• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

LEDOC/PIC011 - TEORIAS E MODELOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM - Turma: 01 (2023.2)

Tópicos Aulas
As teorias de ensino e de aprendizagem e seus postulados (05/10/2023 - 05/10/2023)
   TEORIAS DE APRENDIZAGEM – Reaprendentia.pdf 
As teorias de ensino e de aprendizagem e seus postulados (06/10/2023 - 06/10/2023)
As teorias de ensino e de aprendizagem e seus postulados (07/10/2023 - 07/10/2023)
As teorias de ensino e de aprendizagem e seus postulados (14/10/2023 - 14/10/2023)
As teorias de ensino e de aprendizagem e seus postulados (20/10/2023 - 20/10/2023)
   As teorias de ensino e de aprendizagem e seus postulados
Período de Habilitação: 16/10/2023 às 14:00 a 30/11/2023 às 23:59
As abordagens teóricas do processo de ensino e de aprendizagem: tradicional, comportamentalista, humanista, cognitivista, sociocultural. (21/10/2023 - 21/10/2023)
As abordagens teóricas do processo de ensino e de aprendizagem: tradicional, comportamentalista, humanista, cognitivista, sociocultural. (26/10/2023 - 26/10/2023)
As abordagens teóricas do processo de ensino e de aprendizagem: tradicional, comportamentalista, humanista, cognitivista, sociocultural. (27/10/2023 - 27/10/2023)
As abordagens teóricas do processo de ensino e de aprendizagem: tradicional, comportamentalista, humanista, cognitivista, sociocultural. (03/11/2023 - 03/11/2023)
As abordagens teóricas do processo de ensino e de aprendizagem: tradicional, comportamentalista, humanista, cognitivista, sociocultural. (04/11/2023 - 04/11/2023)
Implicações das teorias e modelos de ensino de aprendizagem para o planejamento, a execução e a reflexão crítica sobre a prática docente em aulas de Física. (09/11/2023 - 09/11/2023)
Implicações das teorias e modelos de ensino de aprendizagem para o planejamento, a execução e a reflexão crítica sobre a prática docente em aulas de Física. (10/11/2023 - 10/11/2023)
Implicações das teorias e modelos de ensino de aprendizagem para o planejamento, a execução e a reflexão crítica sobre a prática docente em aulas de Física. (11/11/2023 - 11/11/2023)
Implicações das teorias e modelos de ensino de aprendizagem para o planejamento, a execução e a reflexão crítica sobre a prática docente em aulas de Física. (16/11/2023 - 16/11/2023)
Implicações das teorias e modelos de ensino de aprendizagem para o planejamento, a execução e a reflexão crítica sobre a prática docente em aulas de Física. (17/11/2023 - 17/11/2023)
Frequências da Turma
# Matrícula OUT NOV Total
07 14 20 21 26 27 03 04 09 10 11 16 17 18
1 2023202**** 0 0 3 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 4 10
2 2023202**** 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
3 2023202**** 0 4 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 7
4 2023202**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
5 2023202**** 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
6 2023202**** 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
7 2023202**** 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
8 2023202**** 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
9 2023202**** 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
10 2023202**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2023202**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 7
12 2023202**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Unid. 5 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023202**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
2 2023202**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 7 AM
3 2023202**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
4 2023202**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 3 AM
5 2023202**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 3 AM
6 2023202**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 3 AM
7 2023202**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 3 AM
8 2023202**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 3 AM
9 2023202**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 4 AM
10 2023202**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 7 AM
11 2023202**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 3 AM
12 2023202**** 9,0 0,0 0,0 0,0 0,0 1.8 10 RN

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Conceituação de ensino e de aprendizagem. Estudo das principais teorias de ensino e da aprendizagem. Análise da perspectiva de complementaridade entre as diversas abordagens teóricas do processo de ensino e de aprendizagem: tradicional, comportamentalista, humanista, cognitivista, sociocultural. Implicações das teorias e modelos de ensino de aprendizagem para o planejamento, a execução e a reflexão crítica sobre a prática docente em aulas de Física.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: As aulas serão realizadas de modo presencial e em ambiente virtual por meio da plataforma de videoconferência Google Meet. As aulas teóricas serão realizadas de duas maneiras:
 Síncronas: Exposição oral e dialogada com apresentação de slides; grupo de discussão com elaboração coletiva de mapas conceituais; apresentação de seminários.
 Assíncronas: fórum, estudo dirigido, filmes, documentários e/ou vídeos; atendimento individual e ou coletivo em reuniões virtuais; atividades de pesquisa com estudos individualizados e/ou em grupos com subsídio nos textos de apoio indicados na bibliografia e, nos sites da internet, repositórios, os quais embasarão os estudos em sala de aula virtual e darão suporte a todas as discussões sobre as temáticas da disciplina.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação da aprendizagem será realizada através:
1ª AVALIAÇÃO ? Fórum de discussão (SIGAA) ? Discussão sobre as teorias de ensino e de aprendizagem e seus postulados.
2ª AVALIAÇÃO ? Mapa conceitual - As abordagens teóricas do processo de ensino e de aprendizagem: tradicional, comportamentalista, humanista, cognitivista, sociocultural.

