-

CFI/CEAD009 - MUNDO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO - Turma: 5A (2023.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (14/10/2023 - 19/11/2023)

 

Disponível em: https://www.google.com/search?q=imagens+mundo+do+trabalho+e+educa%C3%A7%C3%A3o&oq=imagens+mundo+do+trabalho+e+educa%C3%A7%C3%A3o&aqs=chrome..69i57j33i160l3j33i22i29i30.8291j0j15&sourceid=chrome&ie=UTF-8#imgrc=ggXlvgLB87uXwM&imgdii=L7eO90Go7p4PdM

 

Caro(a) aluno(a),

 

Para você aluno(a) ter um bom aproveitamento dos conteúdos desta disciplina e fortalecer seu processo de aprendizagem e realização das atividades, é necessário acessar e estudar cuidadosamente todos os conteúdos disponibilizados. Esta será uma disciplina incrível, na qual iremos transitar numa trilha formativa ao longo das unidades, com trocas e aprendizagens interativas. Desejo-lhes uma excelente trilha de aprendizagem!

Mas, para conseguir êxito total na disciplina você precisa dedicar diariamente, no mínimo, duas a três horas de estudo para lê os textos, realizar as tarefas, participar dos fóruns e realizar uma boa avaliação. Sem leitura diária dos textos seus conhecimentos poderão ficar limitados. 

Durante o período de realização da disciplina você contará com o acompanhamento do Tutor e do, Professor: Francisco Mesquita de Oliveira e

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

Professor Associado III no Departamento de Ciências Sociais do Centro de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Piauí (UFPI), permanente no Programa de Pós-graduação em Sociologia (acadêmico) e no Programa de Pós-graduação em Gestão Pública (profissional) da UFPI. Fundador e vice-coordenador do Núcleo de Pesquisa em Estado Democrático e Sociedade Contemporânea (NEPES/PPGS/UFPI - Certificado pelo CNPq). Bolsista em dois editais da FAPEPI: convênios FAPEPI/CEPRO (2019) e FAPEI/CEPRO/SEPLAN (2021 - 2022) para pesquisa e produção de material técnico nas áreas de participação social, saúde e segurança pública no Estado do Piauí. Licenciado em História pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP (1997), Mestre em Ciência Política (2003) e Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2010). Tem experiência em sociologia, com ênfase nos temas de ações coletivas urbanas, ONG, terceiro setor e desigualdade social. Atua também em Ciência Política, nos estudos sobre relações entre Estado e sociedade civil, políticas públicas, democracia, participação política, cultura política e cidadania. CV: http://lattes.cnpq.br/7265838320213992

AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (14/10/2023 - 19/11/2023)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES E TIRA DÚVIDAS
Período de Habilitação: 14/10/2023 às 08:00 a 19/11/2023 às 23:59
UNIDADE I (14/10/2023 - 19/11/2023)

“EDUCAÇÃO, TRABALHO E CIDADANIA”

Fonte: https://outraspalavras.net/trabalhoeprecariado/por-uma-nova-cidadaniado-trabalho/

 

“EDUCAÇÃO, TRABALHO E CIDADANIA”

 

1 - Trabalho e Educação no contexto socio­econômico 

      contemporâneo (Parte I). P. 9 – 21.

2 - Trabalho e Educação no contexto socio­econômico

      contemporâneo (Parte II) P. 23 – 39.

4 - A educação escolar e a força de trabalho no âmbito das

      relações entre capital e trabalho e a situação do emprego 

      no Brasil. P. 81 – 93.

5 – Participação em fórum geral - 14 a 28/10/2023

OBS: os títulos dos tópicos de aulas descritos acima foram construídos a partir do conteúdo do livro, os números das páginas indicam os capítulos e itens de conteúdo do livro para ser lido e estudado, conforme a referência bibliográfica abaixo.

 

Bibliografia básica.

 

BRAGA, Océlio JACKSON e OLIVEIRA, Elenilce Gomes de. Educação, Trabalho e Cidadania: Licenciatura em Educação Profissional, Científica e Tecnológica Trabalho e Educação. Fortaleza – CE, UAB/IFCE, 2013.

 

https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/429766/2/Educa%C3%A7%C3%A3o%2C%
20Trabalho%20e%20Cidadania.pdf
.

  1. Conhecer os processos históricos de trabalho e escolaridade dos trabalhadores na economia capitalista;
  2. Compreender o processo de divisão social do trabalho e a evolução das relações trabalhistas;
  3. Entender a importância do trabalho humano para o desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade contemporânea.    

