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CH/CEAD031 - HISTÓRIA E POLÍTICA NO BRASIL E NO MUNDO CONTEMPORÂNEO - Turma: 5A (2023.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (07/12/2023 - 16/12/2023)

Memorial da Democracia. Comício pelas Diretas Já, 1984.

Disponível em: https://www.google.com/search?q=lutas%20pelas%20diretas%20j%C3%A1%20lula%20brizola&tbm=isch&rlz=1C1CHZN_pt-BRBR927BR927&hl=pt-BR&sa=X&ved=0CAEQv7IFahcKEwiorfCJrZD7AhUAAAAAHQAAAAAQFg&biw=1227&bih=582&dpr=1.1#imgrc=WBv1qTcp-aliMM 

 

Caro(a) aluno(a),

 

Entendemos a história política como uma modalidade da prática social, cuja atuação não se constitui como algo dissociado das experiências humanas, mas sim como uma de suas dimensões fundamentais, devido à sua relevância para o entendimento da própria história humana e dos vários níveis temporais que a constituem. Visamos estudar a história política como uma das habilidades e competências necessárias ao processo de formação da consciência histórica entre os estudantes da Educação Básica – e um dos objetivos precípuos da atuação docente do(a) professor(a) de História.

Isso ganha maior notoriedade no mundo contemporâneo, no qual a política passou a se organizar em torno do Estado e estruturar-se em função dele, tendo se tornado o principal objeto das competições e alvo das relações de força e de poder – mas não o único – dada a diversidade de percepções de macro e micropoderes, que se erigiram e se irradiaram nas composições históricas.

Reconhece-se, assim, que o Estado e as iniciativas dos poderes públicos, bem como as decisões governamentais são também expressões das relações de força e de poder da sociedade que os constituem e os autorizam a existir. Entre os elementos centrais que constroem esses poderes está o que se estabelece que mereça ser ensinado no componente curricular de História.

Por isso, a presente proposta defende o ensino e a pesquisa da história política renovada em suas perspectivas pluri e interdisciplinares, entendendo a História como área fundamental no seio das Ciências Humanas e Sociais e sua pertinência para o entendimento e vivência consciente no mundo contemporâneo, conforme prevê a Base Nacional Comum Curricular.

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Visando ao êxito no processo de ensino-aprendizagem é fundamental que os discentes  acessem os materiais didáticos postados no SIGAA, leiam-nos e participem das aulas nos momentos síncronos, bem como das atividades assíncronas, participando de forma fundamentada nos debates argumentativos constantes nos fóruns e nas discussões dos conteúdos na sala virtual.

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina da Professora Doutora: Cláudia Fontineles, Nadia Cataryna Nogueira e Silva e Rosamaria de Sousa Fé Barbosa

 

CONHEÇA A PROFESSORA:

Professora Associada da Universidade Federal do Piauí (Departamento de História, Pós-Graduação em História e Pós-Graduação em Ciência Política). Bolsista de Produtividade Científica do CNPq. Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí. Especialista em História Sociocultural pela Universidade Federal do Piauí e Especialista em História Política Contemporânea pela Universidade Estadual do Piauí. Licenciada em Licenciatura em História, Graduada em Direito pela Universidade Estadual do Piauí, Graduada em Pedagogia. Expressiva experiência na docência na Educação Básica. Desenvolve pesquisas nas áreas de História e Memória, História Política, História e Mídia, História e Cidade, História dos Esportes, História da Educação, Ensino de História, entre outros temas.

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8352484392271532 

    Material complementar (Site) 
   PLANO DE DISCIPLINA.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (07/12/2023 - 16/12/2023)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES E TIRA DÚVIDAS
Período de Habilitação: 07/12/2023 às 08:00 a 07/01/2024 às 23:59
UNIDADE I (07/12/2023 - 16/12/2023)

História Política: concepções e percursos

Tela de Eugène Delacroix que simboliza os ideais da Revolução Francesa e o Liberalismo Político. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-revolucao-francesa.htm. Consulta: 01/11/2022


1 - A História Política no mundo contemporâneo: concepções e percursos;

2 – História Política e historiografia; 

3 – As diferentes faces da História Política

4- Conto O Pai contra a mãe.