3ª AVALIAÇÃO ? Resumo expandido - Implicações das teorias e modelos de ensino de aprendizagem para o planejamento, a execução e a reflexão crítica sobre a prática docente em aulas de Física.
Os critérios de avaliação serão: alcance da proposta conforme os objetivos apresentados nas aulas, desempenho individual do/da discente em relação aos conteúdos discutidos nos encontros virtuais, autonomia e criatividade.
Observação: Tendo em vista a carga horária desta disciplina, para efeito de registro de notas, serão realizadas três avaliações parciais e mais o exame final, se necessário. Os aspectos qualitativos terão predomínio sobre os aspectos quantitativos, assim, o desenvolvimento das habilidades e competências dos/as discentes serão observados no decorrer dos encontros virtuais e na apresentação das atividades solicitadas a partir dos registros e observações individuais feitos pela docente em seu diário reflexivo.
Horário de atendimento: 17 às 22h
Bibliografia: CARVALHO, A. M. P.; SASSERON, L. H. Ensino e aprendizagem de Física no Ensino Médio e a formação de professores. Estudos Avançados, [S. l.], v. 32, n. 94, p. 43-55, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0004. Acesso em: 25 nov. 2022.

COLL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, A. Desenvolvimento Psicológico e educação. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2004. v.1, v. 2 e v. 3.

MIZUKAMI, M.G.N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. MOREIRA, M. A. Desafios no ensino de física. Revista Brasileira de Ensino de Física, [S. l.], v. 43, n. 1, e20200451, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF2020-0451. Acesso em: 25 nov. 2021.

NOGUEIRA, M O. G.; LEAL, D. Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico. 3. ed. Curitiba: Editora Intersaberes, 2018. 358p.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
05/10/2023
05/10/2023
As teorias de ensino e de aprendizagem e seus postulados
06/10/2023
06/10/2023
As teorias de ensino e de aprendizagem e seus postulados
07/10/2023
07/10/2023
As teorias de ensino e de aprendizagem e seus postulados
14/10/2023
14/10/2023
As teorias de ensino e de aprendizagem e seus postulados
20/10/2023
20/10/2023
As teorias de ensino e de aprendizagem e seus postulados
21/10/2023
21/10/2023
As abordagens teóricas do processo de ensino e de aprendizagem: tradicional, comportamentalista, humanista, cognitivista, sociocultural.
26/10/2023
26/10/2023
As abordagens teóricas do processo de ensino e de aprendizagem: tradicional, comportamentalista, humanista, cognitivista, sociocultural.
27/10/2023
27/10/2023
As abordagens teóricas do processo de ensino e de aprendizagem: tradicional, comportamentalista, humanista, cognitivista, sociocultural.
03/11/2023
03/11/2023
As abordagens teóricas do processo de ensino e de aprendizagem: tradicional, comportamentalista, humanista, cognitivista, sociocultural.
04/11/2023
04/11/2023
As abordagens teóricas do processo de ensino e de aprendizagem: tradicional, comportamentalista, humanista, cognitivista, sociocultural.
09/11/2023
09/11/2023
Implicações das teorias e modelos de ensino de aprendizagem para o planejamento, a execução e a reflexão crítica sobre a prática docente em aulas de Física.
10/11/2023
10/11/2023
Implicações das teorias e modelos de ensino de aprendizagem para o planejamento, a execução e a reflexão crítica sobre a prática docente em aulas de Física.
11/11/2023
11/11/2023
Implicações das teorias e modelos de ensino de aprendizagem para o planejamento, a execução e a reflexão crítica sobre a prática docente em aulas de Física.
16/11/2023
16/11/2023
Implicações das teorias e modelos de ensino de aprendizagem para o planejamento, a execução e a reflexão crítica sobre a prática docente em aulas de Física.
17/11/2023
17/11/2023
Implicações das teorias e modelos de ensino de aprendizagem para o planejamento, a execução e a reflexão crítica sobre a prática docente em aulas de Física.
Avaliações
Data Descrição
20/10/2023 1ª Avaliação
26/10/2023 2ª Avaliação
03/11/2023 3ª Avaliação
10/11/2023 4ª Avaliação
17/11/2023 5ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
link da aula 14/10/2023
Início das aulas 05/10/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb09.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 19:28