-

DAA0317 - SOCIOLOGIA DA EDUCACAO I - Turma: 01 (2023.2)

Tópicos Aulas
Introdução: Sociologia da educação: uma "sociologia especial"? (25/09/2023 - 18/10/2023)
   Critérios para produção do projeto de intervenção. 
  Relatório de intervenção no ensino de sociologia 
Olá, Segue um conjunto de questões para guiar vocês na leitura e discussão do relatório de intervenção no ensino de sociologia. Introdução: Qual a problemática apresentada? O que justifica, segundo os docentes interventores, o posicionamento da sociedade de que politica não se discute? O que os professores observaram em suas praticas docentes sobre a percepção discente do tema politica? Por que os alunos precisam aprofundar esse tema? Que justificativa os docentes apresentam para estudar o tema? Por que é necessário a imaginação sociológica para compreender a realidade? Qual o objetivo da intervenção? Qual a finalidade da intervenção? Como e onde ocorreu a intervenção? Quais as fases da intervenção? Como se deu a avalicao da intervenção? Justificativa Por que os docentes trabalharam com o tema cidadania e participação politica? Por que eles justificam a importância de resgatar historicamente o tema? Por que a relação da democracia com cidadania e participação politica é estreita? Qual o papel da educação nesse processo? Por que a intervenção com esse tema com jovens de 16-18 anos é importante? Por que os docentes trazem as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCN) para justificar a intervenção? Qual a limitação da sociologia para trabalhar esse tema? Estado da arte Por que os docentes fizeram uma pesquisa do estado da Arte? Onde eles pesquisaram para fazer esse tipo de pesquisa, do estado da Arte? Quais questões eles se fizerem para fazer esse tipo de pesquisa, do estado da Arte? Como eles sistematizaram as informações obtidas nesse tipo de pesquisa, do estado da Arte? Qual a dificuldade que eles encontraram para fazer esse tipo de pesquisa, do estado da Arte? Quantos trabalhos de intervenção eles encontraram? Referencial teórico: Como é definido historicamente o termo cidadania? A clássica análise de Marshall (1967) mostra a transformação da cidadania moderna em três gerações de direitos, quais são eles? Quando os direitos sociais são postos em prática, segundo Marshall? Por que é um equivoco das pessoas associarem a cidadania ao voto? O que significa cidadania? O que se quer dizer quando se faz referência a expressão participação democrática? O que é indispensável para consolidar a participação popular? Problemas enfrentados Durante o desenvolvimento da intervenção, quais problemas foram identificamos para a aplicação da atividade? DESCRIÇÃO DAS AÇÕES REALIZADAS NA ESCOLA Quais recursos pedagógicas foram utilizados pelos docentes para fazer a intervenção? E o que tiraram de proveito com cada um deles? METODOLOGIA UTILIZADA Como a metodologia utilizada pelos docentes possibilitou a realização da intervenção? CONCLUSÃO A que conclusão os professores chegaram com a intervenção?
  Introdução a sociologia e educação 
Prez. Segue o arquivo correto do texto da nossa última aula. Atenciosamente,
A educação como objeto de estudo sociológico na modernidade (23/10/2023 - 27/11/2023)
  TEXTO III.pdf 
Texto de Dukheim para pensar o projeto de intervenção.
A educação, Estado e Sociedade (29/11/2023 - 27/12/2023)
  Por que estudar sociologia? 
Segue, em anexo, texto para nossa próxima aula.
O estudo sociológico da escola (01/01/2024 - 21/02/2024)
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ JAN FEV Total
25 27 02 09 11 16 18 23 25 30 01 06 08 13 20 22 27 29 04 06 11 13 18 20 15 17 24 29 31 07 19
1 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2023900**** 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 8
3 2022901**** 0 2 2 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 46
4 2023902**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 8
5 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 4
6 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 2 0 0 0 8
7 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2023900**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 6
9 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 6
11 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 6
12 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2
13 2023901**** 2 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 10
14 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 4
15 2023901**** 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 8
16 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 4
17 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
18 2021901**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 62
19 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 6
20 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 4
21 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 18
22 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 4
24 2023900**** 2 0 0 2 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 24
25 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 2 0 3
26 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2
27 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 2 2 0 8
28 2023900**** 2 2 2 0 2 0 2 0 0 2 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 38
29 2023901**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 8
30 2023900**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 6
31 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 2 2 2 0 0 0 2 0 14
32 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 4
33 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 2023900**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 2 0 10
35 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 4
36 2023902**** 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 12
37 2023902**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