 

Bibliografia básica

RÉMOND, René. Uma história presente. In.: RÉMOND, René (Org.). Por uma história política. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003. p. 13-36.

AGAMBEN, Giorgio. O que é contemporâneo? In: AGAMBEN, Giorgio. O que é contemporâneo? e outros ensaios. Tradução de Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó: Argos, 2009. p. 55-73.

ASSIS, Machado de. Pai contra mãe. In: Relíquias de Casa Velha. Rio de Janeiro, H. Garnier Livreiro Editor, 1906.

Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000245.pdf. Consulta: 01/11/2023

  • Reconhecer a relevância, os desafios e as renovações propostas pela História Política no seio da historiografia e sua validade para a vida humana;
  • Analisar os diferentes percursos e percepções sobre o Liberalismo Político e Econômico no mundo e no Brasil e sua influência sobre os arranjos institucionais contemporâneos e as percepções que o brasileiro tem de si;

Abaixo seguem algumas sugestões de material complementar ao conteúdo da unidade I

Artigo:

 

ASSIS, Machado de. Pai contra mãe. In: Relíquias de Casa Velha. Rio de Janeiro, H. Garnier Livreiro Editor, 1906. Disponível: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000245.pdf 

Filme:

O Ovo da Serpente

Uma das obras mais conhecidas de Ingmar Bergman e que mostra como estava o ambiente na Alemanha de 1923 e que facilitou o crescimento do Nazismo e a acensão de Adolf Hitler.

“Roma Cidade Aberta“

Obra que dá início ao neorrealismo italiano, em que Roberto Rossellini mostra a luta dos partigiani (resistência italiana) contra os nazistas.

Pensadores como Walter Benjamin e Marc Bloch foram perseguidos por lutarem contra o nazifascismo durante a 2ª Guerra Mundial e ambos morreram neste período.

Nessa unidade discutimos sobre os percursos da História Política, suas crises, percursos e renovações, bem como sobre sua importância para a consciência histórica na sociedade, em especial, nas dimensões do ensino de História.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 07/12/2023 às 19:00 a 07/01/2024 às 23:59
UNIDADE II (07/12/2023 - 16/12/2023)

O autoritaritarismo no Brasil e suas temporalidades

Disponível em: https://www.infoescola.com/historia/coronelismo/exercicios/ Consulta: 01/11/2022.

1 – A História Política no Brasil e suas múltiplas durações no tempo

     

2 – Escravidão

     

3 – Mandonismo

4 - Patrimonialismo

 

Bibliografia básica

SCHWARCZ, Lilia M. Mandonismo. In.: Sobre o autoritarismo brasileiro. São Paulo: Companhia da Letras, 2019.

 

SCHWARCZ, Lilia M. Patrimonialismo. In.: Sobre o autoritarismo brasileiro. São Paulo: Companhia da Letras, 2019.

 

MAMIGONIAN, Beatriz G. Dois domingos, com duzentos anos de intervalo. In.: MATTOS, Hebe; BESSONE, Tânia; MAMIGONIAN, Beatriz G. (org.). Historiadores pela democracia: o Golpe de 2016 e a força do passado. São Paulo: Alameda Editorial, 2016.

 

  •  Reconhecer as turbulências no cenário político brasileiro e suas interfaces com o autoritarismo e a democracia no país em seus diferentes níveis de duração temporal;
  • Analisar como elementos como o mandonismo, o patrimonialismo e a escravidão repercutiram em diferentes temporalidades na história brasileira;
  • Reconhecer as permanências de traços autoritários na história recente brasileira e as várias formas disso ser discutido nas aulas de História da Educação Básica. 

