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CPPGED/CCE018 - EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA I - Turma: 01 (2023.2)
Apresentação:
- Professoras
- Alunos
- Plano de ensino
- Encaminhamento das atividades
- A essência humana;
- O ser humano como ser concreto;
- O homem burguês;
- A categoria personalidade.
- A inseparabilidade entre universalidade, individualidade e singularidade.
- O social e o cultural na obra de Vigotski;
- A lei geral do desenvolvimento cultural;
- A passagem da ordem natural para ordem social;
- A concepção de desenvolvimento humano em Vigotski.
- A diferença entre a concepção dialética em Marx e em outros autores;
- A história como a única ciência.
- Marx e Lukács e o problema da individualidade;
- O trabalho como ato fundante;
- A construção da individualidade;
- A relação entre objetividade e subjetividade;
- A base econômica como momento predominante;
- As Teleologias primárias e secundárias;
- A causalidade posta;
- A relação entre o desenvolvimento do psiquismo e o desenvolvimento da técnica;
- O desenvolvimento omnilateral;
- A relaçâo entre a divisâo do trabalho e o desenvolvimento da consciência;
- Produção material e intelectual;
- Relação entre sistma produtivo e educação escolar.
Emancipação e emancipação:
- Educação e concepção de sociedade;
- Educação e cidadania;
- Educação e formação humana;
- Educação e revolução.
Lukács e a Educação:
- Trabalho, educação e ontologia marxiana;
- Educação e emancipação;
- Ontologia, momento predominante e educação;
- Diversidade e desigualdade.
Crítica às apropriações neoliberais da teoria de Vigotski:
- O aprender a aprender e os ideias educacionais contemporâneos;
- A historicidade do ser humano e o esvaziamento da individualidade na sociedade capitalista;
- Em defesa da leitura marxiana da obra de Vigotski.
A formação humana na perspectiva histórico-crítica:
- Sobre a natureza e a especifidade da educação;
- A aprendizagem como segunda natureza;
- Automatismo e liberdade;
- Escola e conhecimento científico.
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Título
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