-

CMR0034 - METODOLOGIA DO ENSINO DE CIENCIAS E DE BIOLOGIA - Turma: 01 (2023.2)

Tópicos Aulas
Pensar e aprender ciências (30/09/2023 - 21/10/2023)
O contexto da prática docente (04/11/2023 - 18/11/2023)
Espaços do aprender e do ensinar (25/11/2023 - 16/12/2023)
Planejamento da Ação docente para o ensino de ciências e de biologia (20/01/2024 - 17/02/2024)
Frequências da Turma
# Matrícula OUT NOV DEZ JAN FEV Total
07 14 21 11 18 25 02 09 16 20 27 03 10 17
1 2018900**** 4 4 4 4 0 4 4 4 4 4 0 4 4 4 48
2 2021903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2020900**** 0 0 0 2 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
4 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 4 4 4 20
5 2021903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2021904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 8
10 2021903**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
11 2021903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2021903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2021904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2022901**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
15 2021903**** 0 0 0 4 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 12
16 2021903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2020901**** 0 0 0 2 4 0 0 0 0 4 0 0 0 0 10
18 2021905**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
19 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2021904**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4 8
21 2020906**** 0 0 0 4 4 4 0 4 4 4 4 4 4 4 40
22 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2021904**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
25 2021903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2021903**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
27 2021903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2021903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2021904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2021903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 2021902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2020901**** 0 2 0 2 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
33 2017914**** 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 56
34 2021904**** 0 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 8
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021904**** 8,0 8,5 8,0 8.2 8 AM
2 2017914**** 0,0 0,0 0,0 0.0 56 RF
3 2020901**** 4,0 3,5 3,0 3.5 8 RN
4 2021902**** 10,0 8,0 8,0 8.7 0 AM
5 2021903**** 9,0 8,0 8,5 8.5 0 AM
6 2021904**** 9,0 8,0 8,5 8.5 0 AM
7 2021903**** 9,5 9,0 9,0 9.2 0 AM
8 2021903**** 9,0 8,5 8,0 8.5 0 AM
9 2021903**** 5,0 8,5 8,0 7.2 4 AM
10 2021903**** 9,0 8,0 8,5 8.5 0 AM
11 2021904**** 8,0 8,0 8,0 8.0 4 AM
12 2022902**** 10,0 8,0 8,0 8.7 0 AM
13 2019902**** 9,0 8,0 8,0 8.3 0 AM
14 2020906**** 2,0 0,0 0,0 0.7 40 RF
15 2021904**** 8,0 8,0 8,0 8.0 8 AM
16 2020905**** 9,5 9,0 9,0 9.2 0 AM
17 2021905**** 5,0 8,5 8,0 7.2 4 AM
18 2020901**** 8,0 8,0 8,0 8.0 10 AM
19 2021903**** 9,5 9,0 9,0 9.2 0 AM
20 2021903**** 4,5 8,5 8,0 7.0 12 AM
21 2022901**** 5,0 8,5 8,0 7.2 4 AM
22 2021904**** 9,0 8,5 8,0 8.5 0 AM
23 2021903**** 9,5 9,0 9,0 9.2 0 AM
24 2021903**** 9,0 8,0 8,0 8.3 0 AM
25 2021903**** 5,0 8,5 8,0 7.2 4 AM
26 2020901**** 10,0 8,0 4,0 7.3 8 AM
27 2022901**** 10,0 8,0 8,0 8.7 0 AM
28 2021901**** 10,0 8,0 8,0 8.7 0 AM
29 2021904**** 9,0 8,0 8,5 8.5 0 AM
30 2021903**** 9,0 8,0 8,5 8.5 0 AM
31 2020902**** 9,5 0,0 0,0 3.2 20 RF
32 2020900**** 6,0 8,0 8,0 7.3 6 AM
33 2021903**** 10,0 8,0 8,0 8.7 0 AM
34 2018900**** 0,0 0,0 0,0 0.0 48 RF

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Campo de Estudo das Ciências; Fundamentação Científica; Métodos e técnicas Adequadas ao ensino de Ciências-conceito, classificação, caracterização, importância e utilização; A Biologia no contexto científico; Métodos e técnicas Adequadas ao ensino de Biologia.
Objetivos: Geral : Preparar os alunos para o planejamento e a organização das atividades docentes necessárias ao ensino de ciências propiciando-lhes a vivência e a reflexão da prática docente. Específicos : • conhecer as diferentes propostas de ensino de ciências, analisando os currículos, textos didáticos e materiais de ensino de ciências; • discutir as condições em que se realiza o ensino de ciências e as práticas pedagógicas de ciências no ensino fundamental e médio; • discutir as implicações das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade no ensino de ciências e de biologia; • conhecer as etapas do processo de ensino e aprendizagem em Ciências, para definir objetivos, conteúdos, métodos de ensino e avaliação adequados às condições da realidade escolar e dos alunos.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aula expositivo-dialogada com apoio das TICs;<br />Atividades envolvendo seminários, dinâmicas e discussão em grupo;<br />Desenvolvimento de atividades práticas;<br />Orientação em grupo, direcionada à reflexão e discussão de atividades desenvolvidas no ambiente escolar ou em espaços não formais de ensino;<br />Desenvolvimento de projetos de ensino e atividades docentes pertinentes ao conteúdo desenvolvido na disciplina<br />
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Será feita por meio de participação nas discussões e atividades de sala de aula;<br /><br />Atividades de avaliação da aprendizagem a partir do conteúdo abordado; <br /><br />Elaboração de relatórios e da elaboração e execução de projetos de ensino de ciências e de biologia.<br />
Horário de atendimento: Sexta 16-18 h
Bibliografia: BRANDIM, Maria Rejane Lima; NOGUEIRA, Johnson Fernandes (org.) Ensino de Ciências e de Biologia: reflexões e práticas [texto] . Parnaíba: Edufpi, 2018. <br />BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasilia, 2018. <br />CACHAPUZ, Antonio et al. (org). A necessária renovação do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 2005.<br />CARVALHO,A.M;GIL-PEREZ,D. Formação dos professores de Ciências. Cortez, São Paulo. 2006<br />GOLOMBEK, Diego. Aprender e ensinar Ciências: do laboratório à sala de aula e vice-versa. 2ª. Edição. Sangari do Brasil, São Paulo, 2009.<br />PÉREZ, D. G.; MONTORO, I. F.; ALÍS, J. C.; CACHAPUZ, A.; PRAIA, J. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 125-153, 28 ago. 2001<br />POZO, Juan I.; GÓMEZ CRESPO, Miguel Ángel. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: 5ª. Edição. Artmed, 2009. <br />
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
30/09/2023
21/10/2023
Pensar e aprender ciências
04/11/2023
18/11/2023
O contexto da prática docente
25/11/2023
16/12/2023
Espaços do aprender e do ensinar
20/01/2024
17/02/2024
Planejamento da Ação docente para o ensino de ciências e de biologia
Avaliações
Data Descrição
25/11/2023 1ª Avaliação
27/01/2024 2ª Avaliação
17/02/2024 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Boas vindas 29/09/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb07.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 22:19