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CH/CEAD030 - HISTÓRIA DAS RELAÇÕES FAMILIARES E DAS IDENTIDADES DE GÊNERO NO MUNDO MODERNO E NA CO - Turma: 8A (2023.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (18/10/2023 - 18/10/2023)

Disponível em: https://www.minhavida.com.br/materias/materia-20425

 

Caro(a) aluno(a),

 

Para você ter um bom aproveitamento dos conteúdos da disciplina e contribuir para seu processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar e estudar cuidadosamente todos os conteúdos disponibilizados. Está será uma disciplina incrível, na qual iremos transitar numa trilha formativa ao longo das unidades, com trocas e aprendizagens interativas. Desejo-lhes uma excelente trilha de aprendizagem!

 

Mas, para conseguir êxito total nessa disciplina você precisa dedicar diariamente, no mínimo, duas horas e meias de estudo para lê os textos, realizar as tarefas, participar dos fóruns e realizar uma boa avaliação. Sem leitura diária dos textos, no período da disciplina, seus conhecimentos poderão ficar limitados. 

 

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados. Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

 

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

 Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor (a): FÁBIO LEONARDO CASTELO BRANCO BRITO

 

CONHEÇA O PROFESSOR


Resumo currículo:

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Piauí (2010), especialização em História do Brasil pela Faculdade Latino Americana de Educação (2011), mestrado em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí (2013), doutorado em História Social pela Universidade Federal do Ceará (2016). É Professor Adjunto I do Departamento de História da Universidade Federal do Piauí e docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil da mesma instituição. É co-líder do GT "História, Cultura e Subjetividade" (DGP/CNPq), membro do GT Nacional de História Cultural (ANPUH) e da Rede de Pesquisa em História e Cultura no Mundo Contemporâneo. Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como membro do conselho editorial da Revista Espacialidades (UFRN). Integra o Núcleo de Estudo em História Social das Cidades (NEHSC) da PUC-SP. É também roteirista de produtos audiovisuais, participando, atualmente, da construção de roteiros para filmes curtas-metragens, webséries e projetos de dramaturgia para as redes sociais. Tem como principais interesses a História do Brasil Contemporâneo e a Teoria e Filosofia da História, bem como os estudos que articulam História, Cultura e Subjetividade em dimensões como arte, música, cinema, literatura, juventudes, identidades de gênero, espacialidades, práticas discursivas, produção de subjetividades e filosofia da diferença.
Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0216271040048140 


   Plano de Disciplina 2023.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (18/10/2023 - 18/10/2023)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES E TIRA DÚVIDAS
Período de Habilitação: 18/10/2023 às 08:00 a 06/11/2023 às 23:59
UNIDADE I (18/10/2023 - 18/10/2023)

Gênero, sexualidade e educação: perspectivas teóricas e metodológicas

 Identificar os conceitos fundamentais relacionados ao campo de estudos de gênero e suas conexões com a educação.

Abaixo seguem algumas sugestões de material complementar ao conteúdo da unidade I

 

“Heterogênero: uma categoria útil de análise”, de Tânia Navarro Swain.

https://www.scielo.br/j/er/a/SmFzkDRbFhLcxZQFsY5M7xL/?format=pdf&lang=pt

 

Os estudos de gênero, emergentes com os debates e as políticas relacionadas ao feminismo e ao movimento homossexual – posteriormente chamado LGBTQIAP+ - estabeleceram novas fronteiras de compreensão da sociedade, bem como novos paradigmas no campo da educação.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 24/10/2023 às 19:00 a 12/11/2023 às 23:59
UNIDADE II (18/10/2023 - 18/10/2023)

Relações familiares no Brasil e no Piauí

ü   Analisar as permanências e continuidades nas relações familiares no Brasil e no Piauí entre meados do século XIX e início do século XX.

“Casa-grande e senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal” – Gilberto Freyre

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/229314/mod_resource/content/1/Gilberto%20Freyre%20-%20Casa-Grande%20e%20Senzala.pdf

 

TEXTOS-BASE:

 

SILVEIRA, Mona Ayala Saraiva da. As relações familiares e o matrimônio no Piauí oitocentista. In: LIMA, Nilsângela Cardoso (Org.). Páginas da história do Piauí colonial e provincial. Teresina: EDUFPI, 2020. p. 163-190.