Abaixo seguem algumas sugestões de material complementar ao conteúdo da unidade I

  1. SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação v. 12 n. 34 jan./abr. 2007.

https://www.scielo.br/j/rbedu/a/wBnPGNkvstzMTLYkmXdrkWP/?format=pdf&lang=pt   

2. Vídeo sobre História do Trabalho no Brasil https://www.youtube.com/watch?v=KndJwK5RaDk

Acesso ao site abaixo para descobrir 8 curiosidades sobre o mundo do trabalho: quantas horas um trabalhador de 65 anos trabalhou na sua vida? Quem fez o primeiro currículo? Quanto tempo um trabalhador gasta por dia procurando arquivo no computador? e mais...

https://www.tuacarreira.com/quiz-curiosidades-sobre-o-trabalho-que-voce-nao-sabia/

Nessa unidade você pôde conhecer um pouco da realidade do mundo do trabalho, da educação para o trabalho e cidadania e sua relação com a educação escolar. Também, foi possível conhecer fatos curiosos e filme sobre o trabalho e a divisão social do trabalho no capitalismo.      

    
Inicia em 14/10/2023 às 0h 0 e finaliza em 08/11/2023 às 23h 59
   FÓRUM GERAL
Período de Habilitação: 14/10/2023 às 08:00 a 01/11/2023 às 23:59
UNIDADE II (14/10/2023 - 19/11/2023)

A DEVASTAÇÃO DO TRABALHO”

Fonte: https://create.vista.com/pt/unlimited/stock-photos/236014270/stock-photo-high-angle-view-young-multiracial-business-colleagues-working-talking-open/



A DEVASTAÇÃO DO TRABALHO”

1 - O trabalho nas atuais transformações da globalização capitalista. P.  9 - 28

2 - Os trabalhadores na regressão neoliberal. P. 31 – 50.

3 - Desafios da tutela do trabalho no contexto da pandemia: desconstitucionalização,

      despublicização e desproteção. P. 141 – 169.

4 – Participação nas tarefas. 

 

Bibliografia básica.

OLIVEIRA, Dalila Andrade e POCHMANN, Marcio (Org.). A devastação do trabalho: a classe do labor na crise da pandemia. Brasília: Positiva/CNTE, 2020.

https://gestrado.net.br/wp-content/uploads/2020/12/A-desvastac%CC%A7a%CC%83o-do-trabalho-CNTE-ISBN-978-65-87240-04-6.pdf.  

Objetivos:

a) apreender ideias sobre trabalho, educação e cidadania na atualidade;

b) desenvolver atividades de ensino-aprendizagem para enriquecer conhecimentos e ampliar a visão dos discentes sobre a temática do trablaho e da educação; e

c) construir pensamento crírico sobre a realidade social do trabalho e educação.  

 

 

 

Curiosidade sobre tecnologia e o mundo do trabalho:

 

  1.  https://www.youtube.com/watch?v=CzIla7Fyks8
  2. https://www.meupositivo.com.br/doseujeito/tecnologia/curiosidades-sobre-o-mundo-da-tecnologia/ 
  3. https://blog.mackenzie.br/mercado-carreira/mercado-de-trabalho/7-fatos-relevantes-sobre-o-atual-mercado-de-trabalho/

Nesta unidade vocês tiveram oportunidade de aprender sobre os limites do mundo do trabalho e as implicações das tecnologias para os trabalhadores. Um dos problemas do mundo do trabalho que implica na educação para o trabalho são as mudanças de âmbito internacional como o neoliberalismo e a globalização. Esses fenômenos da conjuntura internacional, somados aos avanços da tecnologia, tem impactado a empregabilidade, a rentabilidade e a organização dos trabalhadores.  

    
Inicia em 17/10/2023 às 0h 0 e finaliza em 08/11/2023 às 23h 59
UNIDADE III (14/10/2023 - 19/11/2023)

“FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA O MUNDO DO TRABALHO: MARCOS E CONCEPÇÕES”.

Fonte: https://create.vista.com/pt/unlimited/stock-photos/220948662/stock-photo-high-angle-view-young-coworkers-discussing-project-business-meeting/

“FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA O MUNDO DO TRABALHO: MARCOS E CONCEPÇÕES”.

1 - Marcos que subsidiaram a definição de políticas educacionais voltadas para a educação

      profissional e EJA: Políticas de educação profissional e tecnológica a partir dos anos de

     1990. P. 157 – 183. (itens: 3.2; 3.3 e 3.3.1).

2 - Realizar a avaliação.

3 – Segunda chamada da avaliação.

 

 Bibliografia básica.

BARACHO, Maria das Graças. Formação Profissional Para o Mundo do Trabalho: Uma Travessia em Construção? Natal: Editora IFRN, 2018. P. 157 – 183 e 210 - 257.

 https://memoria.ifrn.edu.br/bitstream/handle/1044/1678/FORMA%C3%87%C3%83O%
20PROFISSIONAL%20PARA%20O%20MUNDO%20DO%20TRABALHO%20-%20E-Book.pdf?sequence=1&isAllowed=y
.

