• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 22:30. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.

-

CLP/CEAD036 - Investigação científica e formação para o trabalho - Turma: 8A (2023.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA (19/09/2023 - 19/10/2023)

Entender o processo de construção científica oferece a possibilidade de construção de argumentações a partir de conclusões teoricamente fundamentadas e metodologicamente assistidas. Dessa forma, a disciplina de Investigação científica e formação para o trabalho  oferecerá a compreensão das características da investigação científica, de modo a distingui-la de outros tipos de conhecimento, além de apresentar recursos metodológicos que estimulem a argumentação e o senso crítico do alunado, posicionando-o no centro da aprendizagem.

Disponível em: https://cdn.pixabay.com/photo/2022/08/16/19/36/brain-7391037_640.jpg

 

Caro(a) aluno(a),

Sejam bem-vindas e bem-vindos à disciplina Investigação científica e formação para o trabalho, do Curso de Especialização “Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho”. Nesta disciplina, iremos dialogar sobre a aplicabilidade da Ciência no cotidiano da atividade docente e como o pensamento científico pode contribuir para o aprimoramento da formação dos/das discentes da educação básica. Assim, ao longo de 30 (trinta) horas, compreenderemos como o pensamento crítico poderá ser ordenado de maneira metodológica para a construção do conhecimento coletivo. Desejo a todos/as uma ótima imersão!

 

Para que você tenha melhor aproveitamento da disciplina e possa contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados. Será uma disciplina em que compreenderemos o percurso do pensamento científico e como este se aplica no processo de ensino-aprendizagem.

 

 

 

No percurso da disciplina, você contará com o acompanhamento da Profª Kary Emanuelle Reis Coimbra e da Tutora Rosiany de Sousa Luz.r

CONHEÇA A PROFESSORA:

 

Mini currículo: Doutora em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí (PPGPP-UFPI), na Linha de Pesquisa de Cultura, Identidade e Processos Sociais; Mestra em Administração pela da Universidade Federal de Minas Gerais (CEPEAD-UFMG), na Linha de Pesquisa de Estudos Organizacionais e Sociedade; e Bacharela em Administração pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Graduanda em Licenciatura em Filosofia (UNISINOS). Professora Adjunta no Curso de Graduação em Administração da Universidade Federal do Piauí (UFPI) - Campus Senador Helvidio Nunes de Barros (Picos). 

 

 

 

Saiba mais no Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/3442401626574662



   1. PLANO_DE_DISCIPLINA_Investigação científica (Profª Kary).pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (19/09/2023 - 19/10/2023)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES E TIRA DÚVIDAS
Período de Habilitação: 19/09/2023 às 08:00 a 20/10/2023 às 23:59
UNIDADE I (19/09/2023 - 19/10/2023)

UNIDADE I: O QUE É E O QUE NÃO É CIÊNCIA?

  • Conceitos de Ciência
  • Ciência Moderna
  • Desenvolvimento da Ciência
  • O que pretende a ciência?
  • Conhecimento científico
  • Tipos de Conhecimento
  • Impasses da Ciência

O objetivo da Unidade I é promover a discussão sobre o conceito de Ciência e seu papel na construção do  conhecimento.

MATERIAL COMPLEMENTAR :  https://www.youtube.com/watch?v=Js3XxXyD0II 

O filme Oppenheimer (2023), do cineasta  Christopher Nolan, retrata o processo científico e o contexto político-social em torno da criação da bomba atômica, liderada pelo físico J. Robert Oppenheimer, entre 1940 e 1946. As bombas produzidas ocasionaram explosões sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, durante a II Guerra Mundial.

Na Unidade I nós vimos os conceitos de Ciência, seus limites e contradições. Vimos também como se constrói conhecimento à luz do método científico.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 19/09/2023 às 08:00 a 30/09/2023 às 23:59
    
Inicia em 19/09/2023 às 0h 0 e finaliza em 30/09/2023 às 23h 59
   Primeira Aula Síncrona - 23/09/2023 (Link Externo)

Primeira Aula Síncrona da disciplina Investigação Científica e Formação para o trabalho , realizada no dia 23/09/2023.