Abaixo seguem algumas sugestões de material complementar ao conteúdo da Unidade II

 

Artigo:

 

CARVALHO, José Murilo. Cidadania: tipos e percursos. Revista Estudos Históricos FGV, v. 9, n. 18, 1996. Disponível em http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2029 Consulta: 10 mar. 2021.

 

DOLHNIKOFF, Míriam. O lugar das elites regionais. Revista USP, São Paulo, n.58, p. 116-133, junho/agosto 2003. Disponível em http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/33853

 

 

Filme:

Memórias do Cárcere

Resumo: Filme de Nelson Pereira dos Santos. A obra baseada no livro homônimo de Graciliano Ramos em que ele descreve o período em que ficou preso após a Intentona Comunista em 1935, período em que o governo tomou medidas que suspendiam as garantias das liberdades individuais de todos os brasileiros.

Fahrenheit 451“,

Resumo: François Truffaut trata de um período em que livros são queimados para tirar uma fonte de conhecimento e criação de um pensamento crítico da população.

Alphaville

Resumo: Neste filme, Jean-Luc Godard imagina uma sociedade controlada por um grande computador.

Que a base da força dos coronéis que exerciam o seu domínio local está no período imperial, durante o século XIX. Com a criação da Guarda Nacional, os latifundiários aliados do governo central recebiam o título de coronel para que exercessem o seu domínio em sua região e evitassem qualquer tipo de revolta.

Na Unidade II o objetivo central foi compreender como o mandonismo, o patrimonialismo e a escravidão marcaram a história brasileira em diferentes aspectos, sendo fundamentais para entender as manifestações históricas da política brasileira, em especial, devido à sua importância na formação dos estudantes da Educação Básica.

   FÓRUM II
Período de Habilitação: 07/12/2023 às 09:00 a 07/01/2024 às 23:59
UNIDADE III (07/12/2023 - 16/12/2023)

A construção da democracia representativa e o golpismo atávico no Brasil

Disponível: http://schafergabriel.blogspot.com/2015/09/a-democracia-no-brasil-1946-1964.html Consulta: 1/11/2022


1 – As tensões políticas durante a República;

     

2 – O golpismo atávico na República Brasileira;

     

3 – As lutas e conquistas do processo de redemocratização do Brasil

 

Bibliografia básica.

GOMES, Ângela de Castro; FERREIRA, Jorge. (2019) 2021. “Brasil, 1945-1964: uma democracia representativa em consolidação”. Locus: Revista de História 24 (2). Disponível em: https://doi.org/10.34019/2594-8296.2018.v24.20880. Consultado em 13 fev. 2022.

 

FERREIRA, Jorge. Crises da República: 1954, 1955 e 1961. In.: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucìlia de Almeida Neves. (Orgs.). O Brasil Republicano: o tempo da ditadura: regime militar e movimentos sociais em fins do século XX. Livro 4, 2ª ed.. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

 

CARVALHO, José Murilo de. A cidadania após a redemocratização. In.: A construção da cidadania no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

­____________. A cidadania e seus dois maridos. In.: Pontos e bordados: escritos de história política. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.

1 –Identificar os fatores que influenciaram as várias tensões políticas ocorridas na República brasileira e seu golpismo atávico; 

     

2 – Reconhecer as conquistas do período de formação da democracia liberal no Brasil e sua relevância para a história do país;

     

3 –Identificar a importância de trabalhar com os estudantes da Educação Básica os diferentes golpes sofridos no Brasil em sua democracia e as diferentes repercussões na história do país, visando fortalecer uma cultura de valorização da democracia.       

Abaixo seguem algumas sugestões de material complementar ao conteúdo da Unidade III

Artigo:

 

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Cadernos de práticas. Ensino Médio. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/ensino-medio/. Acesso: 27 out. 2022.