 

COSTA, Maria Lígia Fernandes; CASTELO BRANCO, Pedro Vilarinho. “O lar transformado em inferno”: o olhar dos literatos sobre os ressentimentos dentro do casamento. História Unisinos, São Leopoldo, v. 15, n. 02, p. 256-265, maio-ago. 2011.

 

As relações familiares, no contexto que abrange o Brasil e o Piauí entre o final do século XIX e início do século XX, centraram-se na importância do casamento, seja no sentido político, seja no sentido de satisfação social, bem como na participação fundamental da Igreja Católica na consolidação das relações constituídas no período.

   FÓRUM II
Período de Habilitação: 24/10/2023 às 09:00 a 12/11/2023 às 23:59
UNIDADE III (18/10/2023 - 18/10/2023)

Corpos em transe: gênero e sexualidades nas vanguardas estéticas do Brasil

Discutir as perspectivas de corpo, gênero e sexualidade no contexto das vanguardas artísticas dos anos 1960 e 1970 no Brasil.

“Esperando João” (1981) – Direção: Jomard Muniz de Britto

https://www.youtube.com/watch?v=vjwv6npMkBE

CARDOSO, Elizangela Barbosa. Juventude e políticas do corpo nos anos 1960 e 1970: entrevista com Teresinha Queiroz. Outros Tempos, São Luís, v. 17, n. 29, p. 373-388, 2020.

 

CASTELO BRANCO, Edwar de Alencar. Ele é o homem, eu sou apenas uma mulher: corpo, gênero e sexualidade entre as vanguardas tropicalistas. Anais do VII Seminário Fazendo Gênero, Florianópolis, 28, 29 e 30 ago. 2006.

 

BRITO, Fábio Leonardo Castelo Branco. O corpo em transe: descentramentos de gênero no filme Esperando João, de Jomard Muniz de Britto (João Pessoa, 1981). Outros Tempos, São Luís, v. 17, n. 29, p. 355-372, 2020.

 

As décadas de 1960 e 1970, tomadas pelo advento da pós-modernidade brasileira, foram responsáveis pelas transformações no campo das relações de gênero e dos usos do corpo, sobretudo por uma parcela da juventude vinculada às artes e às vanguardas tropicalistas.

   FÓRUM III
Período de Habilitação: 24/10/2023 às 19:00 a 12/11/2023 às 23:59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (18/10/2023 - 18/10/2023)
    
Inicia em 02/11/2023 às 0h 0 e finaliza em 12/11/2023 às 23h 59
Frequências da Turma

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Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023200**** 5,0 10,0 10,0 7.0 0 AM
2 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2023200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
4 2023200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
5 2023200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
6 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
7 2023200**** 6,0 8,5 8,5 7.0 0 AM
8 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
10 2023200**** 9,0 7,0 7,0 8.2 0 AM
11 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
12 2023200**** 6,0 8,5 8,5 7.0 0 AM
13 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
14 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
15 2023200**** 5,0 10,0 10,0 7.0 0 AM
16 2023200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
17 2023200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
18 2023200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
19 2023200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
20 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
21 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
22 2023200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
23 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
24 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
25 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
26 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
27 2023200**** 8,0 7,0 7,0 7.6 0 AM
28 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
29 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
30 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
31 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
32 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
33 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
34 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
35 2023200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
36 2023200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
37 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
38 2023200**** 5,0 10,0 10,0 7.0 0 AM
39 2023200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
40 2023200**** 8,0 8,5 8,5 8.2 0 AM
41 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
42 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
43 2023200**** 7,0 5,0 5,0 6.2 0 AM
44 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
45 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
46 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
47 2023200**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 AM
48 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
49 2023200**** 8,0 5,0 5,0 6.8 0 AM
50 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
51 2023200**** 4,0 10,0 10,0 6.4 0 AM
52 2023200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
53 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
54 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
55 2023200**** 8,0 7,0 7,0 7.6 0 AM
56 2023200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
57 2023200**** 10,0 8,5 8,5 9.4 0 AM
58 2023200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
59 2023200**** 10,0 8,5 8,5 9.4 0 AM

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LINK PARA ACESSO A AULA SÍNCRONA 21/10/2023

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