Parte 1: Conceito de Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável
Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/marketing/desenvolvimento-sustentavel
Unidade I – Parte I:
- Fórum 1 – Como a química se encaixa na sustentabilidade?
- Consequências do efeito estufa
Impactos das embalagens não-biodegradáveis para o meio ambiente
Apresentar aos alunos os princípios de Química Sustentável e avaliar aplicações nas diversas áreas da saúde humana e ambiental.
Livros didáticos
Química para um futuro sustentável. 8ª Edição. Editora Mc Graw Hill.
DIAS, R. Gestão ambiental: Responsabilidade Social e Sustentabilidade. Atlas, 3ª edição, 2017, ISBN-10: 8597010339 e ISBN-13: 978-8597010336.
CORRÊA, A. G. E ZUN, V. Química Verde: Fundamentos e Aplicações. São Carlos: EdUFScar, 2009. 172 p. ISBN: 978-85-7600-150-8.
Link para vídeo de apoio:
https://www.youtube.com/watch?v=X0Vb2Kefpxo
A Química Verde (QV) emerge na década de 1990 como uma resposta proativa da Química aos problemas do ambiente, sendo fruto do moderno ambientalismo estadunidense (décadas de 1960 a 1980), por meio de ações governamentais via Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos Estados Unidos. Esses pesquisadores consideraram que não bastava limitar e controlar a exposição e o descarte dos produtos químicos, mas era necessário desenvolver rotas sintéticas e produtos químicos inerentemente seguros, agindo, assim, preventivamente aos danos ambientais.
Unidade I – Parte 2: Química Verde
Disponível em: https://www.pensamentoverde.com.br/economia-verde/entenda-qual-importancia-da-quimica-verde-para-o-meio-ambiente/
Unidade I – Parte II
Química Verde
- Principais problemas ambientais gerados pela ação antropogênica e globalização.
- EXERCÍCIO AVALIATIVO – UNIDADE I
Os alunos deverão ter a capacidade de detectar e propor soluções para problemas relacionados a processos que utilizam ou geram substâncias danosas ao ambiente
Livros didáticos
BAIRD, C. Química Ambiental. 2ª Edição. Bookman, 2002.
SPIRO, T. G.; STIGLIANI, W. M. Química Ambiental. 2. ed. São Paulo: Pearson, 2009.
Link para vídeo de apoio:
https://www.youtube.com/watch?v=AAf0o0VZ8To
O processo de produção do setor químico se baseia no uso de recursos fósseis e não renováveis. Com isso, não existe um ciclo dos produtos, fazendo com que suas funções fiquem restritas e que não possam ser utilizados em outros processos. A nova geração de produtos químicos está sendo projetada para que possamos extrair o máximo de funcionalidade de cada produto e reduzir ou eliminar os impactos de seu desenvolvimento e uso.