FONTINELES, Claudia Cristina da Silva; SOUSA NETO, Marcelo de. O Ensino de História e a BNCC: competências além do prescrito. In: FONTINELES, Isabel Cristina da Silva; LIMA. Mary Gracy e Silva (Org.). Questões Curriculares em Tempos de Crise: BNCC como determinante legal e realidade em debate. 1ed.Teresina: EDUESPI, 2021, v. 1, p. 115-143.

 

 

Filme:

1964: Um Golpe Contra o Brasil (2012)

Resumo: O Golpe de Estado no Brasil em 1964 designa o conjunto de eventos ocorridos em 31 de março de 1964 no Brasil, que culminaram, no dia 1º de abril de 1964, com um golpe militar que encerrou o governo do presidente democraticamente eleito João Goulart, também conhecido como Jango.

Marãiwatsédé – O Resgate da Terra (2018)

Resumo: Filme relata a história dos indígenas da comunidade xavante de Marãiwatsédé, que foram duramente perseguidos, mortos e removidos de suas terras a partir da década de 50. Documentário realizado pelo Ministério Público Federal.

Links: https://mst.org.br/2021/03/31/13-documentarios-contemporaneos-para-entender-o-golpe-militar-de-1964/ 

A cidadania é o direito de desfrutar dos direitos e liberdades que são garantidos a todas as pessoas. É a capacidade de poder exercer seus direitos civis, políticos e sociais e de poder ter acesso a uma vida com respeito aos direitos garantidos na Constituição Federal.

 

No Brasil a luta pelo exercício da cidadania plena é ligada a diversos acontecimentos e movimentos sociais e alguns destes ficaram marcados na história do país. Entre momentos mais importantes para a cidadania no Brasil destacam-se: a abolição da escravidão, o voto feminino, a aprovação das leis do trabalho urbano, rural e doméstico, o voto feminino e dos analfabetos e a Constituição de 1988.

Link: https://www.significados.com.br/momentos-importantes-cidadania-brasil/ 

Nessa unidade estudamos sobre as várias tensões políticas vividas no Brasil durante a República e as várias tentativas de golpes por que o país passou, bem como sobre os danos provocados pela implantação da ditadura. Foi possível entender também o que diferencia uma democracia em constituição de um governo populista. 

   FÓRUM III
Período de Habilitação: 07/12/2023 às 19:00 a 07/01/2024 às 23:59
UNIDADE IV (07/12/2023 - 16/12/2023)

O ensino de História e as lutas pela democracia e pela cidadania no Brasil

Mobilizações de estudantes e professores contra a Reforma do Ensino Médio,  2016. Disponível: https://www.cut.org.br/noticias/temer-recua-da-reforma-do-ensino-medio-e-educadores-exigem-anulacao-do-texto-9096 Consulta: 1/11/2022 


1 – A redemocratização do Brasil;

     

2 – Os avanços e limites da cidadania;

     

3 – O papel da educação para a democracia e a cidadania.

 

Bibliografia básica.

­ FONTINELES, Claudia Cristina da Silva. As centelhas da esperança: o papel da literatura e da música no despertar da consciência histórica. Revista História Hoje, v. 5, p. 131-158, 2016. Disponível em https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/246/170. Consulta: 27 out. 2023.

 

SCHWARCZ, Lilia; STARLING, Heloisa. (Orgs.). Conclusão: História não é conta de somar. In.:  Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

  • Relacionar a construção da cidadania no Brasil com a consciência histórica e com o aprendizado da História do/no país, identificando seus limites e possibilidades;
  • Promover reflexões sobre a importância do ensino de História para o despertar da consciência histórica, para o fortalecimento da democracia e para a construção da cidadania no país, em especial, entre os discentes da Educação Básica atendidos pelos professores cursantes da Especialização.

 

     

Abaixo seguem algumas sugestões de material complementar ao conteúdo da Unidade IV

Textos:

 

FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucília de Almeida Neves. (Orgs.). O Brasil Republicano: o tempo da ditadura: regime militar e movimentos sociais em fins do século XX. Livro 4, 2ª ed.. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

PIAUÍ. Currículo do Piauí: um marco para a educação do nosso estado. Teresina: SEDUC, 2019.

