Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O processo avaliativo levará em consideração aspectos qualitativos, como a assiduidade, pontualidade e participação de cada um e de todos nos debates de textos e projetos, sempre em atenção às normativas internas do Programa e da Universidade. Além disso, para efeitos de registro de notas no Sistema Acadêmico, os discentes deverão apresentar pelo menos um Capítulo da dissertação/tese. Ao final da Disciplina, todos esses itens (Introdução, Sumário e Capítulo(s)) devem ser entregues em conjunto, na data estabelecida no Cronograma. Serão observados os avanços e adequações desde o Projeto até a apresentação do(s) Capítulo(s). Será aprovado o discente que alcançar a média mínima de 7,0 (sete) e não ultrapassar o percentual de 25% de faltas. |
Bibliografia:
| BIBLIOGRAFIA BÁSICA: ARÓSTEGUI, Júlio. A Pesquisa Histórica: teoria e método. Bauru, SP: EDUSC, 2006. BARROS, José DAssunção. As hipóteses nas Ciências Humanas: aspectos metodológicos. BHABHA, Homi K. O local da cultura. 2. ed. Belo Horizonte: EDUFMG, 2019. DANTO, Arthur C. Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: Odysseus, 2006. GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2019. SCHWARCZ, Lília Moritz. Sobre o autoritarismo brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. SONTAG, Susan. Contra a Interpretação e outros ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: BENJAMIN, Walter. Magia e Estética, Arte e Política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. _____. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1999. CÂNDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006. (9ª edição revista pelo autor) CHALHOUB, Sidney. Machado de Assis, historiador. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. CHALHOUB, Sidney e PEREIRA, Leonardo Affonso de Miranda (Orgs.). A história contada: capítulos de história social da literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998. CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel; Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990. DANTO, Arthur C. O abuso da beleza. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2015. DARNTON, Robert. O Beijo de Lamourette. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. MICELI, Sérgio. Intelectuais e classe dirigente no Brasil (1920-1945). São Paulo: Difel, 1979. NASCIMENTO, Francisco de Assis de Sousa; MEDEIROS, Hermano Carvalho. História & Música Popular. Teresina: EDIUFPI, 2013. QUEIROZ, Teresinha. Os Literatos e a República: Clodoaldo Freitas, Higino Cunha e as tiranias do tempo. 3. ed. Teresina: EDUFPI, 2011. RIOUX, Jean-Pierre; SIRINELLI, Jean-Fraçois (Orgs.). Para uma história cultural. Lisboa: Porto, 2008. SEVCENKO, Nicolau. Literatura como Missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: Difel, 2009.
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