090 - Educação e Empreendedorismo Social - Turma: 8A (2024.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (10/08/2024 - 13/09/2024)

 

A disciplina propõe a articulação pensar-agir como facilitador de processos geradores de novos conhecimentos cognitivos e vivenciais para movimentos de fortalecimento de autonomia para enfrentamento dos mundos do trabalho educativo e na sociedade. A partir da perspectiva do princípio biocêntrico estimular potenciais de animus vital com criatividade e afetividade para ações influenciadoras de transformação da realidade social.

Tem como objetivos estimular potenciais de animus vital com criatividade e afetividade para ações influenciadoras de transformação da realidade social e criar um lugar de expressão de convivência com trocas de saberes e práticas.

Caro(a) aluno(a),

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor (a): Ruth Cavalcante

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

Currículo: Professsor Titular do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Piauí- UFPI e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociedade e Cultura da Universidade Estadual do Piauí- UESPI .

 

   PLANO_DE_DISCIPLINA-Empreendedorismo Educação Biocêntrica.docx 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (10/08/2024 - 13/09/2024)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (10/08/2024 - 13/09/2024)

Nesta unidade iremos apresentar os conceitos do empreendedorismo e de educação empreendedora.

Apresentar os conceitos de empreendedorismo e os sentidos e significados da educação empreendedora com base nos princípios biocêntricos.

SCHAEFER, R; MINELLO, I. F. Educação Empreendedora: premissas, objetivos e metodologias. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, Rio de Janeiro, v. 10, n. 3, p. 60-81, jul./set. 2016. Disponível em: https://periodicos.uff.br/pca/article/view/11270/pdf. Acesso: 22 nov. 2021.

 

Nessa unidade tomamos contato com os conceitos básicos de empreendedorismo e a educação empreendedora. De modo que os educandos tiveram acesso e refletiram sobre o empreendedorismo na perspectiva do princípio biocêntrico.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 10/08/2024 às 00:00 a 01/10/2024 às 23:59
    
Inicia em 19/08/2024 às 0h 0 e finaliza em 29/09/2024 às 23h 59
UNIDADE II (10/08/2024 - 13/09/2024)

Nesta unidade, trabalhamos sobre empreendedorismo social e competências em empreendedorismo na educação.

Identificar as possibilidades do empreendedorismo social com base no principio biocêntrico.

ENTRECOMP. Quadro de Referência das Competências para o Empreendedorismo. Trad. Sara Dias-Trindade, José António Moreira e Jacinto Jardim. Theya: 2020. Disponível: https://empreendedorismosocial.porvir.org/wp-content/themes/sintropika/assets/pdf/PUB_ENTRECOMP_FINAL.pdf. Acesso: 22 nov. 2021.

Você sabia que a afetividade é quem dá estrutura a inteligência? Todas as inteligências têm uma fonte em comum: a afetividade, que se constrói socialmente. A inteligência afetiva se desenvolve através dos vínculos. (Consigo mesmo, com o outro e com a totalidade)

Nessa unidade tivemos como objetivo identificar e conhecer as práticas de politica pública de fomento ao empreendedorismo no contexto escolar.

   FÓRUM II - Sentidos e Significados do Empreendedorismo Biocêntrico
Período de Habilitação: 27/08/2024 às 16:00 a 06/11/2024 às 23:59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (10/08/2024 - 13/09/2024)
SEGUNDA CHAMADA (10/08/2024 - 13/09/2024)
AVALIAÇÃO FINAL (27/08/2024 - 13/09/2024)

A avaliação final será o texto solicitado e descrito no Fórum II.

Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023203**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 MATRICULADO
2 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
3 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
4 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
5 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
6 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
7 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
8 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
9 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
10 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
11 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
12 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
13 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
14 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
15 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
16 2023203**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 MATRICULADO
17 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
18 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
19 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
20 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
21 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
22 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
23 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
24 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
25 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
26 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
27 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
28 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
29 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
30 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
31 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
32 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
33 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
34 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
35 2023203**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 MATRICULADO
36 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
37 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
38 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb07.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1157 05/11/2024 09:15