 

 

Filme:

Cidade de Deus

Resumo: Na Cidade de Deus, a vida é difícil e perigosa, entre o crime organizado e a violência policial. O filme, narrado por Buscapé, conta as histórias trágicas de vários habitantes da comunidade, seguindo também os esforços do protagonista para realizar seu sonho: ser fotógrafo.

Seriado:

Cidade dos Homens

Resumo: Cidade dos Homens retratava a realidade de dois adolescentes em uma comunidade carente do Rio de Janeiro. Laranjinha (Darlan Cunha) e Acerola (Douglas Silva) são dois garotos de 13 anos que enfrentam, entre outros problemas, o poder do tráfico de drogas e a falta de dinheiro.

Em 2014, um relatório da ONU registrou uma queda significativa da desigualdade no Brasil na última década durante os governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, conforme dados das Nações Unidas (ONU).

 

Segundo Castro Neves, do Eurasia Group concorda: "Considero a expansão do acesso a educação como parte do legado social positivo (dos anos de governo do PT), embora certamente falte melhorar a questão da qualidade."

Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/05/160505_legado_pt_ru. Consulta: 1/11/2022.

Nessa unidade estudamos sobre as várias  conquistas no campo da democracia e da cidadania no Brasil após a redemocratização e o papel da educação e do ensino de História para o entendimento e ampliação dessas conquistas.

AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (07/12/2023 - 16/12/2023)
    
Inicia em 17/12/2023 às 0h 0 e finaliza em 07/01/2024 às 23h 59
Frequências da Turma

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Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
2 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2023200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
4 2023200**** 5,0 8,5 8,5 6.4 0 AM
5 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
6 2023200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
7 2023200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
8 2023200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
9 2023200**** 5,0 8,0 8,0 6.2 0 AM
10 2023200**** 10,0 8,5 8,5 9.4 0 AM
11 2023200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
12 2023200**** 7,0 5,0 5,0 6.2 0 AM
13 2023200**** 8,0 8,5 8,5 8.2 0 AM
14 2023200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
15 2023200**** 10,0 8,5 8,5 9.4 0 AM
16 2023200**** 6,0 8,5 8,5 7.0 0 AM
17 2023200**** 10,0 8,5 8,5 9.4 0 AM
18 2023200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
19 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
20 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
21 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
22 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
23 2023200**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 AM
24 2023200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
25 2023200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
26 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
27 2023200**** 8,0 8,5 8,5 8.2 0 AM
28 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
29 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
30 2023200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
31 2023200**** 9,0 7,0 7,0 8.2 0 AM
32 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
33 2023200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
34 2023200**** 8,0 8,5 8,5 8.2 0 AM
35 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
36 2023200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
37 2023200**** 10,0 8,5 8,5 9.4 0 AM
38 2023200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
39 2023200**** 5,0 9,0 9,0 6.6 0 AM
40 2023200**** 8,0 8,5 8,5 8.2 0 AM
41 2023200**** 6,0 8,5 8,5 7.0 0 AM
42 2023200**** 8,0 5,0 5,0 6.8 0 AM
43 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
44 2023200**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 AM
45 2023200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
46 2023200**** 6,0 8,5 8,5 7.0 0 AM
47 2023200**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 AM
48 2023200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
49 2023200**** 7,0 9,0 9,0 7.8 0 AM
50 2023200**** 5,0 10,0 10,0 7.0 0 AM
51 2023200**** 8,0 8,5 8,5 8.2 0 AM
52 2023200**** 7,0 8,5 8,5 7.6 0 AM
53 2023200**** 9,0 8,5 8,5 8.8 0 AM
54 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
55 2023200**** 9,0 5,0 5,0 7.4 0 AM
56 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
57 2023200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
58 2023200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM

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Data
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LINK PARA ACESSO A AULA SÍNCRONA 12/12/2023
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