Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Na disciplina de Anatomo-Fisiologia Humana serão utilizados os métodos de aula expositiva, assim como métodos ativos de discussão e avaliação, onde o professor tem como objetivo direcionar o aprendizado, deixando o aluno desenvolver sua própria reflexão, criticidade e criatividade facilitando o processo de ensino-aprendizagem. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação terá caráter diagnóstico, formativo e somativo. Desse modo, o discente será avaliado individualmente e/ou em grupo e, portanto, deverá participar das atividades propostas, sendo observado os seguintes aspectos: Frequência mínima de 75% da carga horária, que será distribuída em atividades síncronas e assíncronas; Assiduidade, interesse, participação e responsabilidade na realização e entrega das atividades propostas no presente plano; Qualidade dos trabalhos produzidos e entregues. Para efeito de registro de notas serão considerados: 1ª Nota: Avaliação teórica correspondente ao conteúdo abordado na Unidade I, sendo que a avaliação teórica valerá de 0 (zero) a 10 (dez) pontos; 2ª Nota: Avaliação teórica correspondente ao conteúdo abordado na Unidade II, sendo que a avaliação teórica valerá de 0 (zero) a 10 (dez) pontos; 3ª Nota: Avaliação teórica correspondente ao conteúdo abordado na Unidade III, sendo que a avaliação teórica valerá de 0 (zero) a 10 (dez) pontos; A nota final será a média das atividades propostas acima sendo a nota de aprovação igual ou maior que 7,0. Aos alunos que tenham faltado aos seminários se oferece a oportunidade de recuperação ao final do semestre letivo, em uma aula de 2 (duas horas). Na prova de recuperação o conteúdo programático será referente a todos os seminários que o aluno faltou, podendo a prova ser escrita ou oral. Ao aluno que por motivo justo e comprovado deixar de comparecer as avaliações parciais, será concedido uma segunda oportunidade, se requerida no prazo de 3 (três) dias úteis a partir da mesma, de acordo com as normas institucionais. A data de aplicação será estipulada pelo professor(a) da disciplina. O exame final será realizado ao final do período letivo e é destinado ao aluno que tenha obtido nota inferior a 7 (sete) e igual ou superior a 4 (quatro). Mediante este exame, o aluno deverá obter média aritmética igual ou superior a 6 (seis), resultante da média aritmética entre a média aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final. As avaliações serão regidas de acordo com a resolução n° 187/2022 do CEPEX. |
Horário de atendimento:
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Bibliografia:
| Básica CORTEZ, Célia Martins; SILVA, Dilson. Fisiologia aplicada à psicologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. GUYTON, A.C. e Hall J.E. Tratado de Fisiologia Médica. Editora Elsevier. 13ª ed., 2017. MARTINI, Frederic H. et al. Anatomia & fisiologia humana: uma abordagem visual. São Paulo- Pearson Education do Brasil, 2014. MAURER, Martin H. Fisiologia Humana: Ilustrada. 2.ed. Barueri, SP: Manole, 2014. PUTZ, R.; PABST, R. Sobotta: atlas de anatomia humana. 21.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. v. 1. PUTZ, R.; PABST, R. Sobotta: atlas de anatomia humana. 21.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. v. 2. Complementar STANFIELD, C. L. Fisiologia Humana. 5ª. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013. ODYA, E.; NORRIS, M.; GAIO, C. Anatomia & fisiologia para leigos. Rio De Janeiro: Alta Books, 2020. SILVERTHORN, D. U. Fisiologia Humana: uma abordagem integrada. 7ª. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. |