1. Analisar processos de formação profissional no âmbito das políticas para educação e trabalho.

 2. Conhecer aspectos da formação integral relacionada ao mundo do trabalho sobre a ótica de docentes e egressos da educação profissional.

ORLANDINI, Márcia Leonora Santos Regis, PALUMA, Thiago, SOUZA, Anna Mariah Araújo de (Org.). Desafios do trabalho contemporâneo [recurso eletrônico]. Uberlândia; editora, Catharina Lopes Scodro. UFU, 2019.

http://www.edufu.ufu.br/sites/edufu.ufu.br/files/arquivos/desafios_do_trabalho_contemporaneo.pdf.

Desafio da Educação profissional: https://www.youtube.com/watch?v=ToIBo2ST5jo

A importância da educação profissional século XXI: https://www.youtube.com/watch?v=AW7tHX7LKNc

Educação tecnológica e profissional: https://www.youtube.com/watch?v=RbZ5DtsRQa4

Curiosidade: https://www.youtube.com/watch?v=OqyJv-Ns9-k

Cresce a informalidade: https://g1.globo.com/economia/noticia/2022/05/18/brasil-perde-28-milhoes-de-trabalhadores-com-carteira-em-8-anos-informalidade-e-conta-propria-crescem.ghtml

Sobre o que é desemprego: https://www.ibge.gov.br/explica/desemprego.php

Nessa última unidade você pôde conhecer os marcos da política educacional relacionada ao trabalho. Também conheceu as opiniões de egressos de cursos sobre educação e trabalho.  No item “você sabia”, acompanhou curiosidades sobre o mundo do trabalho, as tecnologias que cada vez mais avanço no mercado do trabalho, sobre o desemprego e a informalidade que também tem se ampliado muito nos últimos tempos.

AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (14/10/2023 - 19/11/2023)
    
Inicia em 07/11/2023 às 0h 0 e finaliza em 08/11/2023 às 23h 59
  
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023202**** 10,0 8,5 9,0 9.5 0 AM
2 2023202**** 5,0 0,0 0,0 3.0 0 RN
3 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2023202**** 10,0 7,5 8,5 9.2 0 AM
5 2023202**** 9,0 9,0 10,0 9.2 0 AM
6 2023202**** 9,0 7,0 8,5 8.5 0 AM
7 2023202**** 10,0 7,0 9,0 9.2 0 AM
8 2023202**** 10,0 8,5 9,0 9.5 0 AM
9 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
10 2023202**** 10,0 8,0 8,5 9.3 0 AM
11 2023202**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
12 2023202**** 9,0 8,0 10,0 9.0 0 AM
13 2023202**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
14 2023202**** 10,0 9,0 9,0 9.6 0 AM
15 2023202**** 10,0 9,0 8,5 9.5 0 AM
16 2023202**** 10,0 9,0 9,0 9.6 0 AM
17 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
18 2023202**** 10,0 8,5 9,0 9.5 0 AM
19 2023202**** 10,0 8,0 9,0 9.4 0 AM
20 2023202**** 10,0 7,0 8,5 9.1 0 AM
21 2023202**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
22 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
23 2023202**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
24 2023202**** 10,0 8,5 10,0 9.7 0 AM
25 2023202**** 10,0 7,0 9,0 9.2 0 AM
26 2023202**** 10,0 8,5 9,0 9.5 0 AM
27 2023202**** 9,0 7,0 9,0 8.6 0 AM
28 2023202**** 10,0 7,5 10,0 9.5 0 AM
29 2023202**** 10,0 10,0 0,0 8.0 0 AM
30 2023202**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 AM
31 2023202**** 10,0 0,0 0,0 6.0 0 AM
32 2023202**** 6,0 8,0 8,0 6.8 0 AM
33 2023202**** 10,0 9,0 8,0 9.4 0 AM
34 2023202**** 9,0 8,0 8,0 8.6 0 AM
35 2023202**** 10,0 8,5 10,0 9.7 0 AM
36 2023202**** 10,0 0,0 0,0 6.0 0 AM
37 2023202**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
38 2023202**** 10,0 8,5 10,0 9.7 0 AM
39 2023202**** 6,0 9,0 8,5 7.1 0 AM
40 2023202**** 10,0 8,5 10,0 9.7 0 AM
41 2023202**** 10,0 7,0 10,0 9.4 0 AM
42 2023202**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
43 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
44 2023202**** 10,0 10,0 9,5 9.9 0 AM
45 2023202**** 10,0 0,0 0,0 6.0 0 AM
46 2023202**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
47 2023202**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
48 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
49 2023202**** 9,0 9,0 10,0 9.2 0 AM
50 2023202**** 10,0 9,0 8,5 9.5 0 AM
51 2023202**** 5,0 9,0 7,5 6.3 0 AM
52 2023202**** 10,0 10,0 8,0 9.6 0 AM
53 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
54 2023202**** 10,0 10,0 8,0 9.6 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb09.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 21:14