UNIDADE II (19/09/2023 - 19/10/2023)

UNIDADE 2: ENSINO POR INVESTIGAÇÃO

  • Objetivos do Ensino por investigação
  • Aspectos do Ensino por investigação
  • Habilidades desenvolvidas
  • Sequência do Ensino por investigação
  • Construção do ensino por investigação na prática docente

O objetivo da unidade 2 é abordar o desenvolvimento do Ensino por Investigação.

MATERIAL COMPLEMENTAR :  https://www.youtube.com/watch?v=waIqeO_enF4

A peça-chave para a criação de conhecimento a partir do incentivo à investigação é o professor. Portanto, é fundamental que o docente busque as questões corretas a serem colocadas e busque extrair o máximo de informações na interação aluno-professor. 

 

Na Unidade 2 descobrimos os conceitos sobre o ensino por investigação e a importância do seu desenvolvimento no processo de construção do conhecimento a partir de uma experiência em que o professor substitui a conduta conteudista pelo papel de mediador do conhecimento.

   FÓRUM II
Período de Habilitação: 01/10/2023 às 08:00 a 12/10/2023 às 23:59
    
Inicia em 01/10/2023 às 8h 0 e finaliza em 12/10/2023 às 23h 59
   Segunda Aula Síncrona - 07/10/2023 (Link Externo)

Boa tarde, pessoal. Aos que não puderam participar da aula síncrona, disponibilizamos o link da gravação da aula.

Não deixem de assistir! Bons estudos!

UNIDADE III (19/09/2023 - 19/10/2023)

UNIDADE 3: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA

  • Aprendizagem baseada em problema (ABP)
  • Sequência de APB
  • Princípios gerais da ABP
  • Ensino por Investigação x Aprendizagem baseada em problemas

O objetivo da Unidade  III é apresentar o conceito aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas.

MATERIAL COMPLEMENTAR:  https://www.youtube.com/watch?v=qk6vS8UDT0c

Uma das principais finalidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é fortalecer o “protagonismo do estudante em sua aprendizagem e na construção de seu projeto de vida” e que a palavra protagonismo do estudante é repetida 15 vezes no BNCC do ensino médio!

Na Unidade 3 aprendemos sobre as metodologias ativas da educação e a aprendizagem baseada em problemas, suas aproximações e divergências com o ensino por investigação e o processo de aprendizagem criativa.

AVALIAÇÃO (19/09/2023 - 19/10/2023)
    
Inicia em 13/10/2023 às 0h 0 e finaliza em 14/10/2023 às 23h 59
    
Inicia em 15/10/2023 às 8h 0 e finaliza em 17/10/2023 às 23h 59
    
Inicia em 31/10/2023 às 8h 0 e finaliza em 31/10/2023 às 23h 59
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023201**** 10,0 9,0 5,8 9.0 0 AM
2 2023201**** 10,0 8,8 6,8 9.1 0 AM
3 2023202**** 10,0 8,3 7,0 9.1 0 AM
4 2023201**** 8,3 4,3 7,8 7.4 0 AM
5 2023202**** 10,0 8,8 8,5 9.5 0 AM
6 2023201**** 8,3 8,8 8,8 8.5 0 AM
7 2023202**** 0,0 0,0 4,0 0.8 0 RN
8 2023202**** 10,0 9,5 6,8 9.3 0 AM
9 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
10 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
11 2023201**** 10,0 4,5 8,3 8.6 0 AM
12 2023201**** 10,0 8,3 7,0 9.1 0 AM
13 2023202**** 0,0 8,5 4,0 2.5 0 RN
14 2023202**** 10,0 9,0 8,0 9.4 0 AM
15 2023201**** 10,0 8,3 8,3 9.3 0 AM
16 2023201**** 10,0 9,3 8,0 9.5 0 AM
17 2023201**** 10,0 8,3 6,0 8.9 0 AM
18 2023201**** 10,0 8,5 8,5 9.4 0 AM
19 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
20 2023202**** 10,0 8,8 8,3 9.4 0 AM
21 2023201**** 10,0 9,5 6,8 9.3 0 AM
22 2023201**** 10,0 8,0 7,0 9.0 0 AM
23 2023201**** 10,0 8,3 5,0 8.7 0 AM
24 2023202**** 8,3 8,8 6,0 7.9 0 AM
25 2023202**** 6,0 8,8 5,9 6.5 0 AM
26 2023201**** 10,0 4,5 4,0 7.7 0 AM
27 2023201**** 10,0 9,3 3,0 8.5 0 AM
28 2023201**** 10,0 9,5 8,5 9.6 0 AM
29 2023201**** 10,0 8,5 6,8 9.1 0 AM
30 2023201**** 10,0 9,3 6,8 9.2 0 AM
31 2023202**** 6,0 8,0 3,8 6.0 0 AM
32 2023202**** 10,0 9,5 9,3 9.8 0 AM
33 2023201**** 10,0 9,8 9,0 9.8 0 AM
34 2023201**** 10,0 4,0 4,0 7.6 0 AM
35 2023203**** 10,0 8,8 8,3 9.4 0 AM
36 2023202**** 10,0 9,0 9,5 9.7 0 AM
37 2023201**** 8,3 0,0 7,8 6.5 0 AM
38 2023201**** 10,0 8,3 7,8 9.2 0 AM
39 2023201**** 10,0 9,3 8,8 9.6 0 AM
40 2023201**** 10,0 8,3 8,5 9.4 0 AM
41 2023201**** 10,0 0,0 1,5 6.3 0 AM
42 2023202**** 10,0 8,5 8,5 9.4 0 AM
43 2023201**** 10,0 8,0 5,3 8.7 0 AM
44 2023201**** 10,0 9,0 8,0 9.4 0 AM
45 2023201**** 10,0 0,0 0,0 6.0 0 AM
46 2023202**** 10,0 8,8 9,0 9.6 0 AM
47 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
48 2023201**** 10,0 9,8 6,8 9.3 0 AM
49 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
50 2023201**** 8,3 8,8 8,8 8.5 0 AM
51 2023202**** 10,0 10,0 3,8 8.8 0 AM
52 2023202**** 10,0 9,3 8,0 9.5 0 AM
53 2023201**** 10,0 8,8 8,0 9.4 0 AM
54 2023201**** 10,0 8,5 8,0 9.3 0 AM
55 2023201**** 8,3 8,8 5,8 7.9 0 AM
56 2023202**** 10,0 9,3 7,5 9.4 0 AM
57 2023201**** 10,0 9,8 8,5 9.7 0 AM
58 2023202**** 10,0 4,5 4,0 7.7 0 AM
59 2023201**** 10,0 4,3 4,8 7.8 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Solicitação de Segunda Chamada 15/10/2023
Avaliação Eletrônica 14/10/2023
Avaliação 12/10/2023
Prazo do Fórum II e Atividade II 12/10/2023
Prazo da Atividade II e Fórum II 09/10/2023
Pontuações sobre o curso 08/10/2023
Pontuações sobre o curso 08/10/2023
Aula Síncrona - 07/10 - 9h 07/10/2023
Aula Síncrona - 07/10 - 9h 06/10/2023
ATIVIDADE I E FÓRUM I 30/09/2023
Atividade I - em grupo 29/09/2023
Prazo da Atividade I e Fórum I 29/09/2023
Atividade I - Trabalho em Equipe 28/09/2023
Atividade I e Fórum I 28/09/2023
Aula Síncrona 23/09/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb09.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 22:30