38 2023901**** 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 2 0 10
39 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 4
40 2023901**** 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 8
41 2023901**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 8
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 8 RN
2 2023901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
3 2023901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
4 2023901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
5 2023902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
6 2023902**** 9,0 9,0 9,0 9.0 12 AM
7 2023900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
8 2023900**** 9,0 9,0 9,0 9.0 10 AM
9 2023900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
10 2023900**** 9,0 9,0 9,0 9.0 4 AM
11 2023902**** 9,5 9,5 9,5 9.5 14 AM
12 2023900**** 9,0 9,0 9,0 9.0 6 AM
13 2023901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
14 2023900**** 0,0 0,0 0,0 0.0 38 RF
15 2023900**** 9,0 9,0 9,0 9.0 8 AM
16 2023900**** 9,5 9,5 9,5 9.5 2 AM
17 2023901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 3 AM
18 2023900**** 0,0 0,0 0,0 0.0 24 RF
19 2023900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
20 2023900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
21 2020902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 18 RF
22 2023901**** 9,0 9,0 9,0 9.0 4 AM
23 2023902**** 9,5 9,5 9,5 9.5 6 AM
24 2021901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
25 2023901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
26 2023900**** 9,0 9,0 9,0 9.0 4 AM
27 2023901**** 9,0 9,0 9,0 9.0 8 AM
28 2023902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
29 2023901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
30 2023902**** 9,0 9,0 9,0 9.0 2 AM
31 2023901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
32 2023902**** 9,5 9,5 9,5 9.5 6 AM
33 2023900**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
34 2023900**** 9,0 9,0 9,0 9.0 6 AM
35 2023901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
36 2023901**** 9,5 9,5 9,5 9.5 8 AM
37 2023900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
38 2023902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
39 2022901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 46 RF
40 2023900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
41 2023900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Utilizaremos diferentes estratégias para efetivação dos objetivos propostos:
• Aulas expositivas;
• Sala de aula invertida;
• Trabalho em equipes de análise de textos e debate em grande grupo;
• Trabalho em equipes de projeto de intervenção.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Trabalho Integrado (em equipes/individual).
Trabalho em equipes de projeto de intervenção.
Horário de atendimento:
Bibliografia: DURKHEIM, E. A educação como processo socializador: função homogeneizadora e função diferenciadora. In: PEREIRA, L.; FORACCHI, M. Educação e sociedade. 7ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976.
FERNANDES, Heloisa Rodrigues. A missão colonizadora da escola. In: FERNANDES, Heloísa Rodrigues. Sintoma social dominante e moralização infantil: um estudo sobre a educação moral em Émile Durkheim. São Paulo; EDUSP/ Escuta, 1994. (pp.147-199, capítulo 4).
MANNHEIM, K. Funções das gerações novas no processo socializador. In: PEREIRA, L.; FORACCHI, M. Educação e sociedade. 7ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976.
DIAS, F. C. Durkheim e a sociologia da educação no Brasil. Em Aberto, Brasília, ano 9, n.46, pp.33-48. abr.jun 1990.
SILVA, J. A. M.; AMORIM, W. L. Estudo de Caso: O pensamento sociológico de Max Weber e a Educação. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v.6, n.1, p.100-110, Tri I. 2012.
WEBER, Max. Os letrados chineses. In: GERTH, H.H. e WRIGHT MILLS, C. (orgs.) Max Weber - Ensaios de sociologia. 2ª ed. Rio de Janeiro: Zahar ed., 1971.
CANDIDO, A. A estrutura da escola. In: PEREIRA, L.; FORACCHI, M. Educação e sociedade. 7ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976.
MANNHEIM, K.; STEWART, W. A. C. O subgrupo de ensino. In: PEREIRA, L.; FORACCHI, M. Educação e sociedade. 7ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976.
AZEVEDO, F. Os sistemas escolares. In: PEREIRA, L.; FORACCHI, M. Educação e sociedade. 7ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976.
WRIGHT MILLS, C. Educação e classe social. In: PEREIRA, L.; FORACCHI, M. Educação e sociedade. 7ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976.
ENGUITA, Mariano. Alienação, reificação e fetichismo; a realidade invertida. In: Trabalho, escola e ideologia - Marx e a crítica da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
CHAUÍ, M de S. Ideologia e Educação. Educação & Sociedade. 1980, nº5, pp. 24-40.
MANNHEIM, K. “Planificação democrática” e educação. In: PEREIRA, L.; FORACCHI, M. Educação e sociedade. 7ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976.
FERNANDES, F. Dilema educacional brasileiro. In: PEREIRA, L.; FORACCHI, M. Educação e sociedade. 7ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976.
KRUPPA, Sonia M. Portella. Sociologia da educação. 2. ed. rev. e atual. – São Paulo: Cortez, 2016.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
25/09/2023
18/10/2023
Introdução: Sociologia da educação: uma "sociologia especial"?
23/10/2023
27/11/2023
A educação como objeto de estudo sociológico na modernidade
29/11/2023
27/12/2023
A educação, Estado e Sociedade
01/01/2024
21/02/2024
O estudo sociológico da escola
Avaliações
Data Descrição
27/11/2023 1ª Avaliação
29/01/2024 2ª Avaliação
19/02/2024 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Avaliação do processo de produção das disciplinas 20/02/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb09.